Caminhoneiro drogado matou a esposa de motociclista e arrastou a moto por 32km na BR-101/SC. Fotomontagem: Divulgação/Estradas

A partir desta segunda-feira(12) o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) apresentará várias alterações. Dentre elas, merece destaque o caso do exame toxicológico de larga janela de detecção, que permite identificar o uso regular de drogas nos últimos 90 dias. Quem não realizar o exame nos prazos previstos, comete infração gravíssima e multa multiplicada por 5 vezes.

Exigido para condutores das categorias C, D e E pela Lei 13.103/15, na renovação da habilitação, mudança de categoria e na contratação, o exame teve grande impacto, principalmente, entre caminhoneiros e motoristas de ônibus.

Segundo a assessoria do Denatran, as exigências quanto à realização de exame toxicológico para fins de obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores das categorias C, D ou E permanecem as mesmas.

A novidade, que entra em vigor, pertinente ao exame, é decorrente da Lei nº 14.071/2020, que altera a redação do § 2º do Art. 148-A, bem como acresce o art. 165-B ao CTB , que tipifica expressamente como infração de trânsito duas situações relativas ao exame toxicológico que deve ser realizado por motoristas com menos de 70 anos de idade, a cada dois anos e seis meses, a partir da data de obtenção ou renovação da CNH, previsto na redação dada pela citada norma ao § 2º do mencionado dispositivo legal.

A primeira, quando o condutor for flagrado dirigindo sem ter realização do exame periódico após 30 dias do prazo estabelecido; a segunda, no ato da renovação da CNH dos condutores que exercem atividade remunerada, caso não comprovem a realização de qualquer um dos exames periódicos previstos.

Nas duas situações, a infração é gravíssima, com penalidade de multa multiplicada por 5, e suspensão do direito de dirigir por 3 meses, condicionando o levantamento da suspensão à inclusão da suspensão no RENACH de resultado negativo em novo exame.

Acrescenta-se que o Contran aprovou na quinta-feira (8) as alterações na Resolução Contran n° 691, de 27 de setembro de 2017, que regulamenta a realização dos exames toxicológicos, a fim de adequar o normativo às novas regras. A nova Resolução será publicada nesta segunda-feira (12).

Recentemente, o Denatran realizou um concurso denominado de “HackaTRAN” cujo vencedor criou um aplicativo para o exame toxicológico de larga janela.

Ainda segundo a assessoria do órgão, a ideia vencedora propõe a inclusão de uma funcionalidade na Carteira Digital de Trânsito (CDT), voltada ao motorista das categorias C, D e E, com a finalidade de auxiliá-lo na gestão da realização dos exames toxicológicos. Além de alertar sobre as datas de renovação dos exames, o app informaria a relação dos locais de Posto de Coleta Laboratorial (PCL) mais próximos do condutor e, ainda, permitiria o acompanhamento do andamento do exame e sua inserção junto à base do RENACH.

O Denatran está avaliando a viabilidade de incorporação da funcionalidade à CDT e, assim comprovado a sua eficácia e segurança para os usuários, promoverá as medidas para o desenvolvimento do aplicativo.

Por enquanto, a CDT não prevê o envio por meio eletrônico de aviso sobre o vencimento do prazo para realização dos exames toxicológicos exigidos para condutores das categorias C, D e E. Entretanto, para os condutores que possuem a CDT, está disponível tanto a informação de que o exame está em dia, quanto o aviso por meio do aplicativo de que o prazo para realizar novo exame está prestes a vencer.

O Denatran acrescenta que, atualmente existe legislação voltada à saúde do condutor, seja pela Lei do Caminhoneiro, seja pelo próprio CTB, agora melhorado. Além dessas ações, as resoluções do Contran garantem, por exemplo, a realização dos exames toxicológicos de larga janela de detecção, que proporciona mais segurança à sociedade; à medida que exige exames prévios para os motoristas das categorias C, D e E.

Também está sendo estudada a inserção do drogômetro, como um instrumento complementar de fiscalização e que atua na garantia da segurança viária verificando os condutores que porventura estejam dirigindo sob efeito de substâncias proibidas.

 

PERIGO: Cenas como essa acima é mais comum do que se imagina. Equipes da PRF flagraram um motorista que dirigiu perigosamente por 63 km na BR-101 até ser parado. Ele impediu a passagem da viatura em várias situações.
PRISÃO: Felizmente, ninguém ficou ferido e o motorista foi preso pelos agentes. 

Além disso, há campanhas educativas sendo implementadas, conforme determinam as resoluções do Contran sobre o tema.

Soma-se também o esforço que o Denatran vem fazendo em atualizar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNATRANS, junto com numerosas instituições que cederam quase 100 profissionais para essa tarefa, cuja entrega está sendo pretendida para setembro deste ano.

Ainda quanto ao tema drogas, a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), por intermédio do Denatran, possui um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Prevenção às Drogas – SENAPRED, do Ministério da Cidadania, além dos constantes contatos com o próprio Ministério da Saúde.

Para o caminhoneiro João Batista Martins, um veterano das estradas que trabalha numa transportadora com 300 caminhões, o consumo de drogas diminui substancialmente após a exigência do mesmo. “Quando acordava no posto e me dirigia para o banheiro, via vários pinos de cocaína no chão, hoje é raro ver isso e os “noia” que ficavam à noite nos pontos de parada também estão desaparecendo.”

Pesquisa realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT), comprovou, por meio de exames nos motoristas, redução do uso de drogas em aproximadamente 60%, entre 2015 e 2019. Sendo que 70% dos usuários testaram positivo para cocaína. Rebite já faz parte do passado.

