Depois de 15 dias desfrutando de férias em cidades do Mercosul, como Punta del Este, Bariloche e Buenos Aires, um grupo de 43 turistas, a maioria adolescentes, e dois guias turísticos levou um susto ontem, na volta para Porto Alegre. Um caminhão com placas de Eldorado do Sul colidiu frontalmente contra o ônibus da Floripatur que transportava o grupo.

O acidente ocorreu por volta das 6h45min, na rodovia que liga Alegrete à Capital (BR-290). Com o choque, o ônibus foi lançado em um barranco de aproximadamente três metros. O motorista do ônibus, Anaurelino Borges Moreira, 41 anos, morreu no local. Nove pessoas ficaram levemente feridas e um adolescente de 15 anos foi encaminhado em estado grave para o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão, José Vanderlei Schmitz, 55 anos, depôs à Polícia Civil e teria dito que havia dormido pouco durante a madrugada.

O grupo saiu de Buenos Aires, na Argentina, às 17h de quarta-feira. Por volta das 5h, ingressou no Brasil, pela aduana de Paso de Los Libres, fronteira com Uruguaiana. No local, houve a troca de motoristas.

– Na hora do acidente, o motorista estava descansado. No momento da colisão, a maioria dos passageiros estava dormindo. Só ouvi o barulho e fomos arremessados para o barranco – descreve um dos guias responsáveis pela viagem, Anderson Maia.

Após o acidente, os passageiros foram encaminhados a um hotel de Alegrete e, à tarde, a empresa de turismo enviou um ônibus para o retorno do grupo à Capital.