Colisão de ônibus com caminhão na BR-393/RJ deixa feridos
PNEU: Colisão de ônibus com caminhão na BR-393/RJ deixa 20 feridos. Pneu de outro caminhão teria se soltado. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O caso ocorreu nesta terça-feira (18), altura de Paraíba do Sul, no Sul Fluminense, e ao menos 20 pessoas se feriram

Um sinistro (acidente) no km 180 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em Paraíba do Sul, no Sul Fluminense, na manhã desta terça-feira (18), envolvendo um ônibus Mercedes-Benz, da Viação Progresso, e um caminhão-baú, da Elite Cargas, deixou ao menos 20 pessoas feridas.

De acordo com o Boletim de Ocorrências (B.O.), o sinistro ocorreu por volta das 8h, próximo ao bairro Barão Angra, e provocou a interdição da pista.

Ainda conforme consta no B.O., o ônibus, prefixo 18178, fazia a linha Paraíba do Sul (RJ) – Três Rios (RJ). Há indícios de que um caminhão perdeu uma das rodas enquanto trafegava, e atingiu o caminhão-baú, da Elite Cargas, no sentido contrário.

Com isso, o motorista perdeu o controle e invadiu a contramão, colidindo na lateral do ônibus. Com o impacto, o coletivo chocou contra a defensa metálica, deixando ao menos, 20 passageiros feridos.

Equipes do Samu de diversas cidades da região, além da UPA de Três Rios (RJ), prestaram atendimento às vítimas. Doze feridos foram levados para hospitais próximos, enquanto duas pessoas foram encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Entre as vítimas, uma sofreu fratura exposta e seu estado de saúde é considerado grave.

O tráfego ficou no sistema ‘Pare-e-Siga’ por várias horas para o atendimento da ocorrência. A pista foi liberada por volta das 10h10.

Multas dos veículos

O Estradas apurou que o ônibus, da Viação Progresso, é da marca Mercedes-Benz, modelo Neobus Mega U, ano-modelo 2018-2019, e está com regularizado. Entretanto, há duas multas, em aberto, aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no dia 15/1/25, sendo uma por “Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado” e outra por  “Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança“.

Quanto aos dados do caminhão, com placas do estado de São Paulo, a reportagem apurou que o veículo está em nome da empresa Elite Cargas. O cronotacógrafo está válido, porém assim como o ônibus, o caminhão-baú, tipo sider, tem duas multas, em aberto, aplicadas pela PRF, em 21/12/24. As infrações foram por “Conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran” e outra por “Conduzir veículo de transporte de passageiro ou carga em desacordo com as condições do art 67-C CTB“.

A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Leia também:

Em 12h, acidentes com ônibus da Novo Horizonte deixam 4 mortos

Em 10 dias, ônibus da Novo Horizonte bate novamente; agora, na BR-116/MG, com 1 morte