PERIGO: Falar ao celular é responsável pela terceira maior causa de mortes no trânsito, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfico (Abramet). São mais 154 mortes por dia. Foto: Divulgação/Ilustrativa

Ação tem como objetivo conscientizar os condutores sobre as consequências trágicas no trânsito

Ao menos descuido no trânsito, e, em segundos, pode ocorrer um grave sinistro (acidente), que pode mudar o curso de uma vida. Considerado, nos dias atuais, um dos ‘vilões’ que tiram o foco dos condutores, o celular é responsável pela terceira maior causa de mortes no trânsito, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfico (Abramet). São mais 154 mortes por dia.

De acordo com a Associação, falar ao celular ou enviar mensagens, durante a condução de um veículo, aumenta em até 400% a chance de ocorrer sinistros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Basta uma rápida olhada na tela para uma consequência fatal, visto que ocasiona distração em três níveis: manual (quando o condutor tira a mão do volante ou guidão (no caso de motocicletas); visual (quando o condutor desvia o olhar para o celular); e cognitiva (quando o condutor perde o foco, se distrai, e necessita de maior tempo de reação em qualquer decisão a ser tomada).

Diante dessa realidade, a concessionária Triunfo Transbrasiliana, responsável pela BR-153, no trecho paulista, lançou neste mês de outubro a campanha educativa “Ou você dirige, ou você digita”. O objetivo é conscientizar os condutores que manusear o celular enquanto está conduzindo um veículo pode resultar em situações trágicas no trânsito.

A campanha está sendo divulgada por meio de cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), no site institucional (www.triunfotransbrasiliana.com.br), e nas redes sociais, além dos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo do trecho.

Segundo a concessionária, constantemente são realizadas campanhas educativas para reduzir o número de vítimas no trânsito. A empresa faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, entre eles a meta 3.6 – Até 2030, reduzir pela metade as mortes e lesões por acidentes no trânsito.

Foto: Divulgação/Triunfo Transbrasiliana

Infrações e multas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores que forem flagrados pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto conduzem um veículo, terão que desembolsar R$293,47 em multa (infração gravíssima), além de acumular 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com informações da Ascom da Transbrasiliana