Concessionária Nova 381 assume oficialmente a concessão da BR-381/MG
NOVA 381: Concessionária assume oficialmente a concessão da BR-381/MG, após assinatura de contrato. Foto: Aderlei de Souza

Estão previstos investimentos de R$9,3 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, entre BH e Governador Valadares

Dois mil e vinte e cinco começa com a primeira assinatura de contrato de concessão rodoviária, considerada de extrema importância para o País. Trata-se da concessão do Sistema Rodoviário composto pela BR-381/MG, trecho com início em Belo Horizonte (MG), no entroncamento com a BR-262/MG, sentido a Sabará (MG, até o entroncamento com a BR-116/MG, em Governador Valadares (MG), oficializada, nesta quarta-feira, 22 de janeiro.

De acordo com o projeto, a empresa 4UM Investimentos em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada (Corretora Sita Investimentos), que venceu o leilão, deverá investir R$9,3 bilhões em melhorias na rodovia, por meio da concessionária Nova 381. O trecho tem extensão total de 303,4 quilômetros.

A assinatura do contrato – que contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e demais autoridades – representa um divisor de águas para 3,7 milhões de pessoas que vivem na região e para os quase 25 mil veículos que trafegam diariamente pela estrada.

O trecho que passa a ser administrado pela concessionária Nova 381, entre Belo Horizonte (MG) e Governador Valadares (MG), abrange 21 cidades, a saber: Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo e Timóteo.

O contrato, de 30 anos, vai transformar a BR-381/MG em um modelo de segurança e eficiência, além de impulsionar a economia local.

“Em 2024 realizamos quatro leilões de rodovias mineiras, que representam um investimento direto de R$20 bilhões em Minas Gerais. Este será o maior volume de investimentos em infraestrutura de transportes do estado, impulsionando significativamente o desenvolvimento da região”, comemorou o ministro dos Transportes.

Próximas etapas

Já em fevereiro próximo, a Nova 381 inicia a execução do Plano de 100 dias, período em que será colocado em prática um pacote de melhorias prioritárias, como:

  • Intervenções no pavimento;
  • Roçagem da faixa de domínio;
  • Reparos iniciais em pontes e viadutos;
  • Limpeza das pistas;
  • Manutenção e reforço do sistema de iluminação.

Alinhada ao Novo PAC, a nova política de outorga do Ministério dos Transportes (MT) ajustou a modelagem dos contratos para promover uma maior disputa pelo sistema, menor impacto financeiro aos usuários e rentabilidade adequada aos concessionários, com garantia de investimentos na ampliação e manutenção das rodovias.

A concessão da BR-381/MG inclui um pacote de obras estruturais. Entre as principais estão:

  • Duplicação de 106 quilômetros de rodovia;
  • Construção de 83 quilômetros de faixas adicionais;
  • Correção de 51 pontos críticos no traçado;
  • Instalação de 20 passarelas para pedestres e recuperação de outras 3

Além disso, haverá a instalação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com todo suporte a esses trabalhadores, além de bases operacionais que prestarão suportes médico e mecânico emergenciais.

Importante destacar que o pedágio só passará a ser cobrado um ano após o início das obras.

Após três tentativas frustradas de concessão, devido à complexidade e aos desafios da BR-381/MG, o MT reestruturou o projeto e conseguiu atrair o interesse de três empresas.

A concessionária Nova 381 venceu o leilão, em agosto de 2024, com a proposta de menor tarifa básica de pedágio. Para os milhares de motoristas que transitam diariamente pela rodovia, a concessão simboliza a transformação da “rodovia da morte” em um corredor de segurança, qualidade e desenvolvimento.

Concessionária Nova 381 assume oficialmente a concessão da rodovia BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
TRECHO: Concessionária Nova 381 vai administrar os 303 km, entre BH e Governador Valadares (MG). Foto: Divulgação

Desconto em pedágio

Além disso, a concessão oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de tags. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.

Mais informações sobre a concessão, clique aqui.