Ônibus cai em ribanceira no Anel Viário Norte, em Minas, e deixa dois mortos e 37 feridos
TRISTEZA EM MINAS: Ônibus cai em pequena ribanceira no Anel Viário Norte, em Uberlândia (MG), e deixa dois mortos e pelo menos 35 feridos, na madrugada desta quinta (5). Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ocorrência foi registrada na madrugada desta quinta-feira (5); coletivo transportava 48 pessoas; entre os mortos, uma criança de 4 anos; há pelo menos 37 pessoas feridas

Um sinistro (acidente) com um ônibus Mercedes-Benz que saiu de Pedro II (PI) com destino à capital paulista caiu de uma pequena ribanceira, na madrugada desta quinta-feira (5), no km 610, no Anel Viário Norte, acesso à BR-365, em Uberlândia (MG), deixando duas pessoas mortas e pelo menos 37 feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Ainda de acordo com a Corporação, as vítimas fatias são uma criança, de 4 anos, e um adulto (idade não revelada). Eles não foram identificados, ainda.

Segundo os bombeiros, o veículo transportava 46 passageiros e dois motoristas. O sinistro foi por volta de 3h15, próximo à saída para a BR-365. Além das mortes, dezenas de pessoas ficaram feridas e foram socorridas a hospitais da região.

Ônibus tem 9 multas

O Estradas apurou que o veículo é um Mercedes-Benz, ano 2005, modelo Marcopolo Paradiso LDR, e pertence à empresa S.A. Locadora de Veículos Eirelli ME. A reportagem também apurou que há nove multas, em aberto, aplicadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de São Paulo, sendo:

  • 3 por evasão de pedágio,
  • 2 por excesso de velocidade;
  • 2 por falta de equipamento obrigatório;
  • 2 por deixar de conservar o veículo na faixa destinada pela legislação de trânsito.
Ônibus cai em ribanceira no Anel Viário Norte, em Minas, e deixa dois mortos e 37 feridos
Nos últimos meses foram três multas por evasão de pedágio somente nas rodovias paulistas

Já nos sistemas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não há registros recentes de infrações.

De acordo com informações preliminares, o ônibus saiu do Piauí nessa terça-feira (3). Algumas vítimas ficaram presas às ferragens e foram socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros. Já as pessoas que tiveram ferimentos foram levadas às Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Pampulha, Tibery, Planalto e Roosevelt e para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

Por conta do sinistro, a alça do viaduto de acesso à BR-365 ficou interditada para o atendimento à ocorrência. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

PRF diz que adotou procedimentos de acordo com o CTB

O Estradas consultou a PRF de Minas, que enviou a seguinte nota:

Em Uberlândia/MG, na BR 365, km 610, em 05/10/2023 às 03:50,  ocorreu um Capotamento, com veículo de transporte de passageiros, com 39 vítimas, sendo 2 vitimas mortas e 37 vítimas feridas entre leves e graves, envolvendo um veículo do tipo ônibus, que saiu do estado do PI para São Paulo-SP.

A PRF adotou todos os procedimentos previstos no CTB. Ocorrência em elaboração. Perícia Técnica ficará a cargo da Polícia Civil de MG.”