Cidade a 92 quilômetros de São Paulo registra população de 1,2 milhão da habitantes. Atrações envolvem passeios em parques e fazendas antigas de açúcar e café. Apesar de não ser mais a rota migratória das andorinhas a marca “Terra das Andorinhas” ainda persiste em vários pontos da cidade
A maior cidade do Estado de São Paulo, depois da capital paulista, Campinas, localizada no Interior do Estado, detém um importante polo industrial e possuí uma das melhores rendas per capitas do Brasil. No Turismo, há opções de lazer, negócios, eventos, além dos setores tecnológico e de ensino e pesquisa.
A Região Metropolitana de Campinas RMC) é composta por 19 municípios, e possui moderna infraestrutura de transportes, avançado e diversificado parque industrial e extensa rede de instituições de ensino e pesquisa, além de ser o mais importante polo nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).
Campinas tem hoje um estilo que remete à capital paulista, seja pelos numerosos arranha-céus, seja pelo parque industrial – são nada mais nada menos que mais de 50 mil empresas, a maioria do ramo tecnológico. A cidade com cerca de 1,25 milhão de habitantes, possui um PIB per capita de R$ 54.710,07 (dados de 2019).
Além disso, Campinas está entre as 10 cidades do mundo que mais realizam eventos de negócios, cerca de 6 mil por ano;
• É a 11ª cidade mais rica do Brasil, concentrando o terceiro maior parque industrial do país. Graças a estes e outros fatores Campinas é hoje;
• Uma das dez cidades brasileiras que mais geram empregos, segundo levantamento do Ministério do Trabalho.
• A melhor cidade do interior brasileiro para se trabalhar, segundo pesquisa elaborada pela Fundação Getúlio Vargas.
• A quarta maior praça financeira do país (com mais de duas agências bancárias para cada 10 mil habitantes).
• Tem o maior aeroporto de cargas do Brasil (Viracopos);
• Possui os maiores índices de saneamento e qualidade, de fornecimento de energia do país;
• Possui 500 praças urbanizadas, 17 parques e bosques, e 4 matas tombadas;
• Conta com 18 instituições de ensino superior e mão de obra qualificada em todas as áreas do conhecimento;
• Tem a primeira aceleradora municipal do país, que faz a capacitação de empresas de tecnologia e a busca de investidores de capital de risco;
• É a quarta maior praça bancária do país, em termos de agências bancárias;
• Conta com 4,6 mil restaurantes, sendo 35 de cozinha internacional, ideais para estrangeiros;
• Tem o 2° maior nível de conectividade do país.
Com relação às atrações, é possível encontrar programas interessantes para crianças e adultos, que podem ser explorados aos finais de semana, entre eles, o tradicional passeio de Maria Fumaça, entre Campinas e Jaguariúna, o Parque Taquaral, onde é possível conhecer uma réplica da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil, o Bosque dos Jequitibás, e os badalados bairros de Joaquim Egydio e Sousas.
A cidade também tem opções para os visitantes da fé. O Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós recebe visitantes de várias partes do Brasil. Todos os domingos, o local recebe mais de duas mil pessoas que participam de missas na Capela de Adoração Perpétua. Além disso, é possível comprar medalhinhas e imagens da santa.
Parque Taquaral (Parque Portugal)
Outra opção de lazer é o Parque Taquaral, conhecido popularmente como Parque Portugal. O local é um dos espaços de lazer mais populares de Campinas, e possui uma réplica da Caravela Anunciação, a nau que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil. É possível entrar na caravela e conhecer um pouco mais sobre a nossa história.
Além disso, há uma lagoa com pedalinhos, bosques destinados a piqueniques, viveiros de pássaros, quadras de esportes e muito mais. Vale a pena conhecer!
Maria Fumaça
Se você gosta de trem, vai se encantar pelo passeio da Maria Fumaça, que leva os turistas até a cidade de Jaguariúna. A locomotiva responsável pelo passeio é uma Alco CP 905 da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. O trajeto possui cerca de 24 quilômetros e passa por fazendas de café, o que garante lindas vistas. Além disso, monitores contam histórias sobre a cidade, as paisagens e o passeio de trem, que acontece desde 1984.
