Em comemoração aos 70 anos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), ocorre nesta sexta-feira (10), às 10h, o lançamento do livro DAER 70 anos construindo caminhos. O evento acontece na sede do Departamento na Avenida Borges de Medeiros, 1555, 19º andar.
A obra faz uma reflexão sobre a trajetória da instituição, que passou por diferentes conjunturas políticas, sociais e econômicas, buscando se adequar à realidade do Estado com formas eficazes de gestão. O livro procura mostrar as realizações daqueles que iniciaram a história do Daer e, especialmente, de todos que, ao longo do tempo, têm contribuído significativamente para viver o presente com olhos abertos ao futuro.
Na seqüência, ocorre a atualização da galeria dos ex-diretores do Daer e o descerramento de placas alusivas aos 70 anos confeccionadas pela Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal (RTI), pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) e pelo Daer.
Segundo o diretor-geral do Daer, Gilberto Cunha, é importante reconhecer a trajetória de um órgão que, ao longo desses 70 anos, construiu mais de 7 mil quilômetros de estradas e que, atualmente, é responsável por mais de 12 mil quilômetros de rodovias. “Nas homenagens é interessante relembrar o trabalho de todos os funcionários que contribuíram para a criação e manutenção do Daer”, destacou.
Conforme Cunha, atualmente, a tarefa do Daer é tão importante e desafiadora quanto aquela de 70 anos atrás, quando estradas precisavam ser construídas pelo próprio órgão. A tarefa agora é contribuir para que as pessoas que utilizam a rodovia contem cada vez mais com segurança, qualidade e conforto.