FÔLEGO A MAIS: A ANTT prorrogou por mais 18 meses a concessão da BR-040, trecho Brasília-Juiz de Fora, sob responsabilidade da Via040. A empresa vai manter o atendimento aos usuários durante o período de relicitação da rodovia. Foto: Diulgação/Via 040

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), concessionária responsável pela BR-040, trecho Brasília-Juiz de Fora, manterá o atendimento aos usuários durante o período de relicitação da rodovia

Foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na Reunião de Diretoria dessa quinta-feira (3), a prorrogação, por mais 18 meses, do prazo de vigência do 1º Termo Aditivo, firmado entre a Agência e a concessionária Via040, com o objetivo de estabelecer as condições de prestação dos serviços essenciais e as responsabilidades durante o período de transição e na transferência da concessão decorrente do processo de relicitação da rodovia.

De acordo com a ANTT, a Via040 está em processo de devolução amigável do contrato de concessão, conforme termo aditivo.

Ainda de acordo com a Agência, por este termo aditivo, a concessionária tem a obrigação de manter condições de prestação dos serviços de manutenção, conservação, operação e monitoração. Os investimentos ficam para serem executados no próximo contrato de concessão a ser celebrado posteriormente.

Via040 desistiu da concessão em agosto de 2019

Não é de hoje que a concessionária Via040 deixou de lado um dos compromissos assumidos quando de sua concessão em 2014: “atender ao Contrato de Concessão, legislação e outros requisitos aplicáveis”.

Em 22 de abril de 2014, a empresa assumiu a concessão da rodovia BR-040, no trecho entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), e deveria seguir com o compromisso até 22 de abril de 2044, com base no contrato assinado entre o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Grupo Invepar – Investimentos e Participações em Infraestrutura S. A., controlador da Via040.

Mas, com o passar do tempo, tudo mudou, e o Grupo Invepar se viu diante de outra realidade em agosto de 2019. Por motivos financeiros, a empresa protocolou o pedido de entrega da concessão junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

8 COMENTÁRIOS

  1. É uma brincadeira a situação da 040! O Ministro Tarcísio, instado várias vezes sobre o assunto, sempre afirmou que um novo a “inédito” contrato estava em gestão para o novo leilão de privatização dessa rodovia. Pelo o que aponta a matéria, vê-se claramente que o Governo Federal não tem boa vontade com Minas Gerais, e o Ministro Tarcísio se presta a dar informações que não condizem com a realidade. Nós que usamos essa via, sabemos que boa parte dela ainda tem o traçado da época do império, o que não é mais teravel.nos dias atuais. Mater essa empresa à frente dessa concessão é um ESCÁRNIO com os usuários, um desrespeito ao consumidor que paga e não recebe pelo o que está pagando. A rodovia tem piso irregular em toda a sua extensão, curvas desnecessárias e manutenção.precaria. Aliás, a 040 está necessitando de uma benzedeira com boas relações com os santos, pois a CONCER, que administra o trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, da mesma forma teve seu contrato prorrogado e cobra o.pedagio mais caro das Américas, é outro abacaxi que ninguém consegue descascar. O trecho está abandonado, mas o pedágio escorchante continua sendo cobrado! Finalizando, esperamos que o Ministro Tarcísio honre as promessas que fez quanto às soluções “inéditas e modernas” para a 040, hoje, sem sombra de dúvidas, a BR pedagiada em piores condições de trafegabilidade do Brasil!

  2. Acho um absurdo prorrogar este contrato, enquanto isso nós caminhoneiros usuários desta rodovia continuamos sofrendo com o péssimo serviço prestado por essa operadora.

  3. Via 040 É LIXO. A MELHOR CONCESSIONARIA é a antares que opera a 381

  4. A ANTARES É A MELHOR CONCESSIONARIA
    ATUA NA 381.SERVICO DE PRIMEIRO MUNDO.
    ESTA VIA 040 É.UM LIXO
    NAO INVESTE EM NADA NA RODOVIA.

  5. E absurdo, aumentaram o pedágio, a BR está sucateada entre sete lagoas e belo horizonte ( e o trecho que ando)
    Cobram o pedágio não tem carros fazendo a ronda, mais todas as cancelas de pedágio funcionam!!!!

  6. E muito bom para a via 040 ter seu contrato alongado ( prorrogado) não respeitou o contrato de duplicação, não faz a devida manutenção da via, e continua cobrando o pedágio religiosamente e reajustou suas tarifas. Tarifas reajustadas em plena pandemia onde o povo está em uma das mais grave recessão.

  7. A INVEPAR não passa de uma estelionataria a serviço do crime no mercado financeiro, uma banca rota que precisa ser investigada porque por traz desse grupo ha uma quadrilha de autoridades do judiciario e de bancos e fundos de pensão de estatais. Todos os negocios da INVEPAR se deram mediante estelionato e as provas são contundentes. Não adianta muito falar num simples espaço de comentarios de uma revista por mais especializada que seja. Ha envolvimentos maiores nesses crimes da INVEPAR e eu tenho alguns documentos que poderiam deflagrar uma investigação mais responsavel. O grupo INVEPAR trabalha para uma ORCRIM cometendo CRIMES DE ESTADO.

Comentários encerrados