
Empresa apresentou desconto de tarifa de 11,21% sob a Tarifa Básica de Pedágio de Multifaixas de R$ 17,71/100km; serão investidos R$ 8,7 bilhões em 30 anos
Mais uma concessão, mais uma conquista. Assim pode ser definido o resultado do leilão para a concessão da BR-040/MG, desta quinta-feira (11), na B3, em São Paulo (SP), que foi vencido pelo Consórcio Infraestrutura MG (Corretora Necton Investimentos), que controla o grupo EPR, detentor de outros quatro lotes, sendo 3 em Minas e 1 no Paraná.
A empresa apresentou o valor de desconto de tarifa de 11,21% sob a Tarifa Básica de Pedágio de Multifaixas de R$17,71/100km. Os outros concorrentes foram CCR S.A. (proposta de desconto de 1%) e Vetor Norte (Corretora Terra Investimentos, com proposta de 0%). Com isso, muito provavelmente, a tarifa de pedágio irá aumentar bastante, pois a atual é de R$6,30 (carros de passeio).
Diante desse resultado, o Grupo EPR passa a contar com cinco concessões rodoviárias, distribuídas nos estados de Minas Gerais e Paraná.
O certame foi promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT). O Consórcio Infraestrutura MG deve investir R$ 8,7 bilhões em 30 anos de concessão.
De acordo com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, foi o encerramento da primeira relicitação da ANTT, com um projeto de qualidade, bem elaborado e construído em parceria com o Ministério dos Transportes, a Infra S.A. e com colaboração do IFC. “Foi um leilão muito disputado, trazendo vários players novos para o mercado de infraestrutura, o que mostra a confiança dos investidores no nosso trabalho. Não só foi aprimorada a elaboração dos projetos, como também a gestão dos novos contratos. Estamos, assim, levando a infraestrutura do Brasil para um novo e revolucionário patamar”, esclareceu.
Ministro dos Transportes
Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, essa foi a primeira relicitação que chega ao final, de forma exitosa devido ao trabalho em equipe. “A ANTT é uma agência reguladora que tem um trabalho de altíssima qualidade, sempre em parceria com o Ministério. Temos que somar esforços, trabalhar juntos, cada um com seu papel”.
Renan Filho concluiu que os projetos de leilões previstos para o ano terão a capacidade de atrair e ampliar o capital privado para a infraestrutura nacional e isso vai ajudar o povo brasileiro, bem como promover o desenvolvimento socioeconômico. “O país está no caminho certo. Viva o êxito deste leilão e que ele possa se replicar nos próximos”, comemorou.
A concessão
Trata-se de concessão, por 30 anos, do Sistema Rodoviário da BR-040/MG, trecho com início em Belo Horizonte (MG), no entroncamento com a BR-356/MG (A) (sentido Belo Horizonte) até Juiz de Fora (MG), no entroncamento com a Antiga União e Indústria (Bairro Triunfo), totalizando 232,100 quilômetros.
O projeto foi estruturado pela ANTT e pela Infra S.A., com consultoria do International Finance Corporation (IFC), instituição vinculada ao Banco Mundial. O projeto prevê investimentos de CAPEX no montante de R$ 5,04 bilhões e OPEX de R$ 3,65 bilhões (totalizando cerca de R$ 8,7 bilhões), abrangendo 163,948 quilômetros de duplicações, 42,153 quilômetros de faixas adicionais, 15,374 quilômetros de vias marginais, 14,230 quilômetros de ciclovias, 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais.
Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente):
- Alfredo Vasconcelos
- Belo Horizonte
- Barbacena
- Conselheiro Lafaiete
- Congonhas
- Carandaí
- Cristiano Otoni
- Ewbank da Câmara
- Itabirito
- Juiz de Fora
- Nova Lima
- Ouro Preto
- Oliveira Fortes
- Ressaquinha
- Santos Dumont
O projeto tem a estimativa de 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

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Inovações tecnológicas
Está prevista a implantação de sistema de iluminação em curvas côncavas com restrição de visibilidade; sistema de análise de tráfego; detecção automática de incidentes; circuito fechado de TV, com 117 câmeras e 20 câmeras na passarela; um sistema de monitoramento meteorológico e três (3) ambulâncias do Tipo C e duas (2) ambulâncias do Tipo D.
Praças de pedágio
Estão previstas três praças de pedágio em: Barbacena (MG), Conselheiro Lafaiete (MG) e Itabirito (MG).

A possibilidade de transição do sistema de cabine para a implantação da cobrança eletrônica pelo uso da rodovia, utilizando o sistema de livre passagem (Free Flow), está prevista no edital da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. “Mesmo com a existência das praças no trecho, já está previsto no contrato de concessão, a possibilidade de migração ao longo dos anos iniciais para o sistema Free Flow. Para adesão, basta apenas que tenhamos a evolução da implementação da tecnologia no país para que isso vire uma realidade na BR-040“, destacou Fonseca.
A concessão prevê o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para os usuários, com o uso de tags. Os usuários frequentes são os que utilizam apenas trechos da rodovia várias vezes por mês, como ocorrem com cidadãos que moram e trabalham em cidades próximas.
Assista, na íntegra, à transmissão do Leilão da BR-040/MG
Com informações da Aescom do MT