Grupo ofereceu desconto de 14% no valor da tarifa de pedágio
Com oferta de 14% de desconto no valor da tarifa básica de pedágio, o consórcio Nova Estrada Real, formado pelas empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L, sagrou-se vencedor do lote rodoviário BR-040/495/MG/RJ, trecho entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
O leilão foi realizado nesta quarta-feira (30), na B3, antiga Bolsa de Valores de São Paulo, na capital paulista, e levou em consideração o critério de seleção de maior desconto tarifário.
Com a vitória, o Consórcio Nova Estrada Real tem planos de investimentos da ordem de R$ 8,8 bilhões, incluindo duplicações, faixas adicionais, vias marginais, túneis e passarelas, incluindo a conclusão da Nova Subida da Serra, entre outras melhorias.
Desconto em pedágios
Além de melhorias na infraestrutura, a concessão trará benefícios operacionais, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático por meio de tags de identificação veicular.
O trecho concedido tem 218,9 quilômetros de extensão e compreende:
- Rodovia BR-040/MG: Do entroncamento com a antiga União e Indústria (bairro Triunfo), em Minas Gerais, até a divisa com o Rio de Janeiro.
- Rodovia BR-040/RJ: Da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio de Janeiro.
- Rodovia BR-495/RJ: Do entroncamento com a BR-040/RJ em Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ no Rio de Janeiro.
Entre os municípios beneficiados diretamente, destacam-se Juiz de Fora (MG), Simão Pereira (MG), Comendador Levy Gasparian (RJ), Três Rios (RJ), Areal (RJ), Petrópolis (RJ), Duque de Caxias (RJ) e a própria cidade do Rio de Janeiro.
O projeto também resgata o valor histórico da rodovia, especialmente no trecho entre Juiz de Fora e Petrópolis, que foi a primeira rodovia pavimentada do país e serviu como caminho para Dom Pedro II rumo à cidade imperial.
Um dos principais destaques do projeto é a nova subida da Serra de Petrópolis, que deve ser entregue até 2029. O túnel principal terá 4,62 quilômetros de extensão e, além dele, serão construídas outras duas passagens subterrâneas na descida da serra.
Diálogo
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, investimentos em rodovia dialoga com tudo. “Teve uma professora aqui da Serra de Petrópolis que disse que estrada melhora a educação, melhora a segurança, melhora a saúde das pessoas. É isso que a gente faz“, resumiu o ministro.
Para o diretor da Construcap, Francisco Campos Júnior, o grupo tem “a responsabilidade e o compromisso de promover modernidade, segurança operacional e eficiência logística para esta malha viária, trazendo ganhos concretos de produtividade e qualidade para todos os usuários.”
Participaram do leilão outros dois concorrentes: EPR e Sacyr, esta última também espanhola. Essa presença maciça de investidores internacionais é fruto dos roadshows realizados pelo MT em vários países, entre eles a Espanha. Durante essas missões, a pasta apresenta o potencial da carteira de projetos a concessionárias e empresas estrangeiras.

Dados econômicos da concessão:
- Investimentos previstos (CAPEX): R$ 5,178 bilhões
- Custos operacionais estimados (OPEX): R$ 2,876 bilhões
- OPEX total (com recursos vinculados): R$ 3,821 bilhões
- Empregos diretos, indiretos e por efeito-renda: estimativa de 130 mil vagas
A concessão da BR-040/495/MG/RJ reforça o compromisso do governo federal com a modernização da malha rodoviária nacional, promovendo segurança, fluidez e previsibilidade logística entre regiões estratégicas do Sudeste e Centro-Oeste brasileiros.

Melhorias
Dentre as melhorias previstas destacam-se:
- 13,1 quilômetros de duplicação;
- 86,6 quilômetros de faixas adicionais;
- 11,7 quilômetros de ciclovias;
- 3 túneis;
- 14,6 quilômetros de vias marginas;
- 13 correções de traçado;
- 13 viadutos;
- 12 passarelas;
- 32 pontos de ônibus;
- 1 área de escape;
- 1 Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros;
- 7 passagens de fauna.
As intervenções viárias mais relevantes do empreendimento estão associadas à conclusão da obra conhecida como Nova Subida da Serra de Petrópolis (NSS), paralisada desde 2016, devido a graves irregularidades cometidas pela concessionária Concer, integrante do Grupo Triunfo.
Clique aqui para ver o projeto, na íntegra

Importância da concessão
A concessão da BR-040/495/MG/RJ é uma medida estratégica para a modernização da infraestrutura rodoviária, promovendo maior segurança, eficiência e conforto aos usuários. A iniciativa contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, facilitando o transporte de cargas e passageiros.