Usuários da BR-040 já podem trafegar por trechos de  novas pistas duplicadas  em Luziânia (GO), Cristalina (GO e João Pinheiro (MG). Os segmentos duplicados apresentam o padrão de qualidade que será implantado nos 936,8 quilômetros entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), como separação física dos sentidos de tráfego, pistas mais largas, presença de acostamento, sinalização eficiente e asfalto de alta aderência. Para cobrar pedágio é necessário 10% de duplicação, como o contrato determina que sejam duplicados 557,2 km  com 58,5 a concessionária já atingiu a meta e não 6% como divulgamos hoje, quando consideramos o total de 936,8 km . A confusão ocorreu porque já existiam 222,3 km duplicados antes da concessão e outros 157,3 km com 4 faixas de tráfego, sem canteiro central ou qualquer divisória das pistas mas que também serão adequados ao padrão da rodovia duplicada nos próximos quatro anos.
A expectativa da concessionária Via 040 é que as 11 praças de pedágio devem iniciar a operação no primeiro semestre de 2015 .  Dos 58,5 km duplicados até agora,  53,4 km ficam em Goiás e 5,1 km em Minas Gerais. O baixo índice de duplicação em Minas Gerais, o equivalente a pouco mais de 1% do total que será duplicado, está gerando muitas reclamações dos mineiros porque das 11 praças de pedágio, dez estão no Estado de Minas Gerais. Além disso, muitos motoristas alegam que a duplicação não priorizou os trechos mais perigosos: “Sem contar que em Goiás, entre Cristalina e Luiziânia, os trechos mais perigosos não foram duplicados.”, esclarece André Ribeiro que reside em Cristalina.  Por outro lado, há quem comemore, como Ivonatto Felix: “Qualquer duplicação nessas rodovias rodovias, já é uma segurança para todos os caminhoneiros. “

As pistas duplicadas têm duas faixas de rolamento em cada sentido, cada qual com 3,6 metros de largura, além de acostamento com 2,5 metros de campo. Os sentidos de tráfego são separados por um canteiro central, integrado a um completo sistema de drenagem. Essa configuração permite aos transportadores de bens agrícolas, geralmente carretas de grande porte, como bitrens, terem uma rodovia mais previsível e confiável, que permita o cumprimento de prazos de entrega e que facilite as operações de logística.

SEGURANÇA

A rodovia duplicada representa ganhos em segurança, fluidez e também econômicos. Essa configuração reduz o risco de colisões frontais, que elevam em até 25 vezes a possibilidade de óbito das vítimas. Além disso, pistas mais largas permitem a circulação de veículos com maior distância entre si, outro importante fator de segurança. As novas pistas agilizam a movimentação de bens e reduzem os desafios operacionais, o que se reflete em menor preço do frete e no aumento da competitividade da economia.

Foi implantada também uma nova sinalização vertical e horizontal, com placas de indicação, advertência e regulamentação mais eficientes, além de faixas refletivas pintadas no pavimento, o que contribui para a direção noturna, assim como os olhos de gato instalados nos trechos. Painéis de mensagens variáveis completam o sistema.

O trecho de João Pinheiro se soma aos trechos também concluídos em Luziânia e Cristalina, em Goiás. No total são 58,6 quilômetros de pistas duplicadas.

Confira os trechos duplicados:

Minas Gerais

João Pinheiro: Km 167,5 ao Km 172,6.

Goiás

Cristalina: Km 69,5 ao 74,5; Km 79 ao 88,8; e Km 105,3 ao 130,3.

Luziânia: Km 33,5 ao 40,5 e Km 51,5 ao 58,2.

PRÓXIMOS PASSOS

Até 2019, a Via 040 planeja entregar aos usuários uma rodovia 100% duplicada entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com 936,8 quilômetros de extensão. A BR-040 terá padrão internacional, conhecido tecnicamente como Classe 1-A. Isso significa asfalto de alto padrão; sinalização ampla e eficiente; áreas de escape; cruzamentos e retornos em desnível; acessos adequados; novas passarelas, dentre outros avanços. Além disso, serão feitas correções de traçado em pontos estratégicos.

Fonte: Via 040 e Estradas.com.br