O comerciante limeirense Jonas Fonseca, 66 anos, morreu no início da madrugada de anteontem no Hospital das Clínicas de Uberlândia/MG, por complicações de ferimentos decorridos de atropelamento de que foi vítima na tarde do último sábado.
Fonseca seguia para sua propriedade agrícola, no município de Natividade/TO, quando precisou parar no acostamento da Rodovia BR-153, entre as cidades mineiras de Prata e Frutal, para trocar um dos pneus de sua camioneta Ford F-350, que havia furado.
Quando realizava a troca, Fonseca foi atingido por outro veículo (provavelmente uma camioneta), cujo condutor fugiu sem ser identificado. Vítima de politraumatismo, o comerciante foi submetido a cirurgias, mas acabou não resistindo aos ferimentos.
Segundo familiares, o local estaria devidamente sinalizado. A Polícia Rodoviária Federal registrou o caso na delegacia da área, sem a identificação do outro condutor causador da fatalidade. O enterro ocorreu às 10h de ontem no Cemitério Municipal de Limeira.
Embora nos últimos anos se dedicasse mais à exploração da propriedade agrícola, Fonseca ficou marcado como um dos mais tradicionais comerciantes da cidade, seguindo a linha da família, que sempre teve – e mantém – atuação forte no comércio local.
Fonseca foi um dos pioneiros do Mercado Modelo (Mercadão), com sua mercearia de secos e molhados. Seu filho, o também comerciante Jonas Fonseca Júnior, dono da Padaria Limel Bagueteria lembra que ele atuou no local até a década de 70.
Também dedicado ao trabalho social, era membro da Comunidade da Igreja São Sebastião (Boa Vista), onde, por décadas, coordenava os tradicionais encontros de casais. Residia na Vila Rosália e além de Júnior, deixa os filhos Roberto e Rossane, a esposa Vani Oliveira Fonseca e netos.