Desgastes no asfalto provocam vários buracos e motoristas têm que desviar Entra ano e sai ano e os moradores de Felipe Camarão continuam na espera de providências que possam diminuir o número de
acidentes e mortes na BR 226, cujo trecho naquele bairro é considerado um dos mais críticos. De 2001 até esse ano, já foram 35
mortes e incontáveis acidentes. Mas, parece que a possibilidade de uma obra de duplicação da 226, no bairro de Felipe Camarão poderá sair do papel no próximo ano. Um projeto básico feito pela Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STTU) está sendo
avaliado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit) e de acordo com o superintendente regional, José Narcélio Marques, até meados de novembro, ele deverá estar encaminhando à STTU a avaliação, de modo que seja feito o projeto executivo.

E é justamente o que o líder comunitário daquele bairro, João Maria Gomes, e alguns moradores querem saber, já que diariamente há o risco de mais um acidente. Todas as tardes, o aposentado Filadelfo Madruga Sobrinho, 85, senta-se debaixo de uma árvore em sua casa, que fica na margem da 226. Ele diz que perdeu as contas de quantos acidentes já presenciou: ‘‘De vez em quando a gente vê um carro querendo despencar desse buraco (mostrando um crítico em frente à sua casa. De madrugada, a gente só houve os estrondos das carretas passando pelo buracos e vê a hora ocorrer uma tragédia. Isso é uma vergonha. Essa é a primeira estrada que ligou Natal a Macaíba e é a mais mal-tratada. Isso não devia acontecer’’, diz ele, indignado. Já a dona de casa que também mora na margem da BR, Ana Kátia da Silva Lima, 31, tem filhos pequenos e diz que vive preocupada com o risco de acidentes. A poucos metros de sua casa, existe a placa da morte, na qual contabiliza as 35 mortes desde 2001.

‘‘O último reparo que foi feito nessa BR foi em 1995. O que a gente quer saber é quando o Dnit vai liberar o projeto básico para a STTU, com recurso do Ministério das Cidades, e a gente poder mudar o nome de Curva da Morte, para Curva da Vida’’, disse o líder comunitário, João Maria Gomes.

Liberação

O superintendente regional do Dnit disse que até 15 de novembro deverá encaminhar a avaliação e complementações do projeto básico da STTU. Depois disso, deverá ser feito o projeto executivo, que voltará à avaliação daquele órgão federal. Embora não possa precisar, Narcélio Marques disse que até o 1º semestre de 2007 o projeto de execução deverá ser liberado, vai depender da agilidade também da STTU.

Paralelamente à obra de duplicação da 226 em Felipe Camarão, Narcélio Marques disse também que já foi licitada a obra orçada
em mais de R$ 1,6 milhão para recuperação de buracos, reconformação do acostamento, retirada de areia da pista e sinalização horizontal e vertical da 226 de Natal até Tangará, o que irá contemplar aquela área crítica. Serão 81 quilômetros de rodovia incluídas nessa licitação, cuja empresa vencedora terá um contrato para fazer os reparos durante dois anos. Indagado também sobre o pontilhão dos guarapes sobre o Rio Jundiaí, um outro trecho bastante deteriorado, Narcélio Marques disse que lançará uma segunda licitação para os reparos daquela ponte ainda essa semana. Na primeira, nenhuma empresa se interessou em concorrer.