PARACATU: Moradores da região Noroeste de Minas Gerias já podem comemorar. Foi liberado ao tráfego, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a ponte sobre o Rio Paracatu, construída na LMG-680, em Paracatu, no Noroeste do Estado. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais, ligação entre Paracatu e Brasilândia de Minas será feita em menor tempo, garantindo agilidade no escoamento da produção agrícola da região

Moradores da região Noroeste de Minas Gerias já podem comemorar. Foi liberado ao tráfego, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a ponte sobre o Rio Paracatu, construída na LMG-680, em Paracatu (MG).

De acordo com o DER, a nova estrutura tem 195m e vai encurtar a ligação entre Paracatu (MG) e Brasilândia de Minas (MG), garantindo agilidade no escoamento da produção agrícola da região, que tem grandes áreas de plantação de milho, soja, feijão e cana-de-açúcar.

Ainda de acordo com o Departamento, essa obra se arrastava há uma década. Iniciada em 2013, a construção foi paralisada em 2014. A retomada aconteceu em maio de 2022, quando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve pessoalmente em Paracatu e assinou a Ordem de Serviço (OS).

Segundo o DER, durante a construção, foram içadas 26 vigas, cada uma tem a extensão de 40 metros e peso de 120 toneladas. Para a concretagem da laje do tabuleiro central da estrutura, foram empregados 4.492 toneladas de concreto, transportados em 561 viagens de caminhões.

TUDO PRONTO: Segundo o DER, durante a construção, foram içadas 26 vigas, cada uma tem a extensão de 40 metros e peso de 120 toneladas. Para a concretagem da laje do tabuleiro central da estrutura, foram empregados 4.492 toneladas de concreto, transportados em 561 viagens de caminhões. Foto: Divulgação/DER-MG

Antes

PRIMEIRAS VIGAS: Em abril deste ano, foram colocadas as primeiras vigas de concreto armado da ponte sobre o Rio Paracatu, na LMG-680, em Paracatu, região Noroeste de Minas. Foto: Divulgação/DER-MG

Importância

A LMG-680 é a principal via utilizada para transporte da produção agropecuária da região, com destaque para os grãos e a cana-de-açúcar, com duas usinas sucroalcooleiras instaladas na rodovia.

Segundo o DER, foram investidos R$ 45 milhões, sendo R$ 25 milhões oriundos dos recursos do Estado, que são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho.

Além disso, explica o Órgão, outros R$ 20 milhões foram por meio de um convênio, entre o Governo de Minas, a Prefeitura de Paracatu (MG) e a Associação dos Beneficiários da LMG-680.

Com informações da Ascom do DER-MG