As pistas duplicadas têm duas faixas de rolamento em cada sentido, cada qual com 3,6 metros de largura, além de acostamento com 2,5 metros de campo. Os sentidos de tráfego são separados por um canteiro central, integrado a um completo sistema de drenagem. Essa configuração permite aos transportadores de bens agrícolas, geralmente carretas de grande porte, como bitrens, terem uma rodovia mais previsível e confiável, que permita o cumprimento de prazos de entrega e que facilite as operações de logística.
SEGURANÇA
A rodovia duplicada representa ganhos em segurança, fluidez e também econômicos. Essa configuração reduz o risco de colisões frontais, que elevam em até 25 vezes a possibilidade de óbito das vítimas. Além disso, pistas mais largas permitem a circulação de veículos com maior distância entre si, outro importante fator de segurança. As novas pistas agilizam a movimentação de bens e reduzem os desafios operacionais, o que se reflete em menor preço do frete e no aumento da competitividade da economia.
Foi implantada também uma nova sinalização vertical e horizontal, com placas de indicação, advertência e regulamentação mais eficientes, além de faixas refletivas pintadas no pavimento, o que contribui para a direção noturna, assim como os olhos de gato instalados nos trechos. Painéis de mensagens variáveis completam o sistema.
O trecho de João Pinheiro se soma aos trechos também concluídos em Luziânia e Cristalina, em Goiás. No total são 58,6 quilômetros de pistas duplicadas.
Confira os trechos duplicados:
Minas Gerais
João Pinheiro: Km 167,5 ao Km 172,6.
Goiás
Cristalina: Km 69,5 ao 74,5; Km 79 ao 88,8; e Km 105,3 ao 130,3.
Luziânia: Km 33,5 ao 40,5 e Km 51,5 ao 58,2.
PRÓXIMOS PASSOS
Até 2019, a Via 040 planeja entregar aos usuários uma rodovia 100% duplicada entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com 936,8 quilômetros de extensão. A BR-040 terá padrão internacional, conhecido tecnicamente como Classe 1-A. Isso significa asfalto de alto padrão; sinalização ampla e eficiente; áreas de escape; cruzamentos e retornos em desnível; acessos adequados; novas passarelas, dentre outros avanços. Além disso, serão feitas correções de traçado em pontos estratégicos.
Fonte: Via 040 e Estradas.com.br