Concessão da BR-040/MG muda administrador; sai Via040, entra EPR Via Mineira
NOVA ADMINISTRAÇÃO: Concessão da BR-040/MG muda administrador; sai Via040, entra EPR Via Mineira. Foto: Divulgação/EPR Via Mineira

A partir desta terça (6), valor do pedágio mais que dobrou em 3 praças, indo de R$6,30 para R$12,70; nas demais tarifas estão suspensas até nova operadora assumir

A partir desta terça-feira (6), usuários da BR-040/MG encontram dois cenários no trecho que era administrado pela concessionária Via040: em três praças de pedágio, valor da tarifa mais que dobrou, indo de R$6,30 para R$12,70 (carros de passeio); e suspensão de cobrança de pedágio nas outras oito praças.

Além dessa mudança, quem percorre os cerca de 300 quilômetros da BR-040/MG encontra novas equipes de atendimento para auxílio, em situações de emergência. Desde à 0h desta terça-feira (6), a concessionária Via040 deixou a administração da rodovia, por conta do processo de relicitação, que foi ocupada pela concessionária EPR Via Mineira, vencedora do leilão.

Via040 esclarece

De acordo com a Concessionária BR-040 S. A. (Via 040), conforme previsto no processo de relicitação e ofício SEI Nº 20724/2024/SUROD/DIR-ANTT, as atividades de manutenção, conserva da rodovia, serviços de socorro mecânico e atendimento médico desta concessionária foram encerrados nessa segunda-feira (5 de agosto de 2024.

Com isso, o atual trecho concedido entre os km 0, em Brasília (DF), e 771+100, em Juiz de Fora (MG), será transferido da seguinte maneira:

Belo Horizonte (MG) a Juiz de Fora (MG) do km 544 ao 771+100

  • Novo concessionário

Anel Rodoviário de Belo Horizonte.do km 533 ao 544

  • DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Belo Horizonte (MG) a Brasília (DF), do km 0, no DF, ao 533, em MG

  • DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Durante o período de mais de dez anos de concessão, foram realizados:

  • 405 mil socorros mecânicos
  • 37 mil atendimentos médicos
  • 43 partos de bebês
  • 1,2 milhão de atendimento de contatos de usuários

Os equipamentos disponíveis aos usuários para estes serviços foram 35 guinchos, entre leves e pesados, 28 ambulâncias, seis caminhões pipa para apoio a combate a incêndios e seis caminhões boiadeiros para apreensão de animais de grande porte, alocados em 21 bases operacionais do SAU.

A concessão

O Sistema Rodoviário da BR-040/MG, trecho com início em Belo Horizonte (MG), no entroncamento com a BR-356/MG (A) (sentido Belo Horizonte) até Juiz de Fora (MG), no entroncamento com a Antiga União e Indústria (Bairro Triunfo), totaliza 232,100 quilômetros e valerá por um período de 30 anos.

O projeto foi estruturado pela ANTT e pela Infra S.A., com consultoria do International Finance Corporation (IFC), instituição vinculada ao Banco Mundial. O projeto prevê investimentos de CAPEX no montante de R$ 5,04 bilhões e OPEX de R$ 3,65 bilhões (totalizando cerca de R$ 8,7 bilhões), abrangendo 163,948 quilômetros de duplicações, 42,153 quilômetros de faixas adicionais, 15,374 quilômetros de vias marginais, 14,230 quilômetros de ciclovias, 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais.

Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente):

  • Alfredo Vasconcelos
  • Belo Horizonte
  • Barbacena
  • Conselheiro Lafaiete
  • Congonhas
  • Carandaí
  • Cristiano Otoni
  • Ewbank da Câmara
  • Itabirito
  • Juiz de Fora
  • Nova Lima
  • Ouro Preto
  • Oliveira Fortes
  • Ressaquinha
  • Santos Dumont

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