Estudo do SOS Estradas

Levantamento realizado pelo SOS Estradas identificou redução de 34% dos acidentes nas rodovias com caminhão e 45% com ônibus, comparando 2015, último ano com exame, com 2017, o primeiro que foi exigido em todos os estados.

No segmento do transporte interestadual e intermunicipal de passageiros, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), entidade que reúne algumas das maiores empresas de ônibus do país, os resultados são impressionantes.

Letícia Pineschi, conselheira da entidade explica:

“Os ganhos em função dessa política de combate ao uso de álcool e drogas foram imensos. As empresas reduziram absurdamente o volume de acidentes decorrentes de qualquer tipo de alteração da capacidade de alerta do motorista em função do uso de drogas ou álcool. Hoje em dia podemos dizer que as empresas que adotam o combo completo,  com etilômetro pré-viagem e toxicológico randômico, redução de 90% dos acidentes.

Isso é muito importante do ponto de vista humano e para o custo da empresa. O equipamento é muito caro, a maioria das empresas operam com double deck, veículos que exigem um alerta maior, velocidade menor e muita habilidade ao volante, então, é imprescindível a aplicação desses exames.”

Letícia acrescenta ainda uma informação muito importante quanto aos condutores:

“Temos pouca resistência dos motoristas. Onde ocorre um pouco mais são nas linhas de características  de semi-urbano ou urbano, como entorno de Brasília.  Os que dirigem no interestadual há muito tempo reconhecem a importância dos exames. Inclusive já declaram diversas vezes, em diversas pesquisas da ABRATI e CNT, que se sentem mais seguros sabendo que outros motoristas de veículos pesados foram submetidos a exames toxicológicos.”

Na avaliação do coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, autor do estudo “As Drogas e os Motoristas Profissionais”, o exame está ajudando a combater a concorrência desleal e o crime organizado.

“Quem usa drogas, além de colocar a vida de todos em risco, ainda contribui para baixar o valor do frete, porque aceita viajar em condições que os profissionais responsáveis não topam, sem descanso e andando acima do limite da via. Por outro lado, também se aproximam do mundo do crime e muitos passam a fazer parte da logística do crime organizado, transportando drogas, armas e munição, escondidas na carga legalizada. Além de participar com frequência no roubo de cargas. Portanto, o exame de larga janela, pelo fato de detectar o usuário regular consegue desestimular o uso de drogas, reduzir acidentes e ainda desmontar parte da logística do crime.”

Para Rizzotto, a multa prevista pela Lei 14.071/20 é muito importante, porque sem penalidade o cumprimento da lei se torna mais difícil. Entretanto, é preciso encontrar uma solução para evitar multas pesadas no curto prazo, já que o Estado deveria ter fiscalizado o não cumprimento do exame intermediário e não o fez.

“Espero que o Denatran consiga administrar essa questão, sem facilitar a vida de quem não cumpriu a lei, mas ao mesmo tempo, dando um pouco mais de tempo para que os infratores façam, em poucos meses, seu exame obrigatório. O importante é que o governo dá sinais que não vai tolerar condutores usuários de drogas.”

Embora o mencionado drogômetro seja mais uma arma útil, o fato é que sua efetividade é muito menor. Em 2019 somente 296 motoristas da categoria D (ônibus, van, microonibus) foram flagrados pela operação Lei Seca sob efeito de álcool. Menos de 1 por dia em todo território nacional, para droga lícita. Já o exame toxicológico, como detecta usuário regular e não eventual, portanto, com janela de uso de 90 dias, pegou 23.000 no mesmo ano para droga ilícita. São 88 vezes mais.

“O drogômetro vai ser útil em circunstâncias específicas, principalmente, após acidente com vítimas e fiscalização de todo tipo de condutor, mas para desestimular o uso de drogas por motoristas profissionais, precisamos usar o exame de larga janela, aplicar na renovação, exigir o intermediário, e também randômico. Assim vamos conseguir tirar a droga do ambiente dos condutores de veículos pesados. É importante recordar que, num estudo que realizamos no passado, analisando 363 acidentes envolvendo um caminhão e um automóvel, encontramos 17 mortos nos caminhões e 605 nos automóveis. Portanto, as consequências são muito graves e não podemos ser negligentes com condutores desses veículos”, esclarece Rizzotto.

150 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber:
    Minha carteira e categoria D , porém não exerço função remunerada.
    E nem consta na CNH função remunerada.

    Sou obrigado a fazer o exame para dirigir veículo de categoria B ?

    Obrigado

  2. ESSE MALDITO EXAME POR ACASO VAI SER DE #GRAÇA????????Temos um CTB viciado em ARRECADAR, LEIS ABSURDAS , no final quem paga somos NOS motorista. Sempre para manter os altos salários e mordomias desse sistema FALIDO e corrupto, cheio de VAGABUNDOS. Voces NÃO ESTÃO NEM UM POUCO PREOUCUPADOS COM MORRE OU DEIXA DE MORRER, combustíveis caros, pedágios caros, bens de consumo caros,comida absurdamente cara, ou seja não temos para onde correr, MAS para esses VAGABUNDOS SANGUESSUGAS não falta nada, ENTÃO QUE SE FAÇA UMA LEI,”PAREM DE COMPLICAR O C T B ” E por tabela a vida de quem trabalha e gera riqueza para esse país. BANDO DE VAGABUNDOS.

  3. Eu também penso a mesmo coisa pq eles isso coisas bem piores do o tal de rebites

  4. Vocês governantes só criam lei pra tira dinheiro do povo,vê a situação que tá o país com essa pandemia.varias pessoas passando necessidade isso não vai mudar nada vai continuar todo mundo usando droga categoria A E B.

  5. Deveria estudarem leis para roubarem menou é investirem mais nas estradas brasileira

  6. Gostaria de saber porque as categoria A e B não precisam fazer o exame toxicológicos? Quer dizer o que estes profissionais dessas categorias nunca usaram drogas é uma injustiça eu acho que a lei serve para todos sem extinção

  7. Esse exame só servi pra arrancar dinheiro dos profissionais da estradas .no meu entender esse exame teria que ser bancado pelos SUS.POIS TEM MUITOS LABORATORIOS QUE VENDE ESSE TIPO DE EXAMES PRA QUEM É USUARIO DE DROGA.E SO INVEDTIGAR QUE ESTA CHEIO COBRAN 1500.00 RESIS

  8. Deveria fiscalizar rodas as Categorias não só a categoria C D E …. Vai ter muito filim de papai que vai cair nesse exame …. Além do mais os maiores causadores de acidentes são os motoristas de carro pekeno…. Lei só para nossa categoria … Sem dizer outras mais …. Só querem lucrar …. Tanto as Clínicas qnto o Estado… Cambada de ladrões .. já num basta as balanças que pezão por eixo que azo um absurdo agora essa lei com essa punição… Nojo disso… Lei e pra todos….

  9. Estes STF presidente governador senador prefeito voceis são tudo ladrão filho da puta seus amaldiçoados que satanás leve voceis todos pra seus malditos vão fazer dinheiro nas costas do seu cu seus cornos arrombados lixo dos lixo e o que voceis são eu vou embora de pais amaldiçoado sabe o que vai acontecer com voceis os bichos vai comer voceis vivos igual tá comendo o pilantra do Bruno covas assim vai ser com voceis malditos malditos malditos não vejo a hora de ver todos voceis no fogo do inferno monte de merda.

  10. Pessoal preparem o bolso, o custo dos exames toxicológico + médico+ psicológico + taxa + Detran fica apenas 464,90 ; bem alto principalmente neste tempo que vivemos e para quem teve seu “auxílio Emergencial” negado.

  11. Infelizmente quando e para punir o governo da um jeito rapidinho,até nos taxa como drogados por causa de alguns fatos isolados,mas quando um filho de papai pega uma Ferrari e mata varias pessoas ninguém fala nada,esse tipo de exame deve ser feito por todos condutores independente de categoria.Temos todos motoristas que fazer uma paralização nacional pois essa lei realmente e uma afronta à nossa classe pois já faz tempo que não temos reajustes de salários,as empresas fazem o que querem e pagam o que querem,benefícios, convênios,etc.não temos nem sindicato.Uma vergonha…

  12. Sou a favor completamente do exame toxicológico, deste que seja para todos os condutores, não é só motorista de categoria C, D, E que usam drogas, Brasil está uma vergonha, ou então de graça para nosso que temos categoria acima, vamos unir caminhoneiros e todos que tem categoria C,D,E e dar um basta.

  13. Eu tenho minha opinião fazer o exame toxicológico beleza no ano da Renovação da Habilitação porque muito lucro para governo não faz nada para ajudar os caminhoneiro só para ferra tem fazer para tudo mundo Lei é só para uma muito coisa errada no Brasil tem fazer lá STF também no parlamentar também aí sim para os polícia também antes de pegar no serviço minha opinião !!!!

  14. Minha carta vence em setembro deste ano tenho que fazer o exame toxicologico fiquei sabendo se fizer agora tenho que fazer quando vencer?

  15. Concordo com tudo que foi dito a cima, é um absurdo. Agora esses políticos nojentos que ganham para para nos representar servem mesmo e para nos roubar. Um bando de nojentos. Por isso a partir dessa próxima eleições vou voltar nulo, da um volto a esses nojentos que come a carne é nos dar os ossos. Esses fila da puta.

  16. Eu gostaria de saber se eu com categoria D preciso fazer exame toxologico na renovação ou em dois anos e meioindepende da data da renovação?

    • Prezado Nivaldo, bom dia!

      Se sua CNH, categoria D, estiver vencida ou prestes a vencer, deve realizar o exame toxicológico, como prevê o CTB.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  17. Não concordo com está exigência pois os nossos representantes não fazem nada pela nossa categoria o exeme tem que ser executado só na renovação da CNH ponto final.

  18. Eu possuo classe D mas não exerço função remunerada preciso fazer o toxicológicos tbm

    • Prezado Edvaldo Santos, boa tarde!

      O exame toxicológico é obrigatório para todos os motoristas que possuem a CNH, seja na categoria C, D ou E, desde março de 2016. Independente de o senhor exercer função remunerada ou não é preciso se submeter ao exme toxicológico, quando da primeira habilitção, renovação ou troca de categoria. Se quiser manter sua categoria D deve realizar o exame toxicológico, quando da renovação da CNH.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

      • Por qual motivo os da categoria B não fazer o exame,pois muitos jovens já vem drogado desde a barriga da mãe? Se tem CNH,dirige,a lei tem que ser pra todos.

  19. Vcs não vê as categorias menores que ficam em fluxo de funk, bailes regados a álcool e drogas,e depois saindo em alta velocidade e matando pais de família,pq essa perseguição com quem abastece o Brasil e pouco reconhecido

  20. Agora sim , pelo menos esses usuários de drogas que ficam matando pessoas na pista vão dá uma trégua , um bando de alucinados , que se acham no direito de encherem a cara de droga e saírem matando pessoas inocentes. Chegaaaaaa .

  21. Agora sim , pelo menos esses usuários de drogas que ficam matando pessoas na pista vão dá uma trégua , um bando de alucinados , que se acham no direito de encherem a cara de droga e saírem matando pessoas inocentes. Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaa .

    • Esse exame só servi pra arrancar dinheiro dos profissionais da estradas .no meu entender esse exame teria que ser bancado pelos SUS.POIS TEM MUITOS LABORATORIOS QUE VENDE ESSE TIPO DE EXAMES PRA QUEM É USUARIO DE DROGA.E SO INVEDTIGAR QUE ESTA CHEIO COBRAN 1500.00 RESIS

  22. Bom dia …se fala muito e falta objetividade a questão é o seguinte porque que estes exames não são custeados pelo sus, e também não são exigidos para outras categorias fica a minha sugestão….exames de tudo o que for necessário para prevenir a saúde dos condutores e obviamente melhorar o tráfego no Brasil … detalhe GRATUITO…se isso acontecer pouco importa o prazo a ser estabelecido,cumpriremos a risca e com essa medida o governo sinalizaria que realmente está preocupado com a preservação da vida e não com a arrecadação por parte das clinicas particulares …

  23. Sou a favor sim do exame toxicológico mas deveria ser para todas categorias A, B, C, D e É !
    E com um preço mas barato .

  24. Bom dia, antes de fazer uma reportagem, com essa chamada, deveriam esclarecer melhor a questão dos prazos e como proceder, aqui no Paraná tem uma matéria que dá de 10 a zero nessa matéria bizarra.
    Tenho habilitação Cat AC, não gostaria de diminuir de categoria, concordo com equipamentos de detecção, por parte da polícia, para verificar se o motorista fez uso de alguma droga.
    Como aprovam leis para beneficiar algumas entidades, pois o exame toxicológico só pode ser realizado por algumas clínicas, pergunto porque não aprovam uma lei que oas estradas tenham condições de trafegabilidade, digo rodovias federais e estaduais, que estão em péssimo estado de conservação, colaborando para muitos acidentes.

  25. Se querem colaborar com uma boa ação comecem com o exame gratuito pra todos , porque acho que é só uma maneira de arrecadar dinheiro ,mesmo porque esse exame custa um absurdo ,deveria ser gratuito ,tudo errado no meio de uma pandemia colocar mas um julgo pesado na conta de quem realmente trabalha .

  26. Infelizmente Brasil os usuários suborna as clínicas, tudo tem preço, e nós ficamos com alto custo dos exames, tenho letra C , porém não exerço profissão, e não gostaria de rebaixar letra, por final não dirijo caminhão, nunca usei drogas, pode fazer exame vitalício se existir, e vou pagar a conta em dobro…
    Parabéns .

  27. Quando o presidente pediu para os caminhões nao fazerem greve …os caminhoneiros nao fizeram pra nao piorar ainda mais a pandemia…agora vem com essa …e pra acabar com os caminhoneiros..sera que e isso que ele quer …

  28. Sera que esqueceram de nos das Vans escolares autônomos …nao estamos trabalhando como vamos pagar por mais um exame se estamos ganhamos pra alimentar nossas familias …E 30 dias pra fazer esse exame ou compro alimento pra minha familia ou pago pelo exame ….

  29. Essa lei e um absurdo sou motorista de transporte escolar particular…e nao recebo pagamento a mais de 1 ano ..nao consigo nem sobreviver sem ajuda dos meus familiares…como vou pagar esse exame …se nem comida estou conseguindo por em casa ….ridiculo…faz mais de 1 ano que nao rodo com minha van….pra que fazer um exame se nao estou nem trabalhando ainda …

  30. Ailton eu concordo PLENAMENTE com você, minha CNH é “A/E” tenho 63 anos e sempre tive as maiores categorias de CNH, nunca dirigi ônibus nem Carretas só no tempo do Exército Caminhão mas vejo os acidentes nas estradas provocados por profissionais do volante devido o uso de drogas, mas os categorias “A e B” que causam muitos acidentes até mesmo no perímetro urbano por dirigirem cheios de drogas vão continuar dirigindo pois os filhos da Elite são AMADORES e Não PROFISSIONAIS, a lei deveria ser para todos e tipo o BAFÔMETRO EM QUALQUER LUGAR E PARA TODOS.

  31. Sou totalmente a favor ao exame toxicológico sim até mesmo em tempo menor desde que seja gratuito para nos motoristas que Sus ou UPA ofereça a nossa categoria. Dessa forma acredito que exista uma preocupação com a saúde dos motorista e não mais uma forma de tirar dinheiro de uma categoria já desvalorizada e tão importante para todo o país.

    • Prezado Helio,

      O senhor deve entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

    • Prezado Ailton,

      O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a obrigatoriedade do exame toxicológico somente para as categorias C, D e E.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

      • Ailton eu concordo PLENAMENTE com você, minha CNH é “A/E” tenho 63 anos e sempre tive as maiores categorias de CNH, nunca dirigi ônibus nem Carretas só no tempo do Exército Caminhão mas vejo os acidentes nas estradas provocados por profissionais do volante devido o uso de drogas, mas os categorias “A e B” que causam muitos acidentes até mesmo no perímetro urbano por dirigirem cheios de drogas vão continuar dirigindo pois os filhos da Elite são AMADORES e Não PROFISSIONAIS, a lei deveria ser para todos e tipo o BAFÔMETRO EM QUALQUER LUGAR E PARA TODOS.

      • Esse exame tem q ser pr todas as categorias de habilitação, pois usuário está em todos os lugares, eu já vi vários em carros caros o motorista fazendo uso de cocaína. Principalmente os de categoria A.

  32. O cara fez esta bêbado ou drogado simples é puni-lo com CADEIAAAA e não inventar uma lei caça níquel Ridícula e absurda para tirar dinheiro de nós OTARIOOOOS Braseiro tendo em vista que os serviços do Detran não são BARATOS mas nós OTARIOOOOS brasileiros pagamos a conta sempre para esses políticos canalhas corruptos e inúteis!

  33. Ja q vao colocar as leis pra funcionar.porque todos os q usam a CNH A.B.C.D e E, seriam obrigatorio o exame pra tds…concordan? Lei tem q ser pra TODOS!!

  34. Sou a favor do exame toxicologico mais acho que todos oa motoristas deveriam fazer pois o consumo de drogas por motoristas de carros e motos e gigantesco e eles saem ilesos.
    Enquanto o detran fizer apenas nos profissionais s acidente continuram em massa

  35. Sou de acordo com o exame toxicológico.
    Entretanto, os laboratórios não me dão oportunidade de realizar. Devido eu ter ALOPECIA UNIVERSAL (não tenho cabelo ou pelos). Então, tem que ser feito raspagem das unhas. Mas, NENHUM LABORATÓRIO quer fazer.

    • Prezado Eduardo Ramos,

      O senhor deve entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para se informar sobre seu caso.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  36. Essa resolução não ficou bem explicada,meu marido é caminhoneiro e costumava fazer o exame na renovação da CNH (que vence no fim do ano)a cada cinco anos,e agora ele tem que fazer o exame ou esperar até a renovação e a partir daí valer o novo prazo?

    • Prezada Angela Martins,

      A senhora deve entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações. Entretanto, conforme consta no artigo, a realização do Exame Toxicológico se faz somente na renovação ou quando da primeira CNH.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  37. Sou super a favor do exame toxicológico, mas para todos com carteira de motorista desde o motoqueiro até o carreteiro, porque esta perseguição com o trabalhador ? Isto não é justo se é lei porque não para todos? .

  38. Gostaria de saber si somente as categorias de motoristas profissionais são causadores de acidentes por ter usado drogas ou qualquer outra coisa.

  39. Eu Valdir f. Cruz
    No meu ponto de vista como um caminhoneiro acho que o exame toxicológico tem ser para todos porque na categoria A e B tem muita gente usando drogas e atrapalhando nas pistas principalmente nas ultrapassagens proibidas .

  40. É uma humilhação para os motoristas profissionais,sendo a única profissão fiscalizada por suposto uso de DROGAS.Outros profissionais usam drogas,dirigem,matam,causam acidentes e ninguém fiscaliza um advogado, médico, engenheiro ou qualquer outro.

  41. Para motorista que não exerce a profissão renumerada e possui a habilitação C necessita fazer o exame toxicológico a cada 2 anos e 6 meses?? Ou só na renovação?

    • Prezado Adelson,

      O senhor deve entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

    • Prezado Adelson,

      O senhor precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  42. Gente pra que isso… Mais um meio de querer multar e tirar dinheiro do trabalhador… Nada beneficia o trabalhador…

    Esse pais esqueceu do ser humano.

  43. O meu comentário é o seguinte, o povo trabalha e e vive no Brasil só para pagar impostos, agora inventaram mais um exame no trânsito que só é válido por três meses isso é um absurdo,tem que ter a validade pelo menos de um ano, isso é Brasil.

  44. Repito : O sistema deveria fazer exames e cobrar de quem usa , de quem anda fora da lei .

  45. O problema é eu ter que ser , encurralado pela lei de trânsito , sem usar bebidas alcóolica , sem usar intorpesente , sem se quer fumar. E ser obrigado à pagar p/ fazer esse maldito exame . Onde eu errei ? O sistema deveria fazer com quem usa .

    • Prezado Marcos,

      O senhor deve entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

    • Prezado Marcos,

      O senhor precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  46. Vai ter fiscalização também para o patrão que faz vc cumprir jornadas de 24 horas interruptas ou como sempre o prejudicado vai ser o motorista?

  47. Isso é um absurdo não tem como ser um motorista profissional hoje em dia
    Nosso Presidente Bolsonaro vai ter q fazer alguma coisa pra nos ajudar q somos camioneiro
    Porque só nos q somos profissional q temos q fazer o toxicológico sendo q muitos motorista de carros de passeios usa muito mais droga q os motoristas profissionais
    Tinha q impor essa lei pra motorista de carro de passeio isso sim
    Quem mais provoca acidente são esses motorista de carro de passeio q são muito mais irresponsável q mal conhece as rodovia e quet sair pra viajar
    Vamos fazer uma greve pra tirar essas lei q Inventa pra rouba nosso dinheiro

  48. A mudança é muito importante se tratando da segurança no trânsito só tem que fazer convênios com os laboratórios para que tenhamos um preço acessível no valor do exame que passa a ser duas vezes ao ano , quando a renovação da CNH é de 5 anos.

  49. Essa lei tem que ser para todos motoristas pois os filhinhos de deputados e ministros passam de carro consumindo maconha fora o que já devem ter usado e são maioria para matar famílias no trânsito já que tal lei tem apenas o interesse em arrecadar e não educar exame para todos lembrando não sou caminhoneiro mas acho injusto só o trabalhador ser o bandido!

  50. Como pode num momento delicado desse, que tudo está escasso , quem tem um trabalho como motorista está fazendo das tripas o coração para tentar sobreviver , e não existe respeito aí cidadão , por isso que eu digo daí poder a esses corruptos eles fazem o que bem entendem sem si quer se importar com o próximo lamentável uma coisa assim , temos que ter lei, claro que sim mais só se aplicam aos necessitados e não aos grandes coronéis da política deviam sim nesse momento pensar em abrir frentes de trabalho e não punir de maneira monstruosa o cidadão

  51. A Redução Dos acidentes não se deve a exame toxicológico e sim a jornada reduzida de trabalho primeiro ponto
    Outro ponto é a discriminação de uma classe inteira por causa de alguns indivíduos que se julga caminhoneiro
    O caminhoneiro msm pai de família que leva o pão de cada dia para casa não compactua com uso de intorpencentes
    E está lei é só com objetivo de arrecadação pois se fosse com objetivo de redução de acidentes se aplicaria A todos os condutores independente de categoria afinal estamos todos em trânsito e temos nossas responsabilidades
    No contexto educação no trânsito este exame deveria ser gratuito caso vocês que se julgam especialista em trânsito não sabe quando uma empresa contrata um motorista é feito o exame toxicológico e o exame períodico que se dá a cada ano é realizado um novo exame
    Então o que fica sem fazer este exame são os autônomos pq os órgãos de trânsito e as autoridades competentes não aplica este exame toxicológico sem custo em campanhas de educação nas estradas
    Fácil por a conta para os trabalhadores pagar
    Me sinto lesado financeiramente e discriminado perante a sociedade já que não faço uso de drogas mas vcs com atitude descriminar iria implanta uma lei onde se discrimina apenas uma classe
    Fica aqui minha indignação contra está lei como sempre desfavorável ao trabalhador

  52. Porque não faz só o exame toxicológico de três em três anos e a renovação da carteira fica de seis em seis anos

  53. Acho uma grande injustiça com os motoristas profissionais. Concordaria se o exame fosse exigido para todos os motoristas sem que fosse vista a categoria. Tenho certeza que aí daria resultado. Mas nesse caso que só os motoristas profissionais são obrigados a fazer esse exame, sugiro que o governo banque os custos. E só o profissional que desse o resultado positivo fosse obrigado a pagar pelo exame. Seria mais justo e daria pra acreditar que a intenção do governo é reduzir as mortes nas estradas.

  54. Pq colocar a foto de acidente envolvendo um caminhão e uma moto até parece que vcs estão falando que nós caminheiros somos todos drogados pq disso. Falta de consideração ao profissional que passa dias fora de casa sem a família. E não e só o caminhoneiro que usa droga muitos motorista de carro pequeno se drogam e vc só sabem criticar o motorista de caminhão lamentável isso

    • Prezado Márcio,

      A colocação da foto diz respeito a um grave ocorrência em Santa Catarina, que resultou na morte de uma pessoa e ferimentos em outra. Além disso, o acidente (sinistro) teve repercussão nacional e a Polícia Civil realizou exames no condutor, que estava visivelmente sob efeito de drogas. Ele foi indiciado e ainda permanece preso por ter causado o sinistro.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  55. Quando o meu prontuário for do estado do Rio de Janeiro e eu moro no estado da Bahia posso renovar o exame toxicológico na Bahia ou tenho que transferir prontuário para Bahia

    • Prezado Erminio,

      O senhor precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  56. Nao tô entendendo.tenho 57 anos faz 3 anos que revalidei minha habilitação categoria e .ear fiz toxicológico na época.nesse caso o toxicologico esta vencido ?

  57. Gostaria de saber se vai contar o prazo de dois anos e meio a partir do dia 12/04/21para fazer o exame toxicológico.

  58. Gostaria de saber porque categoria B não é exigido o isames tokcologico será que não tem acidentes com automóvel de pequeno porte?

  59. Porque que o governo não paga o exame aí sim seria uma coisa justa para quem ganha tão pouco e ainda mais está. Tá ficando cada vez mais difícil

  60. Gostaria de saber se posso fazer esse exame em outros Estados que não sejam de origem do documento

  61. Parece que os acidentes só acontecem com camioneiros drogados. Com pessoas com categoria A e B não.. mais uma pressão para os camioneiros. Vão fornecer o exame gratuitamente por acaso.
    Não temos mais condições para trabalhar.
    Preço diesel, pneus, estradas ruins ,manutenção, alimentação na estrada, pernoites cobradas e até banho, pedágios, multas., radares em BR a 40 p/h isso e uma vergonha mesmo, risco roubos e assaltos, licenciamento de veículos, renovação CNH, exames, aferição tacografo, ANTT. Tudo isso e um roubo.
    Muitos não tem salários fixos. Correm atrás da máquina pra sobreviver.
    E o que os Governadores e Presidente fazem a respeito disso? Nada. E só cobrança.

  62. Estradas com grande defeitos nas curvas e falta de sinalização. Mesmo aqueles trexos de estradas rodovias sem sinalização com quebras molas escuros enfin estradas e rodovias que oferecem acidentes. Fazem parte de açidentes e aqueles motoristas que não respeita a vidas são sim os culpados de açidentes más não culpo os camioneiros eu culpo os pedaços da estradas da morte.

  63. Boa tarde eu tirei minha habilitação no ano de 2019 na data 26 122019 tenho que fazer o exame toxicológico pois minha carteira e D

    • Prezado Gilvan,

      O senhor precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

    • Não, a revalidação deve ser feita em uma clínica credenciada pelo Detran.

  64. Por ter uma carteira de habilitação categoria AD, apesar de nunca exercer atividade profissional ou de remuneração, apenas para poder dirigir um Pajero para 07 lugares, terei que fazer este exame toxicológico agora, dentro destes 30 dias, sendo que a minha habilitação tem validade até final de 2022?

