REUNIÃO: Seinfra e DEER, de MG, promovem encontro para apresentar e discutir, com as lideranças locais, o novo cronograma de intervenções obrigatórias da MG-050, pensado e proposto em conjunto entre a Secretaria e a concessionária Nascentes das Gerais. Foto: Divulgação

Concessionária Nascentes das Gerais já foi autuada pela Secretaria em mais de R$58 milhões por não cumprir contrato

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Marco Aurélio Barcelos, e o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER) de Minas Gerais, Fabrício Sampaio, fizeram reunião técnica com deputados, vereadores e lideranças comunitárias para tratarem das obras da rodovia MG-050, concedida pelo Governo do Estado em 2007, no modelo Parceria Público Privada (PPP).

De acordo com o DEER, o objetivo do encontro foi apresentar e discutir, com as lideranças locais, o novo cronograma de intervenções obrigatórias da MG-050, pensado e proposto em conjunto entre a Secretaria e a concessionária, conforme acertado durante visita in loco realizada em maio pela equipe da Seinfra.

“Durante a nossa primeira visita, já fomos informados de que algumas das datas não poderiam ser cumpridas. Não temos como fugir da abertura de processos administrativos e possíveis aplicações de novas multas à concessionária, mas, também precisamos nos preocupar com o daqui para frente. A ideia dessas reuniões é que possamos fazer o acompanhamento de perto desse novo cronograma que foi proposto, para garantir e assegurar o ritmo da PPP da MG-050”, explicou o secretário Marco Aurélio Barcelos.

Gerenciamento

Para cada obra prevista, a equipe da Secretaria fez, por meio de sistema de gerenciamento de projetos, um detalhamento de prazos, responsáveis e encaminhamentos necessários. “No sistema, vai ficar registrado, por exemplo, cada pessoa que vai ficar responsável por cada etapa, o prazo que ela tem, quais são as etapas subsequentes. E nessas reuniões, que serão regulares, vamos cobrar. É muito importante que todos nós nos engajemos com isso”, disse.

Concessionária autuada

Marco Aurélio Barcelos aproveitou a ocasião para reafirmar o rigor na fiscalização e acompanhamento do novo cronograma de entregas. Cabe ressaltar que, até o final de 2018, a concessionária AB Nascentes das Gerais já havia sido autuada, pela Secretaria, a pagar mais de R$58 milhões em multas, devidas, principalmente, a inexecuções contratuais.

“Quero agradecer e parabenizar o secretário pela iniciativa, que é muito importante para a nossa região. Estou nessa luta há cinco anos, tivemos muita dificuldade no passado, ao procurar a Secretaria para tentar resolver alguma questão referente às obras, que muitas vezes ficaram paradas justamente pela falta desse diálogo. Estou confiante que as coisas vão andar”, afirmou o deputado Fábio Avelar.

Estiveram presentes na agenda os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes, Cássio Soares, Cleitinho e Fábio Avelar, o subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Diogo Prosdocimi, o superintendente de Logística de Transportes, Felipe Melo, a diretora de Gestão de Contratos da Seinfra, Ana Paula Drummond, além do diretor-presidente da AB Nascentes das Gerais – administradora da MG-050, José Renato Ricciardi, e do diretor-executivo, Joselito Castro.

PPP da 050

Concedida pelo Estado no modelo Parceria Público Privada (PPP) em 2007, com 25 anos de contrato, a concessão passa pelos municípios de Juatuba, Itaúna, Divinópolis, Piumhi, Passos e São Sebastião do Paraíso, no sudoeste mineiro. Porém, a MG-050 atende diretamente, em sua área de influência, 50 municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui