MELHORIAS: O DER-MG vai iniciar, em breve, os serviços de recuperação da MG-401, entre Janaúba ao porto de Matias Cardoso, em Minas Gerais, às margens do rio São Francisco, passando por Jaíba e Matias Cardoso. O trecho tem cerca de 140 quilômetros de extensão. Foto: Divulgação

De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), serviços devem durar 12 meses

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai iniciar, em breve, os serviços de recuperação da MG-401, entre Janaúba ao porto de Matias Cardoso, em Minas Gerais, às margens do rio São Francisco, passando por Jaíba e Matias Cardoso. O trecho tem cerca de 140 quilômetros de extensão.

Segundo o DER, o projeto de recuperação prevê uma série de soluções técnicas e cada uma delas deverá se adequar às necessidades da pista da MG-401. A empresa vencedora da licitação foi a Construtora Centro Leste Engenharia Ltda. e o valor do contrato é de R$ 22.509.884,51.

Ainda de acordo com o DER, a obra vai melhorar as condições de tráfego do corredor da região norte, que servirá de incremento à economia do Jaíba, um dos maiores polos da produção agrícola de Minas Gerais.

Canteiro de obras

A partir da ordem de início, a empresa tem um prazo de mobilização para montagem do canteiro de obras, contratação de pessoal – grande parte da mão de obra deverá ser contratada na região, criando novos postos de trabalho -, e armazenamento de equipamentos e máquinas.

O contrato com prazo de 12 meses prevê a realização de uma série de serviços de forma dinâmica, com ações como fresagem, que consiste no corte ou desbaste do pavimento por meio de processo mecânico e implantação de revestimento asfáltico.

Após essa primeira etapa de ações será executado a colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir a rodovia, dando uniformidade ao pavimento. O resultado será mais conforto e melhor dirigibilidade aos motoristas. Por fim, será implantada uma nova sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas), além de melhorias no sistema de drenagem.

Alguns dos serviços previstos no contrato poderão ser realizados de forma simultânea, com a perspectiva de serem abertas diversas frentes de trabalho, e outros deverão ser realizados em sequência.