PRÊMIO: A Eco101 - responsável pelo trecho capixaba da BR-101, entre o trevo de acesso a Mucuri, no Sul da Bahia, e divisa com o RJ - foi reconhecida pela ANTT, pelo segundo ano consecutivo, como umas das melhores concessões federais em práticas ambientais do país. Fotos: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a Eco101 é reconhecida em avaliação da ANTT

A concessionária Eco101 – responsável pelo trecho capixaba da BR-101, entre o trevo de acesso a Mucuri, no Sul da Bahia, e divisa com o Rio de Janeiro – foi reconhecida pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), pelo segundo ano consecutivo, como umas das melhores concessões federais em práticas ambientais do país.

De acordo com a avaliação da Agência, a Eco101 teve bom desempenho na esfera ambiental em 15 áreas, que englobam questões como política ambiental institucional, práticas voltadas a biodiversidade e tecnologias, bem como questões socioambientais inovadoras.

Segundo a Eco101, a avaliação é feita pelo órgão regulador, no caso a ANTT, que segue diretrizes específicas, responsáveis pelo Índice de Desempenho Ambiental (IDA). Essa premiação está em seu 2º ano de apuração e a Eco101 ficou entre as três melhores nas duas edições. O objetivo é avaliar e estimular boas práticas socioambientais das concessionárias das rodovias federais. A participação das concessionárias é voluntária.

De acordo com a ANTT, o resultado reflete a análise de 15 parâmetros, que possam refletir a qualidade ambiental da rodovia, dentre esses: a Política Ambiental Institucional; as Certificações Ambientais; a Preservação da Biodiversidade; as ações sociais e educacionais; as comunidades afetadas; questões de mobilidade e acessibilidade; gerenciamento e redução de ruídos e emissões atmosféricas; o uso da água; gerenciamento e redução de efluentes, dentre outros.

O que é o IDA?

O IDA, é uma iniciativa da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), que tem como objetivo acompanhar e fomentar as concessionárias a executar ações sustentáveis que visam ao desenvolvimento de empreendimentos atrelados à proteção do meio ambiente. Além disso, auxilia a ANTT e os demais órgãos públicos na tomada de decisões para formulação de políticas e implantação de programas ambientais.

Com informações da assessoria de imprensa da Eco101