Trecho da PRC-158, entre Pato Branco e Vitorino, recebe serviços de conservação
CONSERVAÇÃO: DER do Paraná realiza serviços de conservação em 8,35 km da PRC-158, entre Pato Branco e Vitorino, na região Sudoeste do Estado. Foto: Divulgação/DER-PR

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, são 8,35 quilômetros de extensão, que integram o corredor logístico formado pela PRC-280

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná está realizando serviços de conservação na PRC-158, entre Pato Branco e Vitorino, na região Sudoeste do Estado.

Segundo o Órgão, o trecho tem 8,35 quilômetros de extensão e integra o corredor logístico formado pela PRC-280. Entre as melhorias, estão os remendos superficiais em todos os pontos com danos na camada superior do pavimento e a pintura nova da sinalização horizontal nos bordos e eixo da pista.

Ainda de acordo com o DER, além disso, está prevista a implantação de tachas refletivas bidirecionais, que auxiliam na orientação de condutores principalmente no período noturno.

Segundo o Departamento, as melhorias estão incluídas no programa Proconserva do DER, especificamente o lote G da Superintendência Regional Oeste, dedicado à conservação da rodovia entre Palmas e Renascença. O investimento é de R$ 27.513.934,45 para atender a mais 116 quilômetros, com prazo de execução até abril do ano que vem. Os serviços de conservação vão continuar na PRC-280, rumo a Renascença (PR).

Escoamento de produção

De acordo com o DER, o corredor formado pela PRC-280 e PRC-158 é um dos principais canais de escoamento da produção agropecuária e industrial do Sudoeste paranaense, fazendo uma ligação com rodovias federais até o Porto de Paranaguá, no Litoral.

O trecho da PRC-280 entre Palmas e o entroncamento da BR-153 recebeu a primeira obra de restauração utilizando pavimento rígido de concreto sobre pavimento flexível, técnica conhecida como whitetopping, inédita na malha rodoviária estadual.

Trecho da PRC-158, entre Pato Branco e Vitorino, recebe serviços de conservação
ESCOAMENTO: De acordo com o DER, o corredor formado pela PRC-280 e PRC-158 é um dos principais canais de escoamento da produção agropecuária e industrial do Sudoeste paranaense. Foto: Divulgação/DER-PR

Uma segunda obra utilizando a mesma solução já foi contratada, desta vez entre Palmas e Clevelândia, estando atualmente na etapa de elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia.

Com informações da Ascom do DER-PR