Já são 12 corpos encontrados e há, ainda, pelo menos cinco desaparecidos
A Marinha do Brasil (MB) confirmou o resgate de mais um corpo do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226/TO/MA, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins, em 22 de dezembro último.
Na manhã desta quarta-feira (1º/1/25), mergulhadores localizaram e resgataram o corpo que estava preso na cabine de um caminhão submerso no Rio Tocantins. Segundo a Marinha, a operação utilizou mergulhadores especializados e dispositivos de reflutuação, que ajudam a trazer objetos ou veículos submersos de volta à superfície.
Corpos recuperados de outro veículo
Na noite da última terça-feira (31), outro veículo foi retirado do fundo do rio, contendo dois corpos. Um deles já havia sido localizado anteriormente, enquanto o outro estava desaparecido até então.
Devido ao aumento do volume de chuvas na região, a Marinha informou que a vazão da Usina Hidrelétrica Estreito foi intensificada entre a última terça-feira (31) e a próxima sexta-feira (3). Essa medida tem impacto direto nas buscas, restringindo as operações de mergulho e o uso de drones subaquáticos no período entre 9h e 15h.
Força-tarefa em ação
A operação de buscas mobiliza 87 militares atuando diretamente no local, além de 20 profissionais envolvidos no planejamento e logística. Também estão sendo utilizadas quatro embarcações e drones subaquáticos. As buscas são realizadas em dois turnos, manhã e tarde.
A força-tarefa conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militares dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, além de um representante da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, que acompanha a operação.
A Marinha segue empenhada na localização das vítimas e na recuperação de veículos submersos, enfrentando desafios impostos pelas condições climáticas e pela complexidade do resgate no leito do rio.
Veja a matéria inicial deste caso:
Ponte da BR-226 que liga Maranhão ao Tocantins desaba matando pelo menos 1 pessoa
Vitória do mearim