Caminhoneiro dirigia rodotrem a 147km/h mas atualmente a PRF não pode multar pela velocidade registrada no tacógrafo

O policial rodoviário federal, Tércio Baggio, aborda um tema que incomoda muita gente do trecho: controle de velocidade de veículos pesados. Existem meios para evitar que abusos ocorram e que a impunidade seja quase rotina. Baggio coloca o ‘dedo na ferida’, com um único objetivo: preservar vidas.

A proposta do policial, tese que o Estradas.com.br apoia há 20 anos, é a possibilidade de usar a velocidade registrada pelo cronotacógrafo – a caixa-preta do setor de transportes – para punir os infratores que colocam vidas em risco, transportando dezenas de toneladas nos veículos de carga. A mesma tese pode ser usada para o transporte rodoviário de passageiros.

Leia com atenção e compreenda mais como esta mudança no controle de velocidade pode impactar positivamente a segurança rodoviária. A contribuição de Baggio é ainda mais relevante porque vive a realidade e conhece as consequências das tragédias causadas por condutores irresponsáveis.

Crimes intocáveis, por Tércio Baggio*

A imagem acima  mostra a velocidade máxima atingida por um veículo que na BR 163 em Campo Grande: Atingiu 147 Km\h em algum momento anterior à abordagem.

“Nem é tanto”, alguém poderia dizer. A PRF já fez flagrantes de velocidades acima de 200 Km\h. Verdade. Só que o detalhe aqui: Não se trata da velocidade de UM veículo, mas sim de QUATRO,  unidos num conjunto que se denomina popularmente por rodotrem.

A foto é do equipamento  “tacógrafo”, que faz o registro inalterável da velocidade desenvolvida, em função do tempo, por todo o conjunto. Uma espécie de caixa-preta do grupo de veículos composto por caminhão-trator, dois reboques e uma dolly (plataforma veicular para ligação de reboques).

O conjunto  transporta cargas de 50 toneladas e o peso bruto total (carga + veículo) atinge 74 toneladas. Isso, claro, presumindo que não esteja em excesso de peso. (infração bem comum de se observar quando se dispõe de uma balança para fiscalização).

ARMA DE DESTRUIÇÃO: Uma carreta com 74 toneladas, trafegando a 147km/h, pode ser uma ‘arma de destruição’ em massa. Foto: Divulgação/Ilustrativa

Para se ter uma ideia do que representa isso, um avião comercial Airbus A320, pousa com peso semelhante, e precisa de 1,5 quilômetro para parar. É certo que a velocidade da aeronave é bem maior, durante o pouso (cerca de 250km/h), mas  tem a seu favor freios feitos para suportar altíssimas temperaturas e o apoio de resistência de reversos e outras estruturas aerodinâmicas que lhe permitem parar nessa distância.

Se considerarmos as necessidades aqui do trânsito e de nossas rodovias, raramente há mais de 100 metros pra sair de uma situação surpresa que apareça à  frente.

Conversando e mostrando essa imagem para outros bons motoristas de rodotrem que também foram abordados (exibindo tacógrafos com registro de velocidade dentro do permitido) foram taxativos quanto à possibilidade de parar nesse velocidade.

Não tem como parar nessa velocidade. Impossível,  Ficará dependendo de enormes distâncias na qual o freio possa esfriar“, disse um deles.

Então, assim estamos: dirigindo nossos veículos de passeio contra “Airbus A320s” que não podem parar.

E qual seria a solução para algo tão grave? Um caminho viável, seria alterar a legislação para permitir a multa de velocidade baseada no tacógrafo, afinal, é um equipamento universalmente utilizado e conta com obrigação de ser aferido pelo Inmetro a cada 2 anos.

E sobre os radares? Já não temos um equipamento para esse fim de aferir velocidades? Bem. Posso dizer que são bem pouco eficientes para aferir velocidade de caminhões, pois seus motoristas possuem uma forte rede de informação composta de rádios PX , aplicativos, além da famosa infração de “sinais de luz pra avisar da fiscalização” para escapar da punição.

Em qualquer país sério,  motorista de caminhão com essa velocidade sentaria na frente de um juiz e teria sua CNH suspensa ou caçada de forma célere. No Brasil, a PRF vê a infração e libera sem poder fazer algo concreto, a não ser, claro, quando ele já causou o acidente e  o tacógrafo evolui, de mero registro, para prova criminal em um homicídio no trânsito que não se conseguiu evitar em fiscalização.

No Brasil é assim. A tragédia é anunciada aos quatro ventos, mas só se faz algo após sua materialização.

