EVENTO: A aplicação de materiais inéditos na restauração do pavimento será o destaque na participação da concessionária Eixo SP na edição 2023 da Paving Expo, que começa nesta quarta-feira (24) e segue até sexta (26), no Expo Center Norte, em São Paulo. Foto: Divulgação/Eixo SP

Duas inovações recentes implantadas pela Eixo SP serão apresentadas em detalhes durante a Paving Expo, que começa nesta quarta-feira (24), no Expo Center Norte

A aplicação de materiais inéditos na restauração do pavimento será o destaque na participação da concessionária Eixo SP na edição 2023 da Paving Expo, que começa nesta quarta-feira (24) e segue até sexta (26), no Expo Center Norte, em São Paulo.

As novidades serão apresentadas por Assis Vilela, gerente de Pavimentação da concessionária e um dos idealizadores do projeto, nesta quinta (25) e sexta-feira (26). No primeiro dia de apresentação, o tema será a aplicação de microrrevestimento asfáltico a frio com adição de material fresado realizada, em caráter experimental, em um trecho de 1,5 quilômetro da  Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), na pista sentido interior, em Piracicaba (SP).

Segundo Vilela, é a primeira vez que esse tipo de material é aplicado na pista principal de rolamento em rodovias brasileiras. Com o nome de Micro-RAP, trata-se de um microrrevestimento que leva em sua composição material fresado retirado das rodovias nos trabalhos de reabilitação dos pavimentos realizados pela concessionária ao longo do trecho concedido.

Assis explica ainda que, “em vez de utilizar material totalmente novo na composição, é aproveitado material fresado em uma proporção de 20% a 30%, na mistura que vai resultar na camada de Micro-RAP”. A iniciativa tecnológica conta com a parceria da Garcia Monteiro Pavimentação e Stratura Asfaltos.

Asfalto com plástico

No segundo dia de apresentação, Vilela abordará outra inovação recém-implantada pela concessionária: aplicação de asfalto que utiliza plástico reciclado em sua composição. Também inédita no Brasil, essa tecnologia sustentável foi empregada de maneira experimental no trecho da Rodovia Washington Luís (SP-310), em Rio Claro (SP), na pista sentido interior.

Assis destaca também que, somente neste trecho de apenas um quilômetro, foram utilizadas aproximadamente 200 mil embalagens plásticas na composição do material asfáltico. “É um volume expressivo que dá a dimensão do impacto positivo que essa tecnologia pode produzir ao meio ambiente”, afirma.

Além de oferecer uma alternativa para o gerenciamento sustentável de resíduos plásticos, a iniciativa tem como objetivo aumentar a resistência do pavimento no trecho sob concessão. Neste projeto, a concessionária tem como parceiros a Dow Brasil e Stratura Asfaltos.

Estas inovações tecnológicas reforçam os princípios da Eixo SP de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, seguindo seu compromisso com o conceito de governança ambiental, social e corporativa (ESG)”, frisa Villela.

Mais informações, visite o site da concessionária.