Investimento previsto será de cerca de R$172 milhões; serviços devem ser concluídos em 1 ano
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), dessa terça-feira (31), a contratação da empresa que vai construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO/MA, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), que foi colapsada no dia 22 de dezembro de 2024, matando, até o momento ao menos 11 pessoas.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra tem orçamento de R$171.969.000,00 e o consórcio construtor – formado pelas empresas Gaspar S/A e Arteleste Construções – terá 12 meses para elaborar os projetos de engenharia e construir a ponte, que vai substituir a Obra de Arte Especial (OAE) Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Ainda de acordo com o Dnit, há algumas premissas técnicas para serem adotadas na nova ponte, denominada Ponte de Estreito; entre elas, a necessidade da travessia ser 100 metros mais extensa que a anterior, resultando num comprimento total da OAE de 630 metros, com um vão livre de 150 metros.
Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, há nítida incoerência nessa escolha. “O mesmo governo que não realizou a obra de prevenção agora tem recursos para reconstruir a ponte, sem licitação. Por que não fez isso antes? Por que deixar pessoas morrerem para depois tomar providências“.
Rizzotto ainda enfatiza que é preciso muita atenção do Ministério Público Federal e do TCU sobre como serão utilizados esses recursos. “O mínimo que deve ocorrer é total transparência e, paralelamente, a comprovação de que todos os irresponsáveis, responsáveis por esta tragédia sejam severamente punidos civil e criminalmente.”
Nova ponte
De acordo com o projeto, a nova ponte deve ter uma largura de 19 metros, ou seja, sete metros mais larga que anterior, e que serão distribuídos em duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, dois acostamentos de 3 metros cada, duas barreiras de proteção tipo New Jersey de 40 centímetros cada, dois passeios de 2,3 metros cada e guarda guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.
“Com o valor de mais de R$ 171 milhões, o DNIT, além de investir em uma nova travessia mais extensa e mais larga, com passeios para pedestres, ciclovia, vai poder executar os serviços necessários de demolição da estrutura antiga e limpeza da área com a remoção dos escombros”, destaca o diretor-geral da autarquia, Fabricio de Oliveira Galvão.
Sem licitação
De acordo com a Autarquia, a dispensa de licitação é um fundamento legal amparado no artigo 75, inciso VIII da lei nº 14.133/2021, que possibilita a contratação emergencial da obra, dando agilidade na construção da nova travessia.
Rotas alternativas
Desde sábado, 28 de dezembro de 2024, os usuários da BR-226/TO/MA contam com novas rotas alternativas, que devem ser utilizadas durante o processo de reconstrução da estrutura da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que caiu no dia 22 de dezembro último, no trecho entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).
Rota 1 (Veículo leves):
– Pegar a TO-126 em Aguiarnópolis até Tocantinópolis;
– Realizar a travessia pela balsa até Porto Franco/MA;
– Seguir pela BR-226/MA (30 km).
Rota 2 (Veículos pesados):
– Pegar a TO-134 em Darcinópolis até a BR-230 em Axixá do Tocantins (149 km);
– Pegar a TO-201 em Axixá do Tocantins até a TO-126 em Sítio Novo do Tocantins (15,1 km);
– Pegar a TO-126 em Sítio Novo do Tocantins até Imperatriz e seguir pela BR-010/MA (26,9 km).
Rota 3: (Veículos pesados)
– Pegar a BR-230 em Aguiarnópolis até Luzinópolis (79 km);
– Seguir pela BR-230 em Luzinópolis até a TO-134 em Axixá do Tocantins (78 km);
– Pegar a TO-201 em Axixá do Tocantins até Sítio Novo do Tocantins (15,1 km)
– Pegar a TO-126 em Sítio Novo do Tocantins até Imperatriz/MA (26,9 km) e seguir pela BR-010/MA.
Para ter acesso à BR-226/TO:
Rota 1 (Veículos leves):
– Pegar a BR-010/226/MA de Estreito a Porto Franco (30 km);
– Realizar a travessia pela balsa para Tocantinópolis/TO e seguir pela TO-126;
Rota 2 (veículos pesados):
– Acessar a BR-226/MA em Estreito até Porto Franco (30 km);
– Pegar a BR-010/MA em Porto Franco até Imperatriz (100 km) e seguir pela TO-126/134.
Bom dia !
Morei em Estreito entre 1973 a 1978 , um Verdadeiro Absurdo esta Tragédia Anunciada !
Estive em Estreito em Julho do Ano passado visitando Amigos e vi a Situação do Piso Danificado! Temos uma Ponte Construída na Divisa do To com o Pa ligando São Geraldo do Araguaia Pa a Xambioá To Faltando apenas as Cabeceiras e o Governo Federal a dois não Realiza a Finalização da Mesma !
Muita Incompetência e Respeito com o Povo Brasileiro !
Até Quando ?
Aguardo Respostas !
Obrigado !