Foto: Divulgação

(*) Tercio Baggio é policial rodoviário federal há 24 anos, e atua no Mato Grosso do Sul

104 COMENTÁRIOS

  1. Concordo que exesso de velocidade causao acidentes mais existem tantos fatores que causa muito mais acidentes e ninguém fala nada.
    Exemplo condições de estrada precárias é um dos motivos que mais causa acidentes!
    Existem rodovia pedagiadas com condições precária provocando acidentes, agora imagina as estradas que não são pedagiadas.
    Motorista de veículo de passeio, andar drogados e bêbados a 200kh por simplesmente por diversão.
    Caminhoneiros mtas das vezes chega cedo pra carrega ou descarrega e são liberados atarde ou anoite tendo que roda a noite toda correndo para consseguir carrega ou descarrega novamente…

  2. Eu concordaria com tudo, desde que apliquem as mesmas exigencias e leia aos condutores de carros tbem. Pois em sua grande maioria são um monte de bebados e drogados dirigindo seus carros sem nenhuma exigencia. Toxicologicos e tacogragos para todos. Na maioria dos acidentes envolvendo um caminhão, sempre teve slgum idiota num carro que tentou fechar o caminhão e o caminhoneiro pra poupar a vida do idiota joga o caminhão pra fora. Resumo.. o imbecil do carro vai embora e o coitado do caminhoneiro que fica no prejuiso e com as represálias.

  3. Queria comentar não, mas esses aí que estão chamando caminhoneiros de bandidos e assassinos, com certeza a esposa ou namorada foi embora com um deles , na pior das hipóteses: descobriu que sua genitora traiu seu “pai” com um caminhoneiro e ele nasceu!

    Abraço!

  4. Esses bandidos como falou o comentário acima, é o que leva comida pra mesa de vcs…então respeitem essa classe trabalhadora.

  5. Se todos motoristas se comportassem como os camioneiros não teria tanta mortes no transito ai vem babaca que nem sabe oque é um caminhão chamar trabalhador de bandido e assassino.

  6. Porque só o caminhão tem que ter o tacografo? Porque só o motorista de caminhão precisa fazer o exame topologia?porque essa lei não é prá todos

  7. Concordo com o comentário do Jocimar; em muitos casos, o caminhoneiro é levado a praticar esses crimes pelas condições que lhes são impostas pelo empregador. Que isso não seja interpretado como desculpa esfarrapada… é uma causa do problema! E não adianta só mudar a legislação com multa e suspensão de habilitação. Tem que criar mecanismos para evitar e punir pesadamente os abusos praticados pelos empregadores também!

  8. Acho que a PRF dá muito mole para caminhoneiros, verdadeiros bandidos nas rodovias. Não respeitam a velocidade que lhes é atribuída, não andam na pista para caminhões. Provalecidos, ignorantes e assassinos é o que são.

    • Vc só deve ser mais um fraco de volante, motorista de final de semana,que não consegue se quer ultrapassar um caminhão,por isso, fique atrás que é mais seguro para vc e todos!

  9. E como por a raposa cuidar do galinheiro.
    A PRF vive reclamando do salário,aí vai punir motorista pelo tacógrafo e aí mesmo que a PRF vai cruzar os braços e não fazer mais nada.
    So dá entrevista para aparecer na mídia,e ferrar com a vida dos trabalhadores.
    Aí vem um cidadão desse falar em preservar vida, como fizeram com o cara lá em umbaúba.
    A PRF é uma entidade que oprimem os fracos e abaixa as calças para os poderosos.
    É como outro comentário que vi aqui, ninguém pune o transformador,os embarcadores.
    Fica fácil acusar motorista.
    Mas a justiça e a mídia trata todos como os caminhoneiros,mas esquece que tem divisão entre a categoria.
    Como, transportadora proprietário, os funcionários da transportadora e os autônomos.
    Cada uma na sua categoria, todos acham que é tudo a mesma coisa,mas não é.
    O patrão manda,o funcionário tem que obedecer ,já aí te duas classes a de patrão e empregado Já o autônomo tem um pouco a mais de liberdade .
    Põe exemplo essas leis que o STF derrubou,ficou bom para o motorista mais ruim para os patrões,e quem daí parar???,o favorecido ou o desfavorecidos.
    É muita estupidez da PRF e a mídia sempre acha que o caminhoneiro e sempre culpado.

  10. Esses motoristas são irresponsáveis junto com ebanbarcadores por aceitar essas cargas depois ficam loucos pra cumprir o prazo o policial está com razão tem que mudar as leis caminhão desse porte rodar até as 18horas e ponto final e a PRF fiscalizar a noite toda esses caras se acham atropelando todos que vem pela frente

  11. Joelma, logo se vê que vc também é irresponsável. SUA vida vale um emprego? Sua mãe, mulher,filhos te esperando em casa e vc no necrotério?

  12. Importantíssimo avançar para que se possa multar a partir do tacógrafo. Não é admissível condutores “profissionais” assumirem, deliberadamente, riscos de causarem tragédias pelo simples fato da impunidade imperar neste meio.

  13. A punição pelo tacógrafo,seria a melhor solução, mais vejam só, sai da minha cidade de Ourinhos SP, fui até Tangará da serra MT , deu 1.640 km , não fui parado nem uma vez.
    Falta fiscalização.

  14. Falar de caminhoneiro é fácil porque anda a 147 km por hora e carro de passeio com família inteira que anda a 180 ou a 200 ninguém fala nada aí colide em um caminhão a 80 por hora a culpa é do caminhoneiro bêbado dirigindo mas não pode tomar a carteira porque é um juiz um procurador um empresário é muito fácil olhar o rabo dos outros ao invés de olhar pro próprio.

  15. O grande problema è que sempre tem algum caminhoneiro que aceita se sujeitar a exigência do contratante. Se todos se negassem, não haveria esse tipo de pressão.

  16. É fácil resolver, comecem pelos amiguinhos que estão na internet postando suas façanha.
    Depois, comecem vcs polícias,a fazerem seus trabalhos,parem de ser corruptos,oportunistas e aproveitadores.

  17. Concordo em punir os que desrespeitam a lei, sou MOTORISTA PROFISSIONAL a empresa onde trabalho tem a velocidade controlada muitas vezes tenho que sair da pista por quê outros motoristas jogam o veículo deles em cima, eles acham que estou atrapalhando o trânsito, mas por que aplicar a lei em uma parte dos motoristas, quando o correto seria aplicar em todos,o exame toxicológico só os Motoristas profissional são obrigado a fazer quantos motoristas de carro, moto matam no trânsito por estarem drogados ou pelo exesso de velocidade, será por que quem faz as leis tem medo de ser pego nela?

  18. Não se pode negar que existem profissionais irresponsáveis, mas a fonte não são os motoristas, e sim as empresas que obrigam .
    Digo mais, não é difícil encontra o responsável, falta é querer!

  19. Bom dia! A matéria é bem escrita não falta com a verdade!!!+ queria ver tanto âmbito em cuidar a jornada de trabalho de nois motorista ,pois jornadas sempre acima do permitido tbm é muito perigoso tanto como a velocidade!!! Além de trabalhar a mais do permitido ainda não recebe pelo trabalho!!! Seria um boa matéria esse assunto!!! Porque empresas tbm são bandidos em explorar o trabalhador!

  20. É muito fácil condena os motorista na verdade é a classe mas fraca, quem marca os horários para carga e descarga?esses são peixe grande nada acontece nem falam neles,

  21. Isso é igual as leis contra agressores de mulheres… só se prende o infrator depois que ele matar a vítima…e colocar a culpa nas empresas não tira a responsabilidades dos motoristas…se não está certo, muda de emprego.

  22. Como a PRF vai fazer punições se a máfia tá em todos os lugares é quase impossível. A punição só é aplicada ao motorista que tem um ou dois caminhões alguém já teve alguma notícia de que uma empresa de grande porte tenha sido autuada por descumprir as leis. Só quem paga essa conta é o motorista pequeno o coitado que muitas vezes não tem como fazer no caso de ser autuado pelo policial agora ninguém vai mexer com gente grande

  23. Concordo mas, a PRF acredito não poderia punir embarcações. Como vc sabe a PRF tem dever de fiscalizar as estradas. Cabe a outros órgãos de fiscalização de cada estado ou município o teor compromisso

  24. Veja…dez anos viajando com carreta pro mercosul.argentina,Chile,Uruguai e Peru…nesses países não é frequente acidentes envolvendo caminhões…sim porque as leis são bem rígidas. Na AR E CHILE..se a velocidade permitida no trechos das rodovias.( RP.RN.) é 80hmh na é 81…se é 60 kmh não é 41…60 não é 61…as multas não é boleto bancário sim a vista no banco..
    Essa narrativa de motoristas que dizem que a culpa é do embarcador não justifica a imprudência…” é o sujo falando do mal lavado” terceirizando a culpa…

  25. Veja…dez anos viajando com carreta pro mercosul.argentina,Chile,Uruguai e Peru…nesses países não é frequente acidentes envolvendo caminhões…sim porque as leis são bem rígidas. Na AR E CHILE..se a velocidade permitida no trechos das rodovias.( RP.RN.) é 80hmh na é 81…se é 60 kmh não é 41…60 não é 61…as multas não é boleto bancário sim a vista no banco..
    Essa narrativa de motoristas que dizem que a culpa é do embarcador não justifica a imprudência…” é o sujo falando do mal lavado” terceirizando a culpa…

    As leis no de tranzito de veículos de carga no Brasil têm que endurecer mais pra coibir esse tipo de vandalismo criminoso.
    Hoje é apelidado caminhão ” modinha” adulteram as características do veículo e sai por aí matando e multilando vidas…

