ANULADA: A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta terça (20) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 750/19, que anula resolução do Contran. Foto: Divulgação/Ilustrativa

De acordo com o relator, Órgão ultrapassou competências ao criar regra, disse o relator

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 750/19, a fim de anular resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que exige a instalação de retrovisores do tipo câmera-monitor em veículos de transporte escolar.

O relator, deputado Rodrigo Coelho, recomendou a aprovação. “O Contran ultrapassou os limites do poder regulamentar”, disse. “Essa obrigação deveria ser exclusiva de fabricantes, importadores, montadores e revendedores dos veículos, mediante lei federal”, explicou o relator.

Segundo a resolução do Contran, a regra será aplicada a vans e micro-ônibus fabricados ou importados. Autor da proposta, o deputado Abou Anni disse que, apesar de buscar conferir mais segurança ao transporte escolar, a resolução extrapolou competências legais atribuídas ao conselho de trânsito.

Tramitação

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui