
Fiscalização será reforçada durante o período para garantir mais segurança aos usuários
Período de muita folia e tráfego intenso nas rodovias estaduais de Minas Gerais. Com esse cenário, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) reforçou o efetivo para as ações de mobilidade, fiscalização e segurança viária, no sentido de garantir uma viagem mais tranquila aos motoristas e passageiros.
a Autarquia publicou a Portaria nº 4.242/2026, que restringe a circulação de veículos de grande porte (caminhões e bitrens) nos trechos estaduais, durante os feriados, com o propósito de melhorar a fluidez e reduzir sinistros de trânsito.
A operação especial inclui reforço da fiscalização, monitoramento constante das rodovias e apoio às forças de segurança.
Fiscalização e educação no trânsito
Segundo o DER, todas as 40 unidades regionais do Departamento estão mobilizadas com:
- ações educativas sobre cuidados ao volante, como evitar excesso de velocidade, uso de celular e combinação de álcool e direção;
- aumento da presença de equipes em pontos estratégicos, incluindo locais com maior índice de ocorrências;
- sinalização reforçada em áreas com obras ou intervenções.
Transporte fretado regularizado
Com relação ao transporte de passageiros, tipo fretamento, O DER alerta para a importância de escolher transporte fretado regularizado (ônibus e vans com autorização), já que veículos sem autorização podem ser retidos e impedir a continuação da viagem. Mais informações no site do DER-MG.












