O Plano de Fiscalização de Carnaval desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com os demais órgãos de trânsito do Estado, engloba ações educativas e coercitivas na Região Metropolitana do Recife, com ênfase no Recife e em Olinda, na praia de Tamandaré, no Litoral Norte, e em Bezerros, no Agreste.
No Recife e em Olinda o DETRAN atuará no apoio às prefeituras na disciplina do trânsito e em bloqueios fixos nos acessos às duas cidades. Em Tamandaré, além do disciplinamento do trânsito, a fiscalização atuará na praia para proibir o trânsito de veículos, principalmente os quadriciclos. Em Bezerros, as ações serão concentradas na tradicional festa dos Papangus, no domingo.
Tendo como mote o slogan da campanha publicitária do DETRAN deste ano, Brinque o Carnaval, Não Brinque com a Vida, as abordagens terão um caráter preventivo, mas os agentes também atuarão coercitivamente quando necessário. Bafômetros descartáveis serão utilizados na fiscalização.
“O DETRAN está investindo em mídia e na educação, para conscientizar o folião sobre os perigos da mistura bebida e direção, mas também vamos atuar coercitivamente nos acessos aos focos de folia para reduzir os abusos e, principalmente, salvar vidas. Todos conhecem os perigos, mas nosso papel é lembrar e fiscalizar”, afirmou o diretor-presidente da empresa, Roberto Leandro.
Reforço – As equipes serão compostas por agentes de trânsito da Unidade de Fiscalização Externa do DETRAN, com apoio da SERTTEL (monitoramento eletrônico de trânsito), do 10 Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e reforço de policiais do 100 Batalhão de Polícia Militar. Serão utilizadas oito viaturas do DETRAN-PE, mais um guincho-plataforma e três veículos da SERTTEL, interligados com a base de dados do DETRAN.
A área de Informática do DETRAN estará de plantão em todo o período do Carnaval para atender demandas da área de segurança e dos demais órgãos de trânsito do Estado.
Campanha – Brinque o Carnaval, Não Brinque com a Vida é o mote da campanha publicitária e educativa de trânsito do Governo de Pernambuco, através do DETRAN, para o Carnaval 2008. Desenvolvida pela agência Puma, a campanha lembra ao folião a importância de manter uma postura responsável durante os dias de Momo, principalmente com relação ao consumo de bebida alcoólica. O apelo Vai beber? Não dirija está presente em todas as peças da campanha.
A campanha de mídia é composta por VT de 30 segundos, spot para rádio, outdoor (serão 46 placas distribuídas nos principais corredores de tráfego da Região Metropolitana do Recife e em pontos estratégicos das rodovias estaduais e federais) e adesivos para táxi.
A parte educativa da campanha terá como suporte um estúdio fotográfico, do tipo lambe-lambe, onde os foliões caracterizados posam para foto, que é revelada na hora, e emoldurada com os motivos da campanha e a mensagem Vai beber? Não dirija. Em porta-foto, que vai pendurado no pescoço, o folião leva a lembrança do carnaval, a mensagem e ainda alguns telefones úteis, como companhias de táxi, informações turísticas e SAMU.
Além do estúdio, um bloco, cujo estandarte exibe o slogan Brinque o Carnaval, Não Brinque com a Vida, com uma bandinha, irá percorrer as ruas da cidade tocando a música tema da campanha, que é uma paródia do hino do bloco Batutas de São José.
Pesquisa – Resultados preliminares do Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgado na última semana pelo Ministério da Saúde, mostram que todos os dias 150 mil brasileiros, homens e mulheres, após ingerirem de quatro a cinco doses de bebida alcoólica, dirigem. O Vigitel também revelou que os adultos jovens com idades entre 18 e 24 anos formam o perfil da população que mais ingere bebidas alcoólicas nas capitais brasileiras. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o álcool é responsável por 75% dos acidentes com vítimas.
Legislação – O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 165, diz que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica é infração considerada gravíssima, cuja penalidade é multa de R$ 957,70, além da retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.
Serviço
Teleatendimento ao usuário
(das 7h30 às 17h30)
Tel.: (81) 3453.1514
Tels: (81) 3454.8013 / 3454.8326