Para muita gente, início de feriado significa pé na estrada. Em todo o Brasil, pessoas deixam suas rotinas de lado para aproveitar o tempo livre nesta sexta-feira (2). Neste Dia de Finados, nove mil policiais vão se revezar na fiscalização das rodovias brasileiras.

Em São Paulo, a movimentação começa a aumentar nas estradas que ligam a Região Metropolitana da capital com a Baixada Santista. Os motoristas devem ficar atentos, porque as pistas estão escorregadias. Choveu de madrugada. Entre 200 mil e 300 mil carros devem seguir em direção às praias do litoral paulista até domingo.

Na Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, quem segue em direção à Região dos Lagos encontra o trânsito livre nesta manhã. Estima-se que mais de 270 mil veículos passem pela praça do pedágio durante o feriado, um aumento de 9,5% no fluxo de carros em relação ao mesmo período do ano passado.

Na BR-116 e BR-101, que liga São Paulo a Florianópolis, a movimentação é pequena em direção ao litoral de Santa Catarina, mas a Polícia Rodoviária espera que o trânsito fique mais intenso pela manhã.

Na Bahia, quem sai de Salvador rumo ao interior do estado, na região de Feira de Santana, encontra trânsito sem retenções na BR-324.