O DER-RJ está correndo contra o tempo para melhorar as condições de segurança da Rodovia Saturnino Braga (RJ-155) – estrada de 82 quilômetros que liga Volta Redonda e Barra Mansa a Angra dos Reis – antes das festas de fim de ano. A previsão dos policiais do Batalhão Rodoviário Treme Terra, da PM, que guarnecem a estrada, é de que durante o pico do movimento rumo ao litoral para as comemorações do Réveillon pode chegar a cinco carros por minuto. A preocupação dos policiais é com os buracos, que aumentaram com as últimas chuvas.

Ontem, trabalhadores do DER-RJ faziam uma operação tapa-buracos no trecho de Lídice, onde a estrada está mais avariada. No entanto, falta verba para a pintura de faixas de direção na pista. Sem a sinalização horizontal, os riscos de acidentes à noite aumentam e podem causar batidas de carros como a do Uno e do ônibus, numa curva, no Km 27, em que duas pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas.

A sinalização horizontal, em muitos pontos, está escondida pelo mato alto, ou destruídas por vândalos. No Km 62, no meio da descida da Serra D’Água, o tráfego é feito em meia pista, no ponto onde as enxurradas de um temporal levaram parte da estrada. As obras de reconstrução iniciadas há três meses ainda estão pela metade e não ficam prontas antes do Réveillon.