Continuam as obras do Rodoanel de Cuiabá, na BR-163/MT, mas sem prazo de conclusão
RODOANEL: Continuam as obras do Rodoanel de Cuiabá, na BR-163/MT, mas sem prazo de conclusão. Foto: Divulgação/Dnit

Promessa era entregar a obra até dezembro de 2024, o que não ocorreu; serviços estão sendo realizados com a parceria do Governo do Mato Grosso

As obras de construção dos 52 quilômetros de extensão do Contorno Norte de Cuiabá, conhecido por Rodoanel, na rodovia BR-163/MT, em Mato Grosso, continuam, apesar de a previsão ter sido anunciada para dezembro de 2024.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras contam com investimentos (60%) do Governo Federal, por meio do Novo PAC, e o restante do Governo do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

O Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá (MT) e Várzea Grande (MT) tem o objetivo de tirar o tráfego pesado de caminhões das áreas urbanas das duas cidades. Isso ajuda a aliviar o tráfego na região central e também faz com que as viagens de quem passa pela BR-163/364 sejam mais rápidas e seguras.

O empreendimento utiliza soluções modernas de engenharia para atender à crescente demanda de tráfego da Região Metropolitana de Cuiabá (MT) e Várzea Grande (MT).

Continuam as obras do Rodoanel de Cuiabá, na BR-163/MT, mas sem prazo de conclusão
EM ANDAMENTO: Prometida para fim de 2024, a obra do Rodoanel de Cuiabá, na BR-163/MT, não tem prazo de conclusão. Foto: Divulgação/Dnit

Situação atual

Atualmente, 21,5 quilômetros do Rodoanel estão em fase de execução, enquanto os outros 30,2 quilômetros estão na etapa de aprovação dos projetos de engenharia. Toda a extensão da via será duplicada e contará com pavimento rígido de concreto, uma tecnologia de engenharia que oferece durabilidade de 30 anos – três vezes superior ao asfalto convencional, além de ser mais resistente ao intenso fluxo de veículos pesados.

Entre as principais frentes de trabalho em andamento, estão a construção de um viaduto de 130 metros de extensão e uma ponte de 230 metros sobre o Rio Cuiabá, além da realização de serviços de terraplenagem em trechos que incluem o entroncamento com a rodovia estadual MT-010 e áreas no município de Várzea Grande.

O Rodoanel foi projetado para atender aos mais altos padrões de engenharia rodoviária, garantindo segurança, eficiência e durabilidade. A obra reforça o compromisso da Autarquia com o desenvolvimento econômico, a melhoria da infraestrutura logística e a qualidade do transporte no estado do Mato Grosso, consolidando sua posição como um dos maiores produtores de grãos do país.

Logística e mobilidade

Mato Grosso, como principal estado produtor de grãos do Brasil, depende de uma infraestrutura logística eficiente para escoar sua produção, que inclui soja, milho e algodão, para os principais portos do país.

O Rodoanel será uma peça-chave nesse sistema logístico, conectando estrategicamente o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, ao Distrito Industrial de Cuiabá. Essa conexão facilitará o transporte de cargas e reduzirá o tempo de viagem entre os principais polos econômicos do estado, promovendo maior competitividade para o agronegócio.

Além de atender às necessidades do transporte de carga, o Contorno Norte trará benefícios diretos para a mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, as cidades mais populosas do estado. Com a conclusão da obra, os caminhões de carga passarão a evitar o trânsito urbano, reduzindo congestionamentos e melhorando o fluxo de veículos leves nas cidades. Essa redistribuição do tráfego proporcionará maior segurança viária e qualidade de vida para os moradores da região.

Fase final

De acordo com a Sinfra-MT, duas obras que fazem parte da implantação do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande já chegaram na fase final. A construção de duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá e de um viaduto sobre a MT-010 estão com mais de 90% de execução. As duas estruturas serão utilizadas pela população quando o Rodoanel estiver pronto.

Cabe ao Estado do Mato Grosso ficar responsável pelas desapropriações. No total, serão 20,5 quilômetros de uma rodovia duplicada, com pista de concreto, ligando a BR-163/364 em Várzea Grande (MT) até a MT-251, em Cuiabá (MT),além de uma série de outras obras, que fazem parte do projeto.

As duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá, uma para ida e outra para volta, estão com 91% da estrutura pronta. No momento, o Consórcio responsável pela obra está executando a concretagem da laje. Isso significa que estão concretando o local por onde os carros vão passar.

Continuam as obras do Rodoanel de Cuiabá, na BR-163/MT, mas sem prazo de conclusão
QUASE LÁ: A construção de duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá e de um viaduto sobre a MT-010 estão com mais de 90% de execução. Foto: Michel Alvim/Secom-MT

Já o viaduto construído sobre a MT-010 (Estrada da Guia) está 99% concluído, na fase de execução da estrutura utilizada para conter o aterro do encabeçamento, ou seja, os acessos até as pistas do viaduto.

Também haverá outro viaduto, sobre a MT-251. No momento, está sendo preparada a execução das travessas, para que depois sejam lançadas as vigas da estrutura. Ainda estão em execução a construção de duas passagens de nível, em locais de grande movimentação. Uma próxima ao Bom Futuro e outra próxima ao Arautos do Evangelho.

Em relação as pistas, neste momento, o Consórcio está avançando com a execução da terraplanagem do lado de Várzea Grande. Ainda haverá um viaduto no encontro com a BR-163/364 em Várzea Grande e uma trincheira na MT-400, ou Avenida Antárctica.

Ainda está prevista a construção de outra parte do Rodoanel, ligando da MT-251 até a BR-070/163/364 em Cuiabá, depois do Distrito Industrial. Esse trecho inclui a construção de pontes sobre o Rio Coxipó e sobre o Rio Aricá, outro viaduto no encontro com a BR. Com este outro trecho, o Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande chegará a 52 km de extensão.

Histórico

Continuam as obras do Rodoanel de Cuiabá, na BR-163/MT, mas sem prazo de conclusão
ATRASO: As obras do Rodoanel começaram em 2006. Até 2009, foram construídos 9 km, entre a Estrada de Chapada e a Avenida Antarctica. As obras foram paralisadas em 2011, por irregularidades. Foto: Michel Alvim/Secom-MT

As obras do Rodoanel começaram em 2006 em uma parceria entre Governo Federal e Prefeitura de Cuiabá. Até 2009, foram construídos nove quilômetros da rodovia, em pista simples, entre a Estrada de Chapada e a Avenida Antarctica. As obras foram paralisadas em 2011, com denúncias de irregularidades.

Após anos de vários anúncios, mas com obras que nunca saíram do papel, a atual gestão do Governo do Estado destravou a obra, colocando recursos financeiros para que ela pudesse ser retomada e concluída.

Entre os anos de 2019 e 2020 foi realizado um trabalho pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), que solucionou uma série de entraves jurídicos para poder lançar o edital de licitação e retomar as obras. O reinício se deu em 2021, com a assinatura da ordem de serviço.

Com informações da Ascom do Dnit e da Ascom da Sinfra-MT