  26. Muito fácil falar que as pessoas são irresponsáveis e ou criminosas, sem mencionar o que levou ao cometimento de tal fato, e responsabilizar também aqueles que concorrem para que isso aconteça, claro que nada justifica o cometimento de um delito, todavia, é comum nesse país sem lei se deparar com reportagens como essa, tentando prejudicar um unico segmento sem mostrar as causas. Algum repórter já fez alguma matéria sobre o motivo que levau uma motorista profissional a tráfego com velocidade acima do permitido? Pelo menos já mostrou em suas reportagens sobre o assunto a situação das rodovias: sem condições de tráfego, devido falta de conservacao, lombada eletrônica em locais desnecessário e os famosos quebra molas, basta ver o exemplo nos próprios posto de fiscalização da PRF (3 quebra mola num espaco de 100m). Toda essa falta de regra ou de respeito ao direito dos outros ninguém fala, lamentavelmente, só reclamam e querem impor mais normas a um unico segmento, não basta o exame toxicológico? A falta de conservação das rodovias e grande quantidade de outros obstáculos contribuem tambem para excesso de velocidade dos veículos em geral. Infelizmente, estamos vendo constantemente ataques e discriminação ao motorista profissional, como se o ato de dirigir não fosse o mesmo para o condutor de outomovel ou veículo de carga.

  27. Pois é né amigo, culpar o emprego é fácil,vai pra cima dos patrões pra ver c vcs aguenta….. não fazem nada pra melhorar para o motora ,mais para atrasar o lado de todos nós,fazem leis todos os dias………

  28. que tal a PRF tirar a bunda das bases fazer como era antigamente? antes era bobear e tomava uma multa pois eles ficavam em pontos aleatórios com o radar móvel.
    já hoje? em alguns lugares é a coisa mais rara encontrar com alguma viatura.
    BR-163 Cuiabá -Santarem por exemplo, é como uma terra sem lei, tacógrafo nenhum vai mostrar as imprudências que se comete ali e nem todo acidente tem origem no excesso de velocidade.

  29. Não fornece estrutura de pista, não tem estacionamento para descanso e ainda fica com baixaria. Eu já vi muito acidente por buraco na pista,por corrupção em obras públicas mas dificilmente por “excesso” de velocidade. Parem de ficar ouvindo PRF e o estado que coloca na sua cabeça que a culpa é sempre sua e não dos palhaços que deveriam cumprir seu papel fornecendo boa estrutura para rodar.

  30. Como a resportahem falou,isso é na região do mato grosso onde os “profissionais” rodam dia e noite pq ganham através de comissão.Sendo assim não se pode esperar nada mais qie esse tipo de situaçao.

  31. Fui camioneiro por 35 anos hoje estou aposentado e com caminhão na estrada ainda o problema as empresas colocam no volante esses meninos sem curso nenhum curso de direção defensiva seria uma das coisas e sim concordo multar pelo tacógrafo o problema que esses mecanismos tão estragando

  32. Os que tem, dinheiro e poder
    Faz,o que quer com os outros

    Em qualquer, profissão

    Morreu, colocar outro
    No seu lugar

    A produção não pode parar

    Nas empresas, ou em qualquer setor, seja pública, ou privada

  33. Infelizmente no Brasil tem sempre os dois lados da moeda e eles sempre acham o lado certo o lado de quem respeita as leis pra acabar pagando a conta de tudo caminhoneiros sempre foram vistos como bandidos e as matérias sempre dão destaque ao lado negativo ninguém da realidade do dia a dia do trabalhador caminhoneiro

  34. Deveriam fiscalizar nossos políticos que roubam a uma velocidade altíssima.

  35. Concordo com o policial, desde que, seja obrigatório em carros de passeio e motos também, não são só caminhoneiros q causam acidentes em altas velocidades, carros e motos também.

  36. Klebinho de Jundiaí, vó apresentar essa matéria ao ministério público federal e cobrar reuniões com os órgãos do setor.

  37. Perfeita a colocação do jocimar,as empresas estão cada vez mais exigentes qto a cargas de horario, aí é pegar,cometer os abusos ou perder o frete, a punição tem que ser partilhada com o embarcado,punir o camioneiro e fácil, quero ver ser criado uma legislação para punir os tubarões (donos de grandes empresas)muitos deles inclusive políticos de influência que usam empresas de transporte como fonte de lavagem de dinheiro,vamos ser justos,o pau que bate em Chico tem que também bater em Francisco.

  38. Prq tudo e em cima de caminhão, por que não se aplica toxicológico para todos motoristas, por que andamos a 89 km e automóvel passa a 200 km por nós , prq nos feriados somos obrigados a ficar parados em postos e motoristas de automóveis são liberados pra beber correr e fazer irresponsabilidade,o Brasil tem que mudar , mas não e só punindo uma classe que carrega o Brasil nas costas não.

