COXIM: A Gincana do Caminhoneiro estará nesta quarta (7) e quinta (8), das 8h às 18h, no Posto Pegoraro, no Km 786 da BR-163, em Coxim, no Mato Grosso do Sul, para promover mais uma ação do evento com foco nos caminhoneiros. Fotos: Divulgação

Evento será promovido no Posto Pegoraro, BR-116, das 8h às 18h

A Gincana do Caminhoneiro estará nesta quarta (7) e quinta (8), das 8h às 18h, no Posto Pegoraro, no Km 786 da BR-163, em Coxim, no Mato Grosso do Sul, para promover mais uma ação do evento com foco nos caminhoneiros.

De acordo com os organizadores, o evento  – que conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sest/Senat e ANTT – terá um circuito de saúde instalado no pátio do Posto Pegoraro para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, além de dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (conforme disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde da cidade).

Ainda de acordo com a organização, haverá também orientações preventivas de combate ao contágio e disseminação do coronavírus, que enfatizam a importância do distanciamento físico, uso constante de máscaras, quando trocá-las e como fazer a limpeza, além de outras dicas, com os cuidados pessoais.

Segundo os organizadores, o evento tem parceria com Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), onde serão realizados atendimentos com foco em medidas preventivas de detecção de doenças silenciosas que podem atingir o motorista, incluindo checagem do nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes; aferição da pressão arterial para descobrir se há hipertensão e minimizar riscos de ataques cardíacos, além de orientações sobre obesidade e vacinação contra diversas doenças (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município).
PRECAUÇÕES: Caminhoneiros terão a chance de se submeter a testes gratuitos para detectar doenças silenciosas, incluindo checagem do nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes; aferição da pressão arterial para descobrir se há hipertensão e minimizar riscos de ataques cardíacos, além de orientações sobre obesidade e vacinação.
Além disso, haverá ações alusiva ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, nas quais as equipes da Gincana do Caminhoneiro entregarão aos participantes uma cartilha, ressaltando a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Limpeza da cabine

De acordo com a programação, o evento terá também instrução sobre como fazer a desinfecção de pontos estratégicos da cabine. Como complemento da iniciativa, depois de aprender na prática como fazer esse procedimento, o caminhoneiro terá a chance de testar sua habilidade ao volante. Para isso, deve percorrer um trajeto demarcado por cones, se preocupando em desviar deles e mostrando destreza nas manobras para concluir a pista.

A destreza do caminhoneiro no percurso pode torná-lo um candidato a ganhar um caminhão IVECO Tector 0Km. É que em cada etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro, um participante da prova de slalom (zigue-zague entre cones)  – o que obtiver o melhor tempo na pista e menos penalidades – é classificado para a semifinal (neste caso, a terceira, masrcada para Assu, no Rio Grande do Norte), na qual terá a chance conquistar uma vaga para a grande final, que premiará o vencedor com o cobiçado prêmio.

Como participar

Para participar da 29ª Gincana do Caminhoneiro – que conta com patrocínio dos postos Petrobras da Rede Siga Bem e da IVECO -, o profissional deve apresentar CNH categorias C, D ou E.

Quanto ao teste de habilidade, embora ele seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras. Mais informações no site da Gincana do Caminhoneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui