Agentes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) multaram, nesta sexta-feira, 62 ônibus, dos quais 36 foram retirados de circulação por falta de condições de tráfego durante a operação “Legal tem que ser Legal”. As principais irregularidades constatadas foram: má conservação, descumprimento do quadro de horários, alteração de característica, ou seja, retirada do banco do cobