VAI COMEÇAR: Concessionária Eixo SP assume nesta quinta-feira (4) a operação do Lote Pipa, entre Piracicaba e Panorama, com a promessa de oferecer tarifas de pedágio 23% mais baratas. Foto: Divulgação

Nova concessionária assume com a promessa de desconto de 23% nas tarifas de pedágio. Maior concessão rodoviária da história do país investirá R$ 14 bilhões em infraestrutura

Os usuários que trafegam pela região Oeste do Estado de São Paulo passam a contar, a partir desta quinta-feira (4), com os serviços da nova concessionária de rodovias, a Eixo SP, que assume a administração do Lote PiPa, entre Piracicaba e Panorama, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. E a maior novidade será o desconto de 23% nas tarifas de pedágio.

De acordo com o contrato assinado com o governo paulista, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a administração inclui 1.273 quilômetros de rodovias por 30 anos e investimentos de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, modernização de serviços ao usuário, além da redução na tarifa de pedágio.

Trecho sob operação

Conforme prevê o contrato, a Eixo SP irá operar a malha viária formada por 12 rodovias que passam por municípios desde Rio Claro, na região central, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul.

Entre elas, estão o trecho de 218 quilômetros envolvendo as rodovias Washington Luís (SP-310) e a Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225), entre São Carlos e Rio Claro, e de Itirapina a Bauru, que estavam sob gestão de outro grupo de concessionárias.

Ainda de acordo com o contrato, o segundo trecho refere-se aos 900 quilômetros, que estava sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), entre os municípios das regiões de Bauru, Marília e Presidente Prudente, que são as rodovias:

  • Homero Severo Lins (SP-284)
  • Prefeito José Gigliardi (SP-284)
  • Lourenço Lozano (SP-293
  • Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294)
  • Deputado Victor Maeda (SP-331)
  • Assis Chateaubriand (SP-425)
  • Osni Mateus (SP-261)
  • Geraldo de Barros (SP-304)
  • Rodovia Hermínio Petrim (SP-308)
  • Dr. Américo Piva (SP-097)
  • Wilson Finardi (SP-191)

As rodovias receberão investimentos que incluem 600 quilômetros de duplicações e novas pistas. Também no cronograma está a instalação de faixas adicionais e vias marginais, acostamentos, ciclovias, passarelas e dispositivos de acesso e retorno. A manutenção de toda a malha com serviços de restauração do pavimento, de conservação da faixa de domínio e de sinalização também integram o projeto.

Serviço de Ajuda ao Uusuário

Conforme prevê nos contratos de concessão do governo paulista, no lote PiPa, o usuário também terá à disposição os serviços gratuitos, 24 horas por dia, de guincho e resgate, entre outros, além de informações sobre trânsito e rotas. O telefone de emergência da Eixo SP é o 0800 178 998.

Ao todo, são nove bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), que entram em funcionamento em São Carlos, Itirapina (duas bases), Santa Gertrudes, Jaú, Boraceia, Bauru, Guarapuã e Brotas. Outros 23 postos serão instalados com serviços de informação, banheiros e bebedouros.

Mais segurança

Em todo o trecho sob responsabilidade de Eixo SP, o usuário contará o sistema de monitoramento por câmeras, que serão controladas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), e fornecerão, em tempo real, qualquer ocorrência nas rodovias.

Além disso, a Exi SP irá oferecer conexão wi-fi em toda a malha para que o motorista solicite atendimento, em situações de emergência, pelo dispositivo móvel.

TRECHO: A Eixo SP assume 1.273 quilômetros de rodovias no estado de São Paulo, abrangendo 62 municípios.

Desenvolvimento

A chegada da Eixo SP irá beneficiar 62 municípios, ao longo dos 30 anos de contrato, com o repasse de R$ 2 bilhões em ISS – Imposto Sobre Serviços.

A concessionária tem a missão de operar a maior concessão rodoviária da história do Brasil, o que demandará, ainda mais, desafios diante do cenário pelo qual o país atravessa.

Para o CEO da Eixo SP, Sergio Ray Santillan, “a contribuição desta importante operação à economia é expressiva, em vista das perspectivas de aquecimento das atividades econômicas regionais, estimuladas pela infraestrutura rodoviária”.

Empregos

Com o início da operação nesta quinta-feira (4), a Eixo SP recorrer à contratação de mais de 2 mil colaboradores. De acordo com Santillan, há previsão de contratar mais 1,2 mil profissionais em 2021.

Além disso, acrescenta o CEO, haverá ainda os empregos que serão gerados com a mão de obra indireta, de empresas terceirizadas para a execução de serviços de engenharia e fornecimento de produtos e insumos, que irão contribuir com o aquecimento da economia regional.

Tarifa reduzida

A inovação também é proporcionada do ponto de vista econômico ao motorista que utiliza as rodovias sob gestão da Eixo SP. A tarifa quilométrica nas praças de pedágio de Rio Claro e Itirapina, na Washington Luís; e de Brotas, Dois Córregos e Jaú (SP 225) está 23% menor em relação à praticada no contrato de concessão anterior deste trecho.

Conforme previsto na nova fase do programa de concessões rodoviárias do estado, motocicletas passam a pagar tarifa pedágio a partir de 4 de junho. Para motociclistas que optarem pelo pagamento em pistas semiautomáticas, com o cartão de recarga pré-pago, haverá desconto de 5% na passagem.

Desconto de 5% no pedágio automático

Assim como já acontece nas concessionárias Entrevias e Via Paulista, os usuários que utilizarem as pistas automáticas com as tags nas rodovias da Eixo SP também terão os 5% de desconto no pagamento das tarifas.

Outra novidade no programa de concessões do governo paulista, e no Brasil, é o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que beneficiará os motoristas de veículo categoria 1, que utilizarem o trecho rodoviário frequentemente, principalmente os moradores de pequenas cidades que usam as rodovias para adentrar aos comércios e serviços de municípios vizinhos. Essa modalidade entrará em operação nas praças a serem inauguradas no trecho que era operado pelo DER.

Praças existentes onde haverá redução de tarifa

RODOVIA LOCALIZAÇÃO (KM) MUNICÍPIO VEICULOS DE

PASSEIO

SP-310 181+300 Rio Claro R$8,20
SP-310 217+400 Itirapina R$5,00
SP-225 106+900 Brotas R$7,10
SP-225 144 Dois Córregos R$8,00
SP-225 199+400 Jaú R$10,30

 

Novas praças

Rodovia

Km

Município

SP-308 180+400 Piracicaba
SP-304 183+400 São Pedro
SP-304 215+100 Santa Maria da Serra
SP-304 255+800 Torrinha
SP-294 367+800 Piratininga
SP-294 425+700 Garça
SP-294 474+800 Oriente
SP-294 551+700 Parapuã
SP-294 581+700 Lucélia
SP-294 623+100 Pacaembu
SP-425 436 Martinópolis
SP-284 458+300 Paraguaçu Paulista
SP-284 531+200 Rancharia
SP-425 400+100 Sagres
SP-294 670+800 Tupi Paulista
SP-293 2 Cabrália Paulista

Fonte: Eixo SP

15 COMENTÁRIOS

  1. Precisei do auto atendimento em rodovia e fiquei mais de 40 minutos na linha sem atendimento.
    Tive que acionar socorro particular, pois foi período da noite, estava sozinha com minha filha e temendo risco as nossas vidas pois o local e de muito movimento de carretas e acostamento horrível.
    Então a demora na falta de atendimento pelo serviço me deixou decepcionada,a gravação automática para esperar é irritante,pelo imposto que pagamos não ter atendente suficiente ou não,pois passando por uma base da empresa notei funcionários ali conversando e prestatividade no atendimento …..

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  4. Por favor gostaria de obter os nomes das empresas tercealizadas que faram contratadas para a execução dos serviços iniciais no trecho da rodovia.
    Pois eu trabalho com equipamentos para pavimentação asfaltica e terraplanagem e gostaria de fazer visitas as empresas para levantar provável necessidades para a execução dos serviços.

    Atenciosamente

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