Concessionária fecha acessos irregulares no km 99 da BR-158, em MS
MAIS SEGURANÇA: Concessionária fecha três acessos no km 99 da BR-158, em MS. Foto: Divulgação/Way 112

Medida cumpre o prazo contratual com o Governo do Estado para fechamento de acessos de risco e irregulares

Três acessos irregulares na altura do km 99 da BR-158, em Mato Grosso do Sul, foram fechados, nesta segunda-feira (25), pela concessionária responsável Way 112.

De acordo com a empresa, são dois acessos na pista norte e um na pista sul, em frente ao Parque Industrial em Paranaíba (MS). A medida cumpre o prazo contratual para fechamento dos acessos irregulares que colocam em risco a segurança dos usuários.

Segundo a concessionária, o prazo – que vence nesta quarta-feira (27) – se dá após um ano do início do Contrato de Concessão com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com a empresa, antes do fechamento, os trabalhadores cruzavam a rodovia sobre faixa contínua, o que é de extremo risco para motoristas e pedestres. Isso porque a BR-158 é uma rodovia com tráfego predominante de caminhões acima de seis eixos que trafegam em velocidade considerável.

Outro detalhe, segundo a concessionária, é com relação aos motoqueiros, ciclistas e veículos de passeio que cruzavam a pista nesses acessos irregulares o faziam em velocidade mínima, com sério risco de atropelamento ou colisões laterais, transversais ou traseiras.

Regularizado

A partir de agora, funcionários do Parque Industrial e moradores da região devem utilizar o retorno regular, com o trajeto correto pela via marginal, que opera em duplo sentido, para atravessar o outro lado da pista da BR-158.

Este retorno já existe no local e foi implantado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) quando da duplicação do perímetro urbano, assumido pela Way-112 em decorrência do contrato de concessão.

Segundo a concessionária, antes de uma eventual intervenção para uma solução mais ampla, o local teve um estudo elaborado por empresa especializada, com o uso de imagens de câmera.

Projeto técnico para a solução do problema está desenvolvimento por empresa projetista da Way-112, que será submetido à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS). Mais informações no site da concessionária.