EMBRIAGUEZ: Dezenove condutores foram flagrados na BR-407, em Senhor do Bonfim na Bahia, na noite de sexta-feira (21), por embriaguez ao volante, na modalidade recusa. Foto: Divulgação/PRF-BA

Ações decorrentes da Operação Tiradentes 2023 foram realizadas na rodovia federal BR-407, com19 ocorrências

Dezenove condutores foram flagrados na BR-407, em Senhor do Bonfim na Bahia, na noite de sexta-feira (21), por embriaguez ao volante, na modalidade recusa. As infrações foram realizadas durante um comando específico de fiscalização de embriaguez ao volante, realizado no Km 126 da rodovia.

Segundo a PRF, a região norte do estado tem sido alvo constante de fiscalizações da PRF, uma vez que os números de flagrantes de embriaguez na BR-407 chamam a atenção, sendo assim esses comandos são essenciais para proporcionar a segurança viária e evitar acidentes.

Durante o primeiro dia da Operação Carnaval 2023, por exemplo, mais de 50% dos flagrantes de todo o estado foram registrados neste local. Os resultados acendem um alerta sobre a consciência dos condutores a respeito do perigo da combinação consumo de álcool ao volante. É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis.

Infração grave

De acordo com o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é um crime grave previsto no CTB, caso o teor do teste seja igual ou superior a 0,3mg de álcool por litro de ar alveolar, ou se o condutor apresentar sinais e sintomas de embriaguez e recusar o teste.

De acordo com o CTB, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação. A multa tanto para qualquer índice positivo de embriaguez ou recusa ao teste é de R$ 2.934,70 e o condutor pode ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses. Em caso de reincidência em 12 meses, o valor dobra.

Fonte: PRF-BA