Com a pista escorregadia, todo o cuidado é pouco para evitar acidentes. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alerta os motoristas para os perigos do período chuvoso, que deve se estender até março, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa época do ano, o Detran estima que o número de colisões aumente cerca de 30%. A maioria são pequenas batidas traseiras, próximas a retornos ou em áreas de declives. Em muitos casos, os acidentes envolvem mais de dois veículos.

Com as chuvas, o fluxo de carros se intensifica naturalmente. Para não ter “dor de cabeça” com pequenas colisões, as dicas do Detran são manter a distância do veículo da frente e a velocidade da via, e não frear bruscamente. “Não adianta pressionar o condutor da frente. No período de chuva, o ritmo do trânsito é outro”, diz o chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran-DF, Marcelo Granja.

A visibilidade do motorista é crucial para evitar acidentes. Nesse ponto, a troca dos limpadores de pára-brisa e o uso de flanela para manter o vidro limpo estão entre as principais orientações. Granja ainda ressalta a importância da qualidade dos pneus, que não podem estar “carecas”, e a correta utilização dos mecanismos de sinalização do veículo.

Também é recomendado que se evite deixar o som do carro num volume muito alto, já que a concentração do motorista deve ser redobrada. “O motorista deve se atentar à travessia dos pedestres, que costumam ficar afoitos em época de chuva”, completa Granja.

Nesta quinta-feira, o Detran fez campanha educativa no Eixo Monumental, próximo ao Memorial JK. Motoristas e pedestres foram abordados para receber dicas de prevenção. As atividades continuam nesta sexta, entre 9h e 11h, em Taguatinga, no estacionamento do estádio Serejão.