MAIS RIGOR: Projeot piloto da EGR vai utilizar tecnologia de leitura de placas para garantir a precisão na cobrança de pedágio nas estradas estaduais. Foto: Divulgação/EGR

De acordo com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), principal objetivo é evitar perda de receita destinada aos investimentos nas rodovias sob sua concessão

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, começou nesta semana um projeto-piloto que utilizará a tecnologia de leitura de placas para garantir a precisão na cobrança de pedágio nas estradas estaduais.

De acordo com a EGR, o objetivo é identificar os motoristas que usam de forma indevida a isenção das tarifas; e aplicá-la a todos os que se encaixam nos critérios estabelecidos pela empresa.

Ainda de acordo com a EGR, num primeiro momento, os técnicos da EGR farão uma ‘varredura’ na lista de veículos isentos para retirar àqueles que não correspondem ao perfil exigido.

Segundo a empresa, após esse trabalho, será feito um recadastramento com a finalidade de atualizar os dados. A previsão é de que essa etapa seja concluída até o fim deste semestre.

Leitores óticos

A nova lista servirá de parâmetro para a atuação de leitores óticos de placas nas 14 praças administradas pela EGR. Com os dispositivos – conhecidos como OCRs (sigla de Optical Character Recognition, em inglês) -, a liberação da cancela será automática, assim que o veículo isento for identificado na chegada à cabine.

Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), é uma solução moderna para garantir a cobrança justa e a correta aplicação dos recursos públicos para a melhoria de nossas estradas.

Ainda segundo a Selt, com isso, a manutenção e a recuperação da malha viária não são prejudicadas com a falta de recursos, fundamentais para a segurança viária.

Pedágio de Viamão

O pedágio da ERS-040, em Viamão, será o primeiro a contar com os dispositivos leitores de placas. A estimativa é que os equipamentos comecem a funcionar durante o segundo semestre. A EGR pretende estender a tecnologia às demais praças de pedágio sob sua responsabilidade.