Ação tem como objetivo conscientizar os condutores sobre as consequências trágicas no trânsito
Ao menos descuido no trânsito, e, em segundos, pode ocorrer um grave sinistro (acidente), que pode mudar o curso de uma vida. Considerado, nos dias atuais, um dos ‘vilões’ que tiram o foco dos condutores, o celular é responsável pela terceira maior causa de mortes no trânsito, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfico (Abramet). São mais 154 mortes por dia.
De acordo com a Associação, falar ao celular ou enviar mensagens, durante a condução de um veículo, aumenta em até 400% a chance de ocorrer sinistros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Basta uma rápida olhada na tela para uma consequência fatal, visto que ocasiona distração em três níveis: manual (quando o condutor tira a mão do volante ou guidão (no caso de motocicletas); visual (quando o condutor desvia o olhar para o celular); e cognitiva (quando o condutor perde o foco, se distrai, e necessita de maior tempo de reação em qualquer decisão a ser tomada).
Diante dessa realidade, a concessionária Triunfo Transbrasiliana, responsável pela BR-153, no trecho paulista, lançou neste mês de outubro a campanha educativa “Ou você dirige, ou você digita”. O objetivo é conscientizar os condutores que manusear o celular enquanto está conduzindo um veículo pode resultar em situações trágicas no trânsito.
A campanha está sendo divulgada por meio de cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), no site institucional (www.triunfotransbrasiliana.com.br), e nas redes sociais, além dos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo do trecho.
Segundo a concessionária, constantemente são realizadas campanhas educativas para reduzir o número de vítimas no trânsito. A empresa faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, entre eles a meta 3.6 – Até 2030, reduzir pela metade as mortes e lesões por acidentes no trânsito.
Infrações e multas
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores que forem flagrados pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto conduzem um veículo, terão que desembolsar R$293,47 em multa (infração gravíssima), além de acumular 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Com informações da Ascom da Transbrasiliana