Campanha do Estradas.com.br alerta sobre riscos ao dirigir em trechos com baixa visibilidade e neblina

No último 2 de setembro, um trecho com neblina na BR-277, no Paraná, foi palco de engavetamento com mais de 50 veículos, 5 mortes na pista e dezenas de feridos.

Embora já tenhamos publicado várias matérias sobre o tema e realizado diversas campanhas, acreditamos que nunca é demais lembrar aos condutores sobre os riscos envolvidos na condução veicular sob os efeitos da neblina .

Por isso, o SOS Estradas, a entidade TrânsitoAmigo e o portal Estradas e demais parceiros, realizam mais uma campanha de conscientização. O objetivo é deixar claro que a imprudência, quando em uma situação de neblina na estrada, pode resultar numa tragédia.

Você pode participar compartilhando esta página ou o material disponível para download.

Antes de pegar a estrada, verifique as condições climáticas. Sempre que possível, evite horários, dias e locais com incidência de neblina intensa.

Quando encontrar essas condições, reduza a velocidade. É importante aumentar a distância dos veículos à sua frente, use os faróis adequados (no facho baixo e de neblina). Mantenha os vidros e espelhos bem limpos.

Foco total na pista, desligue tudo o que possa tirar sua atenção. Use a pintura das faixas como referência e não troque de faixa. Caso tenha condições, procure sair da estrada e ficar em local seguro até que as condições melhorem.

Nas rodovias com tráfego intenso de veículos pesados, o risco é ainda maior. Evite ficar atrás de caminhões, carretas e ônibus. Colisões podem provocar fumaça, piorando radicalmente as condições de visibilidade.

Você pode ajudar e participar desta campanha. Basta compartilhar a imagem ou baixar os arquivos disponíveis. Caso queira usar o material e colocar a logomarca de sua empresa, instituição ou grupo, basta baixar o arquivo, aplicar sua marca e mandar cópia para o [email protected] .

Informe que está usando nosso material e poderemos enviar novas campanhas direto para o seu E-mail. Assim você estará sempre participando das ações do Estradas, sem nenhum custo.

O Estradas recomenda, ainda, que faça a leitura do artigo de Rodrigo Kleinubing, colaborador e parceiro: “O Surpreendente Efeito da Neblina Associado aos Desastres de Trânsito de Engavetamento”.