Ao chegar em Jaguariúna, o trem faz uma parada de 30 a 40 minutos. Durante esse tempo, é possível conhecer a estação “Estrela da Mogiana” e a feirinha de artesanato da cidade. Informações: http://www.mariafumacacampinas.com.br/
Mercadão de Campinas
Famoso pelos produtos, o Mercado Municipal de Campinas, conhecido como Mercadão, foi eleito pelo campineiros como uma das “Sete Maravilhas de Campinas”. O local conta com 143 boxes, nos quais é possível encontrar diversos tipos de frutas, verduras, grãos, temperos, flores e muito mais.
São mais 100 anos de história, que levou o Condepacc a tombar o Mercado Municipal de Campinas, como patrimônio histórico e cultural da cidade.
Sousas e Joaquim Egídio
Os bairros de Sousas e Joaquim Egydio são outras atrações que Campinas oferece. Famosos pela boa gastronomia e lazer que oferecem, esses locais vão proporcionar uma estada mais interessante na cidade.
Joaquim Egídio é um dos quatros distritos de Campinas, que fica na região rural da cidade. Nela, os visitantes podem fazer trilhas, conhecer fazendas e aproveitar o ecoturismo. O bairro fica a 15 quilômetros do Centro de Campinas e faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) da Cidade.
Já Sousas, o outro distrito, fica a aproximadamente 10 quilômetros partindo do Centro. Sem dúvida, os casarões antigos, as ruas de paralelepípedos, os rios e as cachoeiras em meio a serras sinuosas vão deixar o turista encantado. É o passeio ideal para fazer (muito bem) acompanhado.
Bosque dos Jequitibás
Localizado na região central de Campinas, o Bosque dos Jequitibás é um passeio imperdível. Inaugurado em 1880, tem minizoo, serpentário e Museu de História Natural. Apesar do terreno acidentado, pais com seus filhos são os principais frequentadores.
Onde fica: Rua Coronel Quirino, 2 (Centro)
Horário: de terça-feira a domingo, das 6h às 18h
Preço: grátis
Informações: (19) 3231-8795
Bairro do Cambuí
O Cambuí é considerado o bairro da badalação. O local é repleto de bares e restaurantes que atende a todos os gostos. Do mais simples ao mais requintado.
Só no trecho de 850 metros da Rua Doutor Emílio Ribas entre a Avenida Coronel Silva Teles e a Rua Conceição, há uma dezena de estabelecimentos como o portuga Dom Manoel e os movimentados bares Seo Rosa e Boteco São Bento.
A Praça da Imprensa Fluminense opõe o City Bar, aquele botecão mesmo, com a fama devida ao pesado bolinho de bacalhau e a cerveja gelada – repare na quantidade de tampinhas presas no asfalto da Avenida Júlio de Mesquita.
Passeio rural
Sítio Tio Mário
Para quem gosta de apreciar a arte de um delicioso vinho, a Adega Tio Mário é o lugar ideal para vivenciar esta experiência única. Localizada na Chácara da Boa Esperança, é um passeio imperdível para quem gosta de histórias, natureza e um cenário rural. Com clima bem familiar, rústico e aconchegante, o visitante é sempre recebido de braços abertos e pode aproveitar para degustar dos vinhos produzidos artesanalmente pela Adega. O sítio fica no Bairro Reforma Agrária. Informações: (19) 3881-1319 / 9 9772-3272 e http://www.adegatiomario.com.br/adega/
Fazenda Tozan
A Fazenda Tozan tem muita história para contar. Além da terra fértil, possui um patrimônio histórico e cultural datado de 1798 e preservado até os dias de hoje.
É a precursora do grupo Tozan do Brasil – um dos mais importantes grupos japoneses aqui instalados. Localizada a 11 quilômetros do centro da cidade de Campinas – SP, a Fazenda Tozan proporciona uma verdadeira viagem no tempo. Sua história começa em 1927, quando a família Iwasaki, fundadora do grupo Mitsubishi, compra a propriedade.
Inicialmente denominada fazenda Ponte Alta, passou pelos ciclos da cana-de-açúcar e cultura cafeeira, incluindo a abolição da escravatura, a imigração europeia e o confisco durante a Segunda Guerra Mundial.