  39. Obs precisamos de mais uns dez tércio as nossas rodovias virou uma pista de corrida dos Rodotrem e só ir pra Miranda que vai ver a farra dos Rodotrem

  40. ATÉ CONCORDO EM PARTE COM O POLICIAL.SO NAO CONCORDO .UMAS COISAS A VELOCIDADE DE 80 KM POR H É MUITO POUCO DEVERIAM ALTERAR PRA 90 E NO MAXIMO 100 EM RODOVIAS DUPLICADAS…OUTRA COISA EZIXIR TACOGRAFOS OU COISA PAREVIDA EM CARROS TAMBEM .PORQUE 90 % FOS ACIDENTES TEM CARROS ENVOLVIDOS E SÃO OS MAIORES CULPADOS …É FATO QUE TEM MOTORISTA DE CAMINHÃO EZAGERA MESMO MAS SÃO A MINORIA…E AINDA VEM OS HORARIOS QUE AS TRANPORTADORA DA PARA CUMPRIR APERTADO…QUE NÃO É MEU CASO..SOU PROPRIETARIO MOTORISTA .E JA TRABALHO A 52 ANOS DIRIGINDO E NUNCA ME ENVOLVI EM ACIDENTE..OUTRA COISA AS VEZES SOMOS OBRIGADOS A TOCAR COM SONO NÃO EXISTE PÁTIO PRA POUSO.ENTRA GOVERNO SAI GOVERNO E NADA SE FAZ QUANTO A ÁREA DE DESCANCO..E É SÓ CAMINHÃO QUE ALMENTA….

  41. Tem que arrumar e as estradas aos invés de preocupar se motorista tá correndo ou não, como que eles não vão atrás de que tem BMW, audi , e andam a 180 ou 200 na rodovia?

  42. Os carros andando em alta velocidade direto ta ok, caminhão vai a essa velocidade nas descidas. Igual o exame toxicológico que é somente pros profissionais,existe muito drogado andando de carro e moto colocando vidas em risco e ninguém faz nada. Esse site sempre fala abobrinha e trata nos profissionais como irresponsáveis sempre.

  43. Br 376 está entregue Estrada sem lei polícia rodoviária furnas está desativadas ponta grossa pr a ctba pista de corrida caminhões e veículos quando ti há pedágio tinha controle hoje está entregue a velocidade alta sem controle

  44. O Sr.Baggio tem muita razão em preocupar com vidas salvas.Gostei do comentário do Sr.Jocimar,mas o que não deveria permitir o governo não impedirá; fabricar veículos tão enormes que fossem tão somente com a finalidade de transportar equipamentos longos.O que vemos;bi trem ou rodotrem que tiram empregos de mais um motorista;(duvido saberem o que se passa após 13 metros de um veículo) qual profissional escutará uma anormalidade? Mais pelo CTB és responsável pelo veículo que está sob suas mãos.As rodovias não suportam tantos veículos pesados e nas cidades destroem as vias que também não estão.Além de fazerem os profissionais verdadeiros milagreiros trafegarem entre ruas estreitas e receptores mal localizados.Inadmissível mesmo fabricarem implementos gigantes para transportarem algo que exige horário programado.O governo fazendo o principal,e punir com rigor os maus condutores de qualquer tipo de veículos.O Exame Toxicológico que deve ser para todos os condutores de veículos motorizados só exigem para profissionais,provado que a irresponsabilidade e impunidade juntas abraçam o grande número de acidentes.

  45. Tem que ter um lei para punir esses condutores irresponsável e muitas vezes usa substância controlada…..tem que punir no tacografo as velocidade de caminhao SIM

  46. O escritor também cometeu um crime intocável, que é a desinformação falta de conhecimento técnico e má fé aí informar de maneira no mínimo displicente se utilizando de uma foto de “Bitrem” de 9 eixos, o chamando de Rodotrem. Erro por Erro tanto o escritor como o motorista flagrado estão errados e SÃO PROFISSIONAIS RUINS.

    • A foto é uma ilustração. E foi colocada pelo nosso portal. Portanto, o PRF está certíssimo, afinal, não é so rodotrem que eles pegam nesta velocidade. Já você parece mais preocupado com a foto do que com a situação absurda e criminosa de andar a 147km/h com uma carreta.

  47. Essa PRF come rios de dinheiro nosso ,e os bandidos estão aí fazendo uque quer roubando caminhões pineus ,droga rolando solta pra todos os lados e esses cara mexendo com trabalhador ,vai lá prender bandido que nosso país está enfestador … instituição fracaçada que não consegue acabar com a bandidagem mais tá aí infernizando quem trabalha ,outra coisa vão pedir cobrar melhores rodovias por k nossas rodovias é da época de charanga …aí vem Fala que tá preocupado em salvar vidas vão toma vergonha nessa cara com essa d salvar vidas .

  48. Para min não importa o tamanho do veículo!! Se tem nove eixo, sete ou carreta normal. A grande maioria destes caminhões andam acima da velocidade. São uns irresponsável pilotando estes caminhões e fazem qualquer coisa pra ultrapassar na estrada. Fico feliz quando vejo estes caminhões trancado na Polícia. Kkkkk e a polícia dele multa nestes abusados de merda. Se acham os donos da estrada. Está na hora de melhorar outros meios de transporte…como trem, navios e tirar um pouco destes caminhões da estrada. Daí vai ficar só os motoristas bons.