  65. Muito bom essa atitude do denatran, mais acho que deveria fazer com todos os motoristas partir da categoria A B tbm pois os filhinhos de papai tbm usam drogas e a lei nunca faz nada

  66. Uma grande dúvida é, se aquele toxicológico feito ao entrar em uma empresa serve, pois o mesmo não gera Renach,

    • Não, a revalidação deve ser feita em uma clínica credenciada pelo Detran.

  67. mas um caça níquel inventaram kit de primeiro socorro depois extintor de incêndio agora os carros saem da fábrica sem extintor de incêndio pq eles ñ pedem o exame na renovação da CNH falam tanto em estatísticas mas esqueceram as estatísticas em acidentes .com motoqueiros. bem os acidentes causados por motorista embriagado à maioria CNH categoria B.

  68. Boa tarde meu nome é Paulo Henrique , eu gostaria de saber mais a respeito do exame toxicológico periódico , porque eu fiz o toxicológico para renovar a minha CNH no mês 11/2020, com está nova lei eu
    Terei que fazer um novo toxicológico para apresentar a PRF nas estradas quando eu estiver viajando. Ou o toxicológico da minha renovação serve para o período de dois anos e meio como determina a nova lei.

    • Prezado Paulo Henrique,

      O senhor precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  69. Eu como motorista, acho que esse exame é muito importante para o motorista quanto para evitar muitos acidente…
    Evita que muitos motorista usam drogas ( famoso REBITE) ..

    • Prezado José,

      O senhor precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  70. Informação incorreta o cdt atual não informa nada sobre exame toxilogico. Verifiquem. E passem informações corretas…

    • Prezado José,

      O senhor precisa ler novamente o artigo e consultar o CTB, pois há informação a respeito do exame toxicológico. Entretanto, para mais informações, o senhor deve entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  71. Dito isto! Agora só precisam planejar o salário é a jornada de trabalho pra 8 h. NOSSA! Fica chique e ainda trabalhar apena no período diurno. Kkk…..km!

  72. Teria ter aparelho teste drogrometro, pois exame quem é usuário frauda, aqui é Brasil, tudo tem preço. Eu tenho letra C , não trabalho de motorista, nunca usei droga, pode fazer exame vitalício se existir que graças a Deus me garanto. E vou ter fazer exame a cada 2.5 anos e gastar 200,00 por exame. Não pretendia rebaixar a letra pois foi um gosto de meu falecido pai era motorista e queria eu ter CNH c ou D época, mas infelizmente não sei se vou ter condições de manter.

  73. O exame tem q ser exigido p todas as categorias pois n é só o motorista d caminhão q usa drogas quem usa droga e pega um carro ou uma moto também causa acidente

  74. Se renovei minha carteira a 2 anos . da qui a seis messes tenho que renovar meu exame ?

  75. Eu concordo com o exame toxicológico mas teria que ser gratuito pelo DENATRAN

  76. Minha habilitação vence em janeiro de 2023,fiz o toxicológico quando renovei, será que já tenho que fazer agora, alguém poderia me informar?

    • Prezado Rivaldo,

      O senhor precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  77. Bom dia a todos! Mim chamo Wanderson Luiz sou caminhoneiro a mais de 30 anos é certo que o exame toxicológico ajuda muito, mais deveria os órgãos públicos visar na prática que não são só os profissionais que provoque os acidentes deveria ser está Léia para todos os condutores pois já vi saídas de baladas muitos condutores drogados e bêbados provocando acidentes e não aconteceu com eles, o certo e pegou num veículo tem sim fazer os mesmos procedimentos que o motorista profissional porque se trata que um veículo e uma arma e nas mãos de quem não tem experiência e muito maior a responsabilidade!

  78. Sou profissional a 40 anos nunca consumi nenhum tipo drogas, e não acho justo meu direito de trabalhar (CNH)ser suspenso porque faz três anos que fiz o exame!
    Enquanto o usuários param de usar drogas seis meses faz o exame toxicológico renova a CNH em seguida continua usando e pondo as vidas em riscos e eu pagando multa e perdendo o direito de levar o pão de cada dia para minha familia, é um absurdo!
    Enquanto o exame não for feito no ato da fiscalização os inresposaveis drogados continuarão matando nas estradas infelizmente, para nós que não somos usuários o exame toxicológico tem que acompanhar a validade da CNH…
    Sou Edevaldo Furtado de Oliveira de Ananindeua PA…

  79. O fdp que inventou essa lei não tem o que fazer. É um safado que só quer arrecadar dinheiro pra o governo. Por que vcs não tem moral de manter um homicida que já matou várias pessoas na cadeia? Querem prender um motorista se bebe uma latinha de cerveja? É mais fácil né seus hipócritas?

  80. Por que não exigiram o exame toxicolo pra todas as categorias de habitação? Que discriminação é essa? Querem crucificar quem tem D C e E que são usuários de drogas? É muita hipocrisia de um fdp desse que inventou essa lei do diabo. Como sempre esses políticos desgraçados sempre querendo massacrar os motoristas honestos que não tem envolvimento nenhum com drogas. Enquanto essa leio do código penal que libera um cara que tem vários homicídios querem prender um motorista só porque bebeu uma cerveja. É muita hipocrisia desses políticos desgraçados que são eleitos por um bando de idiotas que acham que vão ajudar a sociedade. Todos mercenários que só quem só criam leis para arrancar mais dinheiro da sociedade e a imprensa é outra alienado que faz a cabeça de quem não tem conhecimento. Vamos acordar….

  81. Pq só motorista de caminhões precisam fazer exames?
    Deveria existir toxicológico para todas as categorias!

    • Concordo plenamente com vc ,se fizer uma pesquisa quem mais usa drogas aposto que quem tem categoria B e A o nunero é maior.Esse é o pais .E os politicos e quem fez essa lei sera que é usuario?

