OBRAS DE MELHOROIAS: A recém-criada concessionária ViaCosteira, do grupo CCR, em Santa Catarina, iniciou seus trabalhos de recuperação do pavimento, além da revitalização de 150 pontes e viadutos; substituições de mais de trezentas placas e instalação de mais de 15 mil dispositivos de segurança na BR-101. Fotos: Divulgação

De acordo com a recém-criada concessionária Via Costeira, os serviços já utilizaram mais de 30 mil toneladas de camada asfáltica na recuperação do pavimento

A recém-criada concessionária ViaCosteira, do grupo CCR, que ganhou o leilão para explração da malha viária na BR-1091, em Santa Catarina, iniciou seus trabalhos de recuperação do pavimento, além da revitalização de 150 pontes e viadutos; substituições de mais de trezentas placas e instalação de mais de 15 mil dispositivos de segurança.

De acordo com a empresa, todos esses serviços constam em contrato e têm como objetivo melhorar as condições de tráfego, o conforto e a segurança do usuário. Além disso, a concessionária já recolheu mais de 30 toneladas de resíduos desde que iniciou os serviços de roçada e capina. Já foram utilizadas mais de 30 mil toneladas de camada asfáltica na restauração e recuperação do pavimento. Serão 60 quilômetros de asfalto novo somente no primeiro ano de concessão.

O projeto prevê, ainda, investimentos em torno de R$ 7,4 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, tendo como principais obras a construção de 98,3 quilômetros de faixas adicionais, 70,3 quilômetros de vias marginais, 18 passarelas, 42 retornos, renovação de 31 acessos, 25 novos pontos de ônibus, nova iluminação ao longo do percurso e monitoramento de 100% do trecho, por meio de 235 câmeras. No total, serão aproximadamente 3,7 mil empregos com contratação de 100% de mão de obra local, contribuindo com o desenvolvimento regional.

Ponte Anita Garibaldi e CCO

A concessionária também responde pela operação e manutenção dos túneis Morro Agudo (Km 257, em Paulo Lopes) e Morro do Formigão (Km 338, em Tubarão), além da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, importante ponto turístico e cartão postal do Estado.

Os dois túneis já contam com um moderno sistema de detecção automática de incidentes, através de monitoramento de câmeras 24 horas por dia, que informa o CCO (Centro de Controle Operacional) em caso de qualquer ocorrência, como acidentes, carros parados ou até mesmo pedestres na via. O alerta chega imediatamente na tela dos operadores, que podem acionar com rapidez as equipes de socorro mais próximas do local. Atualmente, mais de 40 pessoas revezam-se dia e noite para acompanhamento de toda a movimentação e fluxo dos locais.

Já a Ponte Anita Garibaldi foi inaugurada em 2015 e, por ser a 2ª Ponte estaiada do Brasil e uma das maiores do país, é um ponto turístico de grande relevância para estado, o que deixa a CCR ViaCosteira com muito orgulho por ela fazer parte do trecho. A Pintura da Ponte já foi finalizada, mas é importante lembrar que a manutenção da mesma e de todo o trecho segue constantemente. Até o terceiro ano de concessão toda a Ponte também será monitorada pelo mesmo sistema de detecção automática de incidentes.

Quatro pedágios novos

A nova concessionária irá implantar – com base no contrato de concessão – quatro pedágios, com início de cobrança após a conclusão de todos os trabalhos iniciais de recuperação da rodovia, previstos para 2021. As praças serão nos seguintes locais:

Km 298,6 (Laguna)
Km 344,7 (Tubarão)
Km 404,5 (Araranguá)
Km 457,5 (São João do Sul)

Diante dessas obras ao longo do trecho, no período entre 7h e 18h, os motoristas devem redobrar a atenção e reduzir a velocidade, além de respeitar à sinalização.

PEDÁGIOS: A nova concessionária irá implantar – com base no contrato de concessão – quatro pedágios, com início de cobrança após a conclusão de todos os trabalhos iniciais de recuperação da rodovia, previstos para 2021.

Atendimento 24h

Ainda no primeiro trimestre do próximo ano, os usuários terão à disposição toda a estrutura operacional e de atendimento com a prestação dos serviços médico, mecânico e inspeção permanente de tráfego 24 horas por dia.

Os usuários do trecho contarão com seis bases de atendimento, sendo que quatro delas estão sendo construídas e as duas existentes foram recuperadas. Também terão à disposição 17 veículos operacionais voltados aos atendimentos (6 ambulâncias, 5 Guinchos e 6 viaturas de inspeção).

Ainda sem site e 0800

Apesar de os trabalhos iniciais na malha rodoviária da BR-101, a Via Costeira ainda não oferece os serviços do 0800 nem tampouco implantou o site institucional.

De acordo com a empresa, esses serviços, além do aplicativo e dos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), estarão disponíveis somente no primeiro semestre de 2021.

No entanto, os usuários já podem entrar em contato com a empresa por meio da Ouvidoria ouvidoria.viacosteira@grupoccr.com.br para informações gerais sobre a concessionária.

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