
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), concessionária responsável pela BR-040, trecho Brasília-Juiz de Fora, manterá o atendimento aos usuários durante o período de relicitação da rodovia
Foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na Reunião de Diretoria dessa quinta-feira (3), a prorrogação, por mais 18 meses, do prazo de vigência do 1º Termo Aditivo, firmado entre a Agência e a concessionária Via040, com o objetivo de estabelecer as condições de prestação dos serviços essenciais e as responsabilidades durante o período de transição e na transferência da concessão decorrente do processo de relicitação da rodovia.
De acordo com a ANTT, a Via040 está em processo de devolução amigável do contrato de concessão, conforme termo aditivo.
Ainda de acordo com a Agência, por este termo aditivo, a concessionária tem a obrigação de manter condições de prestação dos serviços de manutenção, conservação, operação e monitoração. Os investimentos ficam para serem executados no próximo contrato de concessão a ser celebrado posteriormente.
Via040 desistiu da concessão em agosto de 2019
Não é de hoje que a concessionária Via040 deixou de lado um dos compromissos assumidos quando de sua concessão em 2014: “atender ao Contrato de Concessão, legislação e outros requisitos aplicáveis”.
Em 22 de abril de 2014, a empresa assumiu a concessão da rodovia BR-040, no trecho entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), e deveria seguir com o compromisso até 22 de abril de 2044, com base no contrato assinado entre o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Grupo Invepar – Investimentos e Participações em Infraestrutura S. A., controlador da Via040.
Mas, com o passar do tempo, tudo mudou, e o Grupo Invepar se viu diante de outra realidade em agosto de 2019. Por motivos financeiros, a empresa protocolou o pedido de entrega da concessão junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
É uma brincadeira a situação da 040! O Ministro Tarcísio, instado várias vezes sobre o assunto, sempre afirmou que um novo a “inédito” contrato estava em gestão para o novo leilão de privatização dessa rodovia. Pelo o que aponta a matéria, vê-se claramente que o Governo Federal não tem boa vontade com Minas Gerais, e o Ministro Tarcísio se presta a dar informações que não condizem com a realidade. Nós que usamos essa via, sabemos que boa parte dela ainda tem o traçado da época do império, o que não é mais teravel.nos dias atuais. Mater essa empresa à frente dessa concessão é um ESCÁRNIO com os usuários, um desrespeito ao consumidor que paga e não recebe pelo o que está pagando. A rodovia tem piso irregular em toda a sua extensão, curvas desnecessárias e manutenção.precaria. Aliás, a 040 está necessitando de uma benzedeira com boas relações com os santos, pois a CONCER, que administra o trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, da mesma forma teve seu contrato prorrogado e cobra o.pedagio mais caro das Américas, é outro abacaxi que ninguém consegue descascar. O trecho está abandonado, mas o pedágio escorchante continua sendo cobrado! Finalizando, esperamos que o Ministro Tarcísio honre as promessas que fez quanto às soluções “inéditas e modernas” para a 040, hoje, sem sombra de dúvidas, a BR pedagiada em piores condições de trafegabilidade do Brasil!
Acho um absurdo prorrogar este contrato, enquanto isso nós caminhoneiros usuários desta rodovia continuamos sofrendo com o péssimo serviço prestado por essa operadora.
Via 040 É LIXO. A MELHOR CONCESSIONARIA é a antares que opera a 381
A ANTARES É A MELHOR CONCESSIONARIA
ATUA NA 381.SERVICO DE PRIMEIRO MUNDO.
ESTA VIA 040 É.UM LIXO
NAO INVESTE EM NADA NA RODOVIA.
E absurdo, aumentaram o pedágio, a BR está sucateada entre sete lagoas e belo horizonte ( e o trecho que ando)
Cobram o pedágio não tem carros fazendo a ronda, mais todas as cancelas de pedágio funcionam!!!!
E muito bom para a via 040 ter seu contrato alongado ( prorrogado) não respeitou o contrato de duplicação, não faz a devida manutenção da via, e continua cobrando o pedágio religiosamente e reajustou suas tarifas. Tarifas reajustadas em plena pandemia onde o povo está em uma das mais grave recessão.
Essa via 040 não deveria cobrar pedágio nenhum péssimo serviço de reboque um motorista tem que trabalhar em dois ou mais veículos péssimo serviço
A INVEPAR não passa de uma estelionataria a serviço do crime no mercado financeiro, uma banca rota que precisa ser investigada porque por traz desse grupo ha uma quadrilha de autoridades do judiciario e de bancos e fundos de pensão de estatais. Todos os negocios da INVEPAR se deram mediante estelionato e as provas são contundentes. Não adianta muito falar num simples espaço de comentarios de uma revista por mais especializada que seja. Ha envolvimentos maiores nesses crimes da INVEPAR e eu tenho alguns documentos que poderiam deflagrar uma investigação mais responsavel. O grupo INVEPAR trabalha para uma ORCRIM cometendo CRIMES DE ESTADO.