A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Dom Pedro, vai realizar uma operação especial para o içamento e instalação de uma nova passarela para travessia de pedestres no km 85+500 da rodovia D. Pedro I (SP-065), em Atibaia. Para minimizar o impacto à circulação de veículos, a intervenção vai ocorrer à noite, das 20h desta quarta-feira, dia 28, às 5h desta quinta, dia 29.

Cerca de 20 homens, entre operários e equipe de inspeção de tráfego, que atua na parte de sinalização, vão participar dos trabalhos. A passarela possui duas estruturas de 30 toneladas e 25 metros de comprimento cada. Uma ficará sobre a pista sul, sentido Jacareí, e a outra sobre a pista norte, sentido Campinas. Após o içamento, a Concessionária vai trabalhar no acabamento do dispositivo.

Os trabalhos têm início às 20h com a montagem de toda a sinalização no trecho e do guindaste no km 85+500 da pista sul, sentido Jacareí. Para isso, as duas faixas de rolamento e o acostamento da pista sul serão totalmente interditados e o fluxo de veículos será desviado para uma via marginal existente no local. O tráfego pela pista norte, sentido Campinas, não sofrerá alterações até o término da montagem.

Após a conclusão da montagem, está previsto para as 22h o içamento da estrutura sobre a pista sul, já interditada. Para isso, a faixa da esquerda da pista norte será fechada. No sentido sul, o fluxo vai seguir normalmente pela via marginal. O içamento da estrutura sobre a pista norte, sentido Campinas, ocorre na sequência e, no momento do içamento, o fluxo de veículos também será desviado para uma via marginal existente no local. A previsão de término dos trabalhos e desmontagem do guindaste é às 6h da quinta-feira, dia 29.

A orientação da Concessionária aos motoristas é de evitar o trecho no dia e horário da intervenção. A Rota das Bandeiras pede paciência aos usuários, uma vez que a ação é necessária para a realização dos trabalhos, que vão trazer mais segurança e conforto aos pedestres e motoristas. O investimento da Concessionária é de cerca de R$ 1,6 milhão no novo dispositivos de segurança que segue todas as normas de acessibilidade.

Outras passarelas

Além da passarela no km 85+500 uma outra está em fase final de implantação no km 80+600 da SP-065, também em Atibaia. Outras duas, nos kms 64+300, em Bom Jesus dos Perdões, e 75+100, em Atibaia, foram entregues em 2013. Além disso, na região de Campinas, mais duas passarelas estão em construção nos km 140+970 e 141+750. As novas estruturas vão substituir as duas passarelas existentes no trecho e atender aos padrões de acessibilidade estipulados pela Agência de Transportes de São Paulo (Artesp).