  49. “Em qualquer país sério como diz a narrativa kkkkkk!
    Brasilllllllsillllllllllll…

  50. Bem complexo isso! Os caminhões modernos são eficientes! A legislação ou os legisladores deveriam conversar mais com os profissionais do volante para analisar melhor essa situação pois caminhão carregado e uma coisa e vazio e outra ! E isso são palavras de um profissional, de 80 para 100 Km já seria um avanço muito grande !

  51. Exatamente, Percebi na hora também! Esse conjunto da foto é o famoso “Bi-trenzão” 9 eixos!

  52. PRF sendo PRF, sedenta em multar usando a falsa prerrogativa da segurança e preocupação com a vida alheia. Não dou conta não viu.

  53. E quem trafega nas rodovias dos rodotrens corre um risco grande de ser esmagado eles não respeitam nada e tem mais ultrapassa qualquer lugar fecha os outros faz fila e ninguem
    consegue ultrapassar misericórdia criminosos pagando de trabalhador……

  54. Sou motorista carreteiro há mais de vinte anos, não acho seguro desenvolver uma velocidade assim, com um veículo de carga. Porém, 80 km/h também não acho que seja o limite… Esse valor foi concebido na década de 60, quando os veículos não dispunham de tecnologias, nem de materiais resistentes como dispomos hoje. Defendo que, veículos de passeio trafeguem a 120 km/h, de passageiros a 100 km/h e que os de carga trafeguem a 90 km/h.
    Sobre comparar um Rodotrem à um Airbus, é uma idiotice! Pois comparar uma aeronave (que tem que tirar todo o peso do solo e elevá-lo à 33.000 pés), com um veículo terrestre, é sem comparação! Mas, já que quer, vamos lá! A indústria automotiva, assim como a aeronáutica dispõe de legislação e engenharia que constroem seus produtos dentro de normas pré-estabelecidas. Então, um air bus possui reverso e freios aerodinâmicos. Os cavalos mecânicos, possuem freios motores altamente potentes, retarders e, um Rodotrem, dezoito pontos de frenagem nas rodas. O Air bus, só tem 3! Se é números que interessa, aí estão!

    Se quiser discutir dentro da lógica e da realidade, ótimo. Senão, ficar de sensacionalismo é covardia! Pois muitos cidadãos não conhecem à fundo, nem uma carreta; nem um avião!

  55. Sou português 75 anos vivo no Brasil há 9 anos fui camioneiro pela Europa e nossos caminhões tem bhip de velocidade mesmo qo acelerado não passa do limite por lei…viajo de carro muito na BR 116/101 são Paulo Florianópolis é incrível como se dirige no Brasil ….abraço para todos os camioneiros. pensem nos vossos filhos e dos outros

  56. É e tem mais uma a polícia rodoviária federal, quase que em todas as bases estão dormindo ou não fazem a mínima a noite,eu passei por isso em luz os guardas não atenderam a mim quando bati na guarita

  57. Bem assim mesmo exigir na DANFE horário de saída e de chegada e assim se não estiver de acordo chamar na multa o embarcador

  58. O correto seria a polícia federal ou Rodoviária Estadual procurar saber que dia o motorista carregou e vê o tempo estipulado pela empresa se está adequado, tem empresa que demora de 3 a 4 dias para carregar, mais quando carrega quer que o Profissional tira o atraso que foi de irresponsabilidade da empresa…..sempre quem paga o pato é e sempre será o motorista.

  59. Concordo com o caminheiro
    Mas porém temos que respeitar as velocidades máxima permitidas pela rodovia
    A anos sem condutor de veículo de passeio trafegando por rodovias do Brasil não tomo multas
    A regra é para respeitar os limites estabelecido

  60. A legislação brasileira no que diz respeito ao trânsito, é muito branda. Enquanto permanecer como está, milhares de pessoas vão perder a vida, ou ficar mutiladas, em decorrência de acidente de trânsito causado por motoristas irresponsáveis, porque não diria, assassinos. O correto, seria reformar a lei, e punir motoristas que causa acidente com morte, por excesso de velocidade, a vinte anos de prisão em regime fechado, e sem direita a progressão de regime.

  61. A culpa é daquela peça que está atrás do volante num acidente o patrão não está nem aí. Preciso ter conciencia caminhão vem de fábrica com 12 marchas

  62. A PRF devia fiscaliza mais com operaçoes com radares não sei si e o efetivo qui e pouco pois trafego na 163 dificilmente vejo radares a não ser no mesmo trecho di sempre a onde todos motorista já sabem ese Rodotrem aí só atige esa velocidade si for numa decida pois sou motorista a 22 anos em linha reta Eli nunca atinge esa velocidade nunca não tô defendendo ese motorista até porque Eli e inrresponsavel numa velocidade Desa.

