Concessão de rodovias do Vetor Norte, em Minas, terá 13 pórticos de pedágio free flow
VETOR NORTE: Concessão de rodovias do Vetor Norte, em Minas, terá 13 pórticos de pedágio free flow. Foto: Divulgação/DER-MG

Edital de concessão foi publicado, nesse sábado (15), no Diário Oficial do Estado (DOE-MG)

Foi publicado, nesse sábado (15), o edital de concessão do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que inclui a implantação de 13 pontos de cobrança de pedágio, no sistema free flow, nas rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, em uma extensão de 124 quilômetros.

Além disso, a concessão também prevê a implantação de serviços aos usuários, com recursos de guincho, socorro mecânico e atendimento de primeiros socorros.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, as melhorias vão impactar na produtividade, na economia da região e, principalmente, na qualidade de vida de quem usa essas rodovias diariamente.

O projeto da concessão é mais um esforço do Governo do Estado para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana. Vivemos no terceiro maior aglomerado urbano do país e lidamos diariamente com perda de tempo no trânsito, afetando a produtividade no trabalho e tempo de qualidade com as famílias. Com a concessão estimamos, por exemplo, uma redução de 30 minutos do tempo gasto no deslocamento BH-Sete Lagoas, pela MG-424, e igualmente no trecho entre a capital e a Serra do Cipó, pela MG-010”, Bruno.

Ao longo do período de contrato de concessão, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões para garantir que essas rodovias tenham infraestrutura  segura e no mais alto padrão de qualidade.

Principais melhorias

Entre as principais melhorias, estão as obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, em Lagoa Santa (MG), Prudente de Morais (MG) e Matozinhos (MG).

As alças viárias são componentes importantes para tirar o tráfego pesado de dentro das cidades e melhorar o tráfego de veículos, com foco em segurança e fluidez para o deslocamento dos usuários.

Ainda serão executados 44 quilômetros de novas pistas, entre duplicações, terceiras faixas e vias marginais, além de inclusão de acostamento em todo o trecho, transformando o corredor em uma moderna via expressa, que vai elevar o patamar de desenvolvimento de toda a região.

A iniciativa prevê, também, a construção de 31 novos viadutos e pontes, 23 novas passarelas nas travessias urbanas com foco nos pedestres, 26 pontos de ônibus, aumentando a segurança para motoristas e usuários do transporte público.

O projeto é uma solução definitiva para a região, pois assegura em um único pacote a realização de obras de ampliação de capacidade há muito tempo esperadas pelos moradores e investimentos constantes em recapeamento e manutenção dos trechos. As exigências contratuais não admitem buracos e trincas no asfalto e determinam padrões de qualidade, garantindo pistas em boas condições do pavimento todos os dias pelos próximos 30 anos.

Com investimentos em infraestrutura, o projeto deve gerar mais de 24 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo também os setores de serviços e comércio.

13 pedágios

De acordo com o secretário Bruno, a cobrança de pedágio será feita somente após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato. A nova concessionária deverá implantar o sistema de pedágio passagem livre (free flow) nos trechos concedidos, e que, atualmente, não cobram tarifas. Essa tecnologia consiste em pórticos que identificam as placas dos veículos e calculam os valores cobrados do condutor conforme a distância percorrida.

O sistema foi implantado na MG-459, concedida à iniciativa privada, entre as cidades de Monte Sião e Ouro Fino, no Sul de Minas. A experiência foi avaliada positivamente pelo governo estadual. “Isso traz mais fluidez e permite uma maior justiça tarifária, porque o usuário vai pagar proporcionalmente ao trecho que percorrer nessas rodovias“, esclarece Bruno.

Conforme o edital de concessão, as tarifas de pedágio devem custar até R$5,04. Para quem sai da capital com destino ao Aeroporto de Confins seriam gastos quase R$20 de ida e volta. De BH para a Serra do Cipó, o valor seria de R$30,88, já para Sete Lagoas o custo ficaria em R$31,76.

Demais benefícios

Ainda de acordo com o edital, os usuários também contarão com serviços de assistência 24 horas por dia. Em casos de emergência médica, o atendimento chegará ao local em até 30 minutos. Já para problemas mecânicos, como pane elétrica ou pneu furado, o socorro será prestado em no máximo uma hora.

Além disso, os usuários terão os serviços do Centro de Controle Operacional (CCO) e duas bases de serviços operacionais para coordenar todos estes serviços, garantindo apoio e segurança aos usuários das rodovias.

As informações completas sobre a concessão do Vetor Norte podem ser consultadas no site infraestrutura.mg.gov.br.