Hoje a fazenda é considerada uma das mais bem cuidadas propriedades históricas do Brasil, preservando sua arquitetura, mobiliário e objetos de época. Falar da Fazenda Tozan é contar um pouco da História do Brasil. Informações: http://www.fazendatozan.com.br/ e (19) 3257-2269 e (19) 9 9604-3111.
Terra das Andorinhas
Na década de 70, para padronizar as calçadas de Campinas, o então prefeito, Lauro Péricles, criou um decreto obrigando que as calçadas da cidade seguissem um padrão: fossem feitas de pedras portuguesas e com o desenho de andorinhas, símbolo da cidade. O tempo passou, a lei caiu, e o concreto ganhou espaço, mas alguns locais ainda preservam essa herança histórica.
Campinas não é mais rota migratória das andorinhas pelo fato de a cidade ter crescido bastante e substituído sua atividade econômica, antes predominantemente agrícola, com campos, áreas rurais, pastos e terra arada. Mas ficou a marca.
Onde comer:
Uma boa sugestão do Estradas para quem visita Campinas é o Abbraccio Restaurante. Instalado em Campinas no primeiro piso do shopping Iguatemi, foi inaugurado em julho de 2015, o Abbraccio conta com 12 unidades físicas no Brasil.
Com a filosofia “Todos os abraços acontecem aqui”, traz uma experiência diferenciada de jantar casual fundamentada na hospitalidade calorosa e num cardápio variado, com um toque moderno e vibrante.
O local possui ambiente inspirado no lifestyle italiano, com cozinha aberta que permite aos clientes acompanharem de perto a preparação dos pratos com massas artesanais e ingredientes frescos.
Serviço:
Abbraccio – Iguatemi Campinas
Endereço: Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas – primeiro piso
Telefone: (19) 3294-0365
Onde ficar:
Mercure Campinas
Hotel Malibu Inn
O Hotel Malibu Inn está localizado em Campinas, a pouco mais de dois quilômetros do Estádio Moisés Lucarelli e a três quilômetros do Campinas Shopping. O Wi-Fi é gratuito. Os quartos dispõem de ar-condicionado e TV de tela plana via satélite. Há banheiro privativo com secador de cabelo e produtos de banho gratuitos em todas as unidades.
As toalhas e a roupa de cama estão incluídas. Você pode saborear uma refeição no restaurante no local. Outras comodidades incluem recepção 24 horas, lounge compartilhado e lavanderia.
O local fica distante 15 quilômetros do Aeroporto Internacional de Viracopos. Informações: http://hotelmalibuinn.com.br/ e (19) 2517-7000 e (19) 9 8138-197 (WhatsApp).
Royal Palm Plaza Resort
Ibis Budget Campinas
O Ibis Budget Campinas Aquidaban fica a cerca de 1,3 quilômetro do Estádio Moisés Lucarelli, a dois quilômetros do Estádio Brinco de Ouro da Princesa e a cinco quilômetros do Campinas Shopping e Shopping Iguatemi.
Os quartos dispõem de TV de tela plana e um banheiro privativo com chuveiro. Para sua comodidade, um buffet de café da manhã é servido diariamente.
Além disso, é possível usufruir de um business center no local, e dicas da equipe da recepção no que precisar. O Museu da Imagem e do Som fica a mil metros do hotel e o Teatro Castro Mendes fica a 1,7 quilômetro. Já o aeroporto de Viracopos fica a 18 quilômetros. Informações: https://www.accorhotels.com/brasil/index.pt-br.shtml e (19) 2137-5968.
Pedágios
A viagem de São Paulo até Campinas pode ser feita pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), até o km 47, onde adentra na Via Anhanguera (SP-330), dm Jundiaí (SP), e segue até o km 92, trevo principal de entrada à cidade. É a opção mais indicada.
Outra opção é pela Via Anhanguera (SP-330) desde o início da capital, em Pirituba, até o km 92. Há ainda a alternativa pela Bandeirantes do início ao fim da viagem, adentrando no km 89, na Rodovia Santos Dumont (SP-075) e chegando no trevo principal no km 92 na Via Anhanguera (SP-330).
A viagem tem dois pedágios seja pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) seja pela Via Anhanguera (SP-330). O custo da viagem sai por R$ 21,10 na ida, e o mesmo valor no retorno.