  82. Que merda só pra prejudicar quem está desempregado, quem usa droga vai continuar usando …..

    • Na minha opinião, o exame toxicológico teria que ser para todas as categorias, assim como o psicoteste para motoqueiro, deveria ser bem mais rigoroso, pois a muito tempo quê a opção por moto deixou de ser só pela economia de combustível e sim para ganhar tempo no trânsito, fazendo com isso, floresce o disequilibrio emocional dessa categoria.

  83. Obrigada pela atenção mas tenho que demostrar o meu descontentamento … trabalho muito pra conquistar algumas coisas pra minha família e vem uma nova resolução pra levar mais uma parte do pouco que tenho …

    • Eu tenho certeza que se o motorista faz uso de drogas para adiantar a viagem, ele tem o incentivo dos empresários, embarcadores e proprietários de caminhões, basta a lei acrescentar punição a eles e acabar com a comissão por produtividade, (salário e diárias fixas) valor igual em todo o país.

  84. Pagar novamente após 2,e 6 meses de ter feito o exame ..acho uma covardia com quem não faz uso de drogas alguma como eu ..tinha que ser feito igual ao bafômetro etilômetro não aprovado paga a multa e perde a carteira , aprovado vida que segue..mas eu careta tenho que pagar pra provar que sou careta ??? A vida já está difícil ganhar dinheiro aí vem uma nova resolução e me obriga a pagar por algo que eu já sei o resultado …lei errada com quem anda certo ,, decepcionante. Paga os certos até pelos errados …

    • Infelizmente mais uma vez quem lucrará serão as clinicas conveniadas e também certamente o próprio contran, pois deve inventar alguma taxa para inclusão dos dados no sistema. Os justos pagando pelos pecadores, quem não usa droga tendo que provar que não usa.
      Não tem uma lei que diz diz que o ónus da prova cabe a quem acusa, então se acham que caminhoneiro é drogado que arrumem um meio de fiscalização que não onere o bolso de quem está limpo.
      Uma lei que era pra beneficiar, renovação da CNH a cada 10 anos, conseguiram piorar com esse exame.
      Querem que os caminhoneiros se revoltem com o nosso presidente. Mas sabemos que esse descalábrio não partiu dele mas sim de alguma cabeça perversa que só quer ferrar quem trabalha.

    • Covardia do CONTRAN…a lei deve ser geral, para todas as categorias. O profissional não é menos brasileiro e nem mais consumidor que as outras categorias, tem drogado e causadores de acidentes em todos. A matéria é mentirosa qto aos argumentos, não se sustentam. Na verdade penaliza o cidadão de bem mais uma vez. Se os argumentos acima fossem verídicos eles incluíram todos a custo zero, porquê a economia viria nesses argumentos pífios , na alegada diminuição de acidentes, por conta da lei. Dizer que fulano disse que diminuíram os noia em paradas e postos é no mínimo falta de argumentos…”dizer”… é hilário. O CONTRAN deve assumir o onus e custos do exame e fazer ou conveniar laboratório para efetuar gratuitamente o exame toxicológico.

  85. Quem ganha com isso é só o cofre público.
    Quem perde somos nois caminhoneiro q estamos lutando pra sobreviver.podemos fazer esse exame no sus? Se puder aí sim eu acredito na seus ponto de vista

  86. Falou de mais e não respondeu a pergunta que não quer falar, vamos ter que portar o exame, refazer o exame, fazer só na renovação??? Isso q deveria ter saído nessa reportagem

    • Prezado Vandeildo,

      O senhor precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito de sua cidade para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

        • Na renovação é obrigatório e depois se vc não exerce atividade remunerada não é obrigatório

    • Vc tem k fazer o exame a cada 2 ano e meio, não precisa andar com ele no véiculo, a fiscalização terá acesso ao seu exame pelo sistema.
      Provavelmente se seu exame estiver válido até a renovação não precisará fazer novamente.

    • Eu possuo classe D mas não exerço função remunerada preciso fazer o toxicológicos tbm

    • Vc tem q fazer o exame em uma clínica credenciada pelo Detran q inseri o resultado do exame no Renarch, ok !!!!
      Apartir de onze de abril a atualização passará a ser cobrada.

    • Vandeildo, realmente escreveram uma bíblia e não explicaram NADA, e ainda o pessoal do site manda entrar em contato com o Departamento de Trânsito da cidade como se a regra fosse municipal, quando é FEDERAL.
      Agora vamos ao que interessa:
      1) vamos ter que portar o exame ?
      NÃO, o agente de trânsito é quem deve consultar o renach para saber a situação do exame toxicológico.
      Sugestão, mesmo não sendo obrigatório o porte tire uma cópia e leve, para evitar dor de cabeça.

      2) refazer o exame, fazer só na renovação?
      a) Se você exerce atividade remunerada na condução do veiculo TEM que fazer o toxicológico a cada 2 anos e meio.
      b) Se você vai dirigir um veiculo categoria C, D ou E tem que estar com o toxicológico em dia, ou seja tem que ter feito a menos de 2 anos e meio.

    • Eu tenho categoria d mas eu não tô dirigindo o carro pesado agora assim mesmo eu posso renovar o exame toxicológico ou só quando for renovar a carteira

    • Não precisa portar o exame. Cabe a agente fiscalizador consultar o banco de dados.
      Ademais, o exame toxicológico tem que estar vigente caso o motorista esteja dirigindo um veículo que exija categoria C, D ou E. Estando na condução de um veículo de passeio (categoria B) o exame toxicológico não precisa estar vigente naquele momento, porém o exame será exigido na renovação da CNH.

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