Concessionária do Lote PiPa completa 5 anos à frente de 1.273 km no interior paulista
ANIVERSÁRIO: Concessionária do Lote PiPa completa 5 anos à frente de 1.273 km no interior paulista. Foto: Divulgação/Eixo SP

Desde maio de 2020, empresa administra a maior malha rodoviária concedida da América Latina

Parece que foi ontem, mas já se passaram cinco anos. Em 4 de junho de 2020, a concessionária Eixo SP assumia o Lote PiPa, responsável pelo trecho de 1.273 quilômetros de rodovias, entre Piracicaba (SP) e Panorama (SP), na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, a promessa da concessionária era a de oferecer desconto de 23% nas tarifas de pedágio, além investir em 600 quilômetros de duplicações, novas pistas, faixas adicionais, vias marginais, acostamentos, ciclovias, passarelas e rotatórias.

Com base no contrato celebrado com o governo paulista, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), a concessionária completa os primeiros cinco anos de operação, marcando um período de transformações e investimentos ao longo do trecho concedido.

Desde o início das operações, já foram destinados R$2,7 bilhões para obras estruturantes, restauração de pavimento, modernização tecnológica, ações socioambientais e outras melhorias, consolidando-se como protagonista no desenvolvimento da infraestrutura rodoviária do interior paulista.

Malha concedida

Com 1.273 quilômetros de extensão, a concessionária é responsável pela maior malha concedida do Brasil. O trecho abrange 12 rodovias que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com Mato Grosso do Sul.

Melhorias concluídas:

  • 31 km de rodovias duplicadas
  • 88 km de acostamentos implantados
  • 12 km de terceira faixa na SP-310
  • 2.900 km de faixas restauradas com novo pavimento
  • 145 obras de arte especiais restauradas, incluindo pontes, viadutos e passarelas
  • 2.522 pontos de iluminação fotovoltaica instalados, promovendo mais segurança com uso de energia limpa
  • 20 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs)
  • 9 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) voltados exclusivamente a caminhoneiros
  • 11 pontos de parada para cargas especiais
  • 3 Postos Gerais de Fiscalização
Concessionária do Lote PiPa completa 5 anos à frente de 1.273 km no interior paulista
MELHORIAS: Trecho da sp-225 recebeu melhorias em Obras de Arte Especiais. Foto: Divulgação/Eixo SP

Obras estruturantes

De acordo com a concessionária, o setor de obras recebeu atenção especial, com destaque para a duplicação da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), entre Marília (SP) e Oriente (SP), que consumiu R$220 milhões e foi concluída em agosto de 2022.

Além da duplicação dos 19 quilômetros que separam os dois municípios, foram construídos 10 quilômetros de vias marginais e 7 quilômetros de ciclovias. Teve também a instalação de duas novas passarelas de pedestres.

Outra obra de grande relevância são os noves Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros que foram entregues, nesta quarta-feira (4), como parte das comemorações pelos cinco anos de concessão.

Os espaços, distribuídos estrategicamente ao longo do trecho, foram concebidos para proporcionar estrutura, conforto e segurança aos profissionais do transporte de cargas que circulam diariamente pelas rodovias sob gestão da empresa.

Os PPDs contam com banheiros, chuveiros, área de alimentação, estacionamento para os caminhões, espaços para descanso e convivência, além de oferecerem monitoramento 24 horas.

A iniciativa atende a uma demanda antiga dos caminhoneiros, muitas vezes obrigados a parar em locais improvisados e inseguros. Serão dois pontos em Itirapina (SP) e os demais em Santa Maria da Serra (SP), Brotas (SP), Itapuí (SP), Gália (SP), Iacri (SP), Flórida (SP) Paulista (SP) e Martinópolis (SP).

Projetos em andamento:

  • Construção da terceira faixa na Rodovia Washington Luís (SP-310), entre Cordeirópolis e Corumbataí, obra avaliada em R$260 milhões;
  • Duplicação da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre São Pedro e Santa Maria da Serra, com investimento previsto de R$364 milhões;
  • Duplicação da Rodovia Manílio Gobbi (SP-284), entre Assis e Paraguaçu Paulista, e Rodovia Prefeito Homero Severo Lins, no trecho entre Rancharia e Martinópolis, com custo de R$476 milhões;
  • Construção de dois novos viadutos na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), no trecho urbano de Piracicaba, com investimento previsto de R$30 milhões.
Concessionária do Lote PiPa completa 5 anos à frente de 1.273 km no interior paulista
TERCEIRA FAIXA: Concessionária vai investir R$ 260 milhões na construção de 3ª faixa na SP-310 (foto), entre Cordeirópolis e Corumbataí. Foto: Divulgação/Eixo SP

Sustentabilidade

Comprometida também com práticas sustentáveis, a concessionária instalou 35 usinas solares ao longo da malha viária, destinadas ao consumo da própria concessionária. A empresa também adotou caminhões e guinchos elétricos para serviços operacionais, reforçando seu compromisso com a redução das emissões de carbono.

A iluminação viária também passou por modernização com a instalação de luminárias inteligentes abastecidas com energia solar, posicionadas em pontos estratégicos para melhorar a visibilidade e a segurança dos condutores. No campo ambiental, a Eixo SP passou a empregar materiais reciclados, como pneus inservíveis, plásticos e material fresado, na produção de novo pavimento, promovendo a economia circular e diminuindo o impacto ambiental das obras.

Completar cinco anos de operação é um marco que enche de orgulho toda a equipe da Eixo SP. Ao longo deste período, enfrentamos desafios e celebramos inúmeros avanços que transformaram a realidade das rodovias sob nossa gestão. Investimos pesadamente em infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e práticas sustentáveis, sempre com o foco na segurança, conforto e bem-estar dos nossos usuários“, diz Sergio Santillan, diretor-presidente da Eixo SP.

Concessionária do Lote PiPa completa 5 anos à frente de 1.273 km no interior paulista
SP-294: Duplicação da Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), entre Marília (SP) e Oriente (SP), consumiu R$220 milhões e foi concluída em agosto de 2022.  foto: Divulgação/Eixo SP

Segundo Santillan, o volume de recursos investidos até o momento é uma demonstração clara do compromisso da concessionária em oferecer um serviço de excelência, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das regiões atendidas. “E olhamos para o futuro com a mesma preocupação, cientes da nossa responsabilidade em construir uma malha rodoviária cada vez mais eficiente e segura para todos.”

De acordo com a concessionária, nos próximos anos, há metas pautadas em entregas de obras, inovações em mobilidade, aprimoramento dos serviços aos usuários e investimentos contínuos em melhorias. Mais informações no site da concessionária.