O prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, confirmou, na tarde de ontem, que decretou situação de emergência no município devido aos danos causados nas estradas da zona rural pelas chuvas dos últimos 60 dias. A decisão do prefeito coincide com o início da colheita dos cerca de 130 hectares de soja e 20 mil hectares de milho.

Além da proximidade da colheita, o movimento nas vias se intensificou nas últimas semanas com a chegada de insumos para o próximo plantio e o transporte de animais para o abate. Segundo Adão Rolim e os técnicos que analisaram as condições da malha viária do interior, é praticamente impossível o transporte de soja e do milho nas atuais circunstâncias.

Ele ainda articula agendar com o secretário estadual de Obras, Edson Giroto, na tentativa de agilizar a vinda de máquinas e operários da Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos) e o início da recuperação das estradas. Rolim alertou que o maquinário da Prefeitura não é suficiente para resolver o problema.

O prefeito destacou que precipitação de cerca de 600 milímetros de chuvas, somente em janeiro de janeiro, destruiu toda a malha de estradas da zona rural e ainda dificulta os deslocamentos dos próprios agricultores. Ele ponderou que muitos municípios tiveram problemas estruturais devido às chuvas, mas destacou que a situação de São Gabriel do Oeste requer uma ação emergencial para evitar prejuízos econômicos ao município e até mesmo ao Estado durante o escoamento da produção de grãos.