  63. Boa Noite sou Daniel Borba tenho 62 anos e 43 de estrada conheço 24 capitais do Brasil e tenho um bitruck e vamos pra o assunto que é velocidade, é muito desafiador o momento, realmente a gente passa por diversos perigos pois os colegas pensam que estão numa pista de corrida que estão todos disputando o primeiro lugar.

  64. Sou caminhoneiro e não andaria com um Rodotrem carregado a está velocidade. Mas a culpa não e só destes irresponsáveis, pois já perdi vários carregamentos por não poder cumprir a entrega no horário que o embarcador me exigiu. As empresas que exigem que caminhoneiros andem sem limite de velocidade, sem dormir, e sem poder se alimentar dignamente e comum. Porque a PRF não propõe punir embarcadores irresponsáveis , juntamente com os motoristas. Ir pra cima do trabalhador e fácil, difícil e punir quem exige está irresponsabilidade dos caminhoneiros como prerrogativa de trabalhos

    • Olá, amigo com certeza tem boas doses de irresponsabilidade nesta situação, mas concordo com vc, é muito simples e fácil um policial ao nos abordar colocar em ação sua autoridade em cima de um trabalhador que na maioria das vezes para não perder a carga tem que se sujeitar as regras do embarcador ou do patrão, há claro ser autoridade com um trabalhador e bem mais fácil que com um mau caráter seja ele do crime sujo ou do colarinho branco.
      Sou caminhoneiro, sigo as regras por segurança, mas não por respeito ao PRF, ou qualquer outro tipo que se digam autoridade no trecho.

    • A partir do momento que o condutor tenha a possibilidade de ser punido por tal ato, as empresas não terão como cobrar este tipo de conduta dos seus motoristas, que responde por acidentes não são as empresas, são os condutores, e cabe a cada um decidir sobre o que pode e não pode fazer, não tem como terceirizar essa responsabilidade

    • Boa gostei falar mal dos infratores menores é fácil agora falar dos verdadeiros infratores tubarões os donos do ouro ninguém fala…

    • Não tira o corpo fora. A culpa é de vcs fim. E quem deve punir as empresas não é a PRF, e sim o congresso, que tem de fazer lei para isso. Caminhoneiro é bandido sim. Viajo bastante e vejo absurdos por aí.

    • Pq não é atribuição da PRF e sim do Ministério do trabalho e Justiça do Trabalho, que o mito e seus aliados ajudou a enfraquecer.

    • Concordo com Jocimar,a classe empresarial e encarregados são os menos importunados,fazem e dizem o que querem,afinal o sistema devia cobrar como dita, direitos e obrigações.

  65. A foto da Scania acima de não é de um rodotrem e sim de um bitrem de nove eixos

    • Sim! Bitrem nove eixos mas, suporta a mesma quantidade de PBT de um rodotrem.

    • O que menos importa é a foto se e bitrem ou rodotrem… presta atenção na notícia rapaz… 147 km/h com uma carreta e vc vem se importar com porcaria de foto????

    • Eu conheço a composição de dois reboques e uma Dolly como rodotrem. Bitrem de nove eixos eu conheço como bitrenzão, pois tem dois reboques com três eixos cada.

  66. Quando policial é medroso, tem medo de abordar bandido,fica inventando o que fazer pra prejudicar trabalhadores, falta de comando. Tem tanto medo de bandidos que não deixam os caminhoneiros pernoitar ao lado da base, expulsão, te acordam e mandam seguir viagem, seja a hora que for.

  67. Acho que deveriam implantar um limitador de velocidade como os veiculos escolares saem de fabrica, ou seja, atingiu a velocidade aferida corta a aceleraçao do veiculo. É uma alternativa.

  68. Kkk seu comentário é igual um papel higiênico de limpar a bunda de um político safado que compra voto no interior do Maranhão.

  69. Boa noite .abordagens exames toxicológico nas praças de pedágio ou paradas .caminhões com limitador de velocidade. Treinamento

  70. No caso, a foto da matéria, não é um Rodotrem e sim um bitrenzão. Não usa o Dolly esim a quinta roda na primeira carreta.

  71. Em um país sério os camioneiros são tratados como jente só pensa em fazer lei pra recadar dinheiro

  72. Em um país sério os camioneiros são tratados como jente só pensa em fazer lei pra recadar e não pra melhorar as estradas melhorar os fretes a nossa vida.nao tô querendo dizer q ese irresponsável q tá nessa velocidade tava certo mas só vejo falar em multa e mas multa

  73. Em qualquer país sério os camioneiros sao tratados como gente e não como cachorros pelas autoridades vcs só qurem fazer leis pra punição aos camioneiros e pq não fazem leis para melhorar a nosso vida seus fdp só falam merda venha sentar na frente de um volante pra ver oq nos passa não tô dizendo q esses mãos motorista q anda a essa velocidade tá certo.mas só vejo falar em punir nos ngm se preocupa oq agente passa na estrada pq se não é esses guerreiros não chega comida na mesa de vcs então pare de falar só em punição seus fdp mesenariso q só pensa em recadar mas é mas multa

  74. Os caminhões evoluíram muito, em tamanho e tecnologia, transportando cada vez mais peso, com isso, se tornam uma espécie de míssil rodoviário, quanto maior o peso, fica a necessidade de espaço maior para fresagem, colocando sem perceber a vida de terceiro em risco, é preciso treinar, educar os nossos motoristas, para estarem no comando desses brutos, que são bonitos, mas também perigosos sem a condução da maneira correta, precisamos destes Brutus, enormes e pesados, mas com a certeza de quem está no comando, respeite à vida de quem trafega por nossas ruas, avenidas e estradas, precisamos de motoristas treinados, educados e que saibam o verdadeiro valor de toda vida humana, cuidar, zelar, respeitar, é um dever de todos nós, trânsito é coisa séria!

  75. existe dois complicadores carga horaria e peso acima do permitido mot comicionado com agravante da ganansia e falta de responsabilidade de alguns pondo em risco sua vida e a dos outros para-bens ao PRF baggio pela inciativa abço

  76. Nossa. Que comentaria horrível, primeiramente que não há conjunto de relação do diferencial no mundo relacionado a caminhão de transporte que atinha essa velocidade que ele descreveu de 200km/h, outra, quem trabalha na rodagem vê inúmeros veículos pequenos acima dessa velocidade, e tbm diversas vezes em ultrapassagens forçadas ou em faixa contínua. Será que só os caminhões que matam no trânsito?????? Lixo de matéria, tentando arruinar a imagem do transportador estradeiro que sem eles não haveria comida, medicamentos, ou roupas distribuídas. Vá entender o que se passa nas rodovias. E não só atrás de um teclado!!!!

  77. Boa tarde… Isso e vdd msm, já motoristas fazerem loucuras na Fernão Dias…. E por favor , fiscalizem mais a BR459 NO TRECHO DE POISO ALEGRE A ITAJUBÁ… TEM MUITOS CAMINHOES QUE ANDAM NO OED
    RILDO DA NOITE EM ALTA VELOCIDADE

  78. Não é só Rodotrem não,tem muitas carretas comuns também que andai além dessa velocidade…. Falta e fiscalização pra isso.. no trecho da BR459, entre Pouso Alegre a Itajubá tem muitos assim… Por favor fiscalizem mais esse trecho

  79. Não é só Rodotrem não,tem muitas carretas comuns também que andai além dessa velocidade…. Falta e fiscalização pra isso..

  80. Sou caminhoneiro e trabalho em uma empresa comprometida com as boas práticas de transporte e respeito total a legislação,tudo isso convergindo para que se realize os mais diversos tipos de transporte,com total respeito ao bem mais precioso que dispomos,a vida!!!! O veículo no qual trabalho possui dispositivos eletrônicos para controle de velocidade e também regras preestabelecidos para que não ocorra a famosa burla!!!! Transitar com uma composição enorme,pbt alto,com essa velocidade( 147 km/h), deveria ser tratado como crime de trânsito,direção perigosa e o cronotacografo deveria ser usado para punir esses desvios,não somente pelo CTB,mas também nas esferas cíveis e criminais,além de punir também as empresas que permitem tais práticas! Não precisamos de kamikazes no transporte,porém é algo cada vez mais praticado!!!! Que mudem as leis e que se possa punir essas práticas!!!!!

  81. Deveria sim e sempre ser notificado uma infração por velocidade registrada no tacógrafo pois é um instrumento homologado e certificado

  82. Tanta merda de tecnologia embarcada num caminhão, porque não inventam um controlador de velocidade que feriasse o caminhao automaticamente pra não chegar a tal velocidade …

  83. Ta certo. So que ninguem fala que crime devmatar alguem com carros de passeio por dirigir embriagado como aconteceu em marilia sp devia ser crime doloso e nao culposo. Porque quem bebe e dirige tem intencao de cometer acidente. Ai o assaddino sao os politicos que nao aprovam leis de punicao correta.

  84. Matéria bem tendenciosa quer dizer que todos os caminhões andam a 150 por hora e andam com excesso de peso como vc q escreveu todo o dia anda com seu carrinho dentro da lei respeitando a velocidade na Cidade a 40 km po hora ou na rodovia em questão que no máximo deve ser 100km.
    Vc quer colocar todos os motoristas no mesmo pote a minoria irresponsável como em toda profissão tem os bons e os maus profissionais.

  85. Muito mais seguro do que um veículo leve. Ou um 1113 freio a óleo e direção queixo duro

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