ATENDIMENTO GRATUITO: Desde sexta-feira (18), os usuários das rodovias BR-163/230/MT/PA, da Via Brasil, entre Sinop (MT) e os portos em Miritituba (PA), contam com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Foto: Divulgação/ViaBrasil

Entre os recursos disponíveis, estão o socorro médico e guincho, que vão atuar 24h por dia, sem nenhum custo para o usuário

Desde sexta-feira (18), os usuários das rodovias BR-163/230/MT/PA, sob concessão da Via Brasil, responsável por mais 1.000 quilômetros entre Sinop (MT) e os portos em Miritituba (PA), contam com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

A rodovia é considerada o principal corredor para o escoamento da produção de grãos das regiões Centro-Oeste para o Norte. De acordo com o contrato assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), após os trabalhos iniciais, a empresa deveria iniciar a prestação de serviços aos usuários.

Ainda conforme o contrato, a concessionária implantou quatro bases de atendimento aos usuários, localizadas em pontos estratégicos da pista. Integram esses serviços de assistência: o atendimento médico de emergência; socorro mecânico; combate a incêndios e apreensão de animais; sistema de informações aos usuários; e sistema de reclamações e sugestões. O socorro na pista poderá ser solicitado por meio de telefone 0800 5000 163 e por aplicativo para smartphone.

Nas instalações, abertas 24 horas, a concessionária possui painéis com informações úteis, área para descanso, estacionamento, sanitários, fraldário e água potável.

Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs)

A partir de 2023, Painéis de Mensagens Variáveis, farão parte do suporte operacional ao longo do trecho concedido, repassando informações úteis e instruções aos condutores, como condições climáticas e eventuais interdições pelo caminho. O Centro de Controle Operacional (CCO) monitora a rodovia 24h e gerencia todos os recursos em pista, direcionando os atendimentos.

A ANTT vem acompanhando de perto a execução contratual e todos os itens previstos no PER (Programa de Exploração da Rodovia).

Canais de comunicação para o usuário

• Pedido de serviços: 0800 5000 163 e aplicativo para Android e iOS
E-mail para elogios, sugestões e reclamações: [email protected]
Site: www.viabrasilbr163.com.br
• Endereço para cartas: Av. das Sibipirunas, 2.957, Setor Comercial, CEP 78550-031, Sinop (MT)
• Painéis nas bases do SAU

Localização das bases do SAU:

Cláudia (MT) – Km 897
Novo Progresso (PA), próximo à divisa MT/PA – Km 0,6
Novo Progresso (PA) – Km 293
Itaituba (PA) – Km 604

Recursos disponíveis:

• 5 ambulâncias
• 23 viaturas de inspeção
• 4 guinchos leves
• 4 guinchos pesados
• 4 veículos de combate a incêndio
• 4 caminhões para recolhimento de animais
• 20 painéis móveis de mensagens e 17 fixos (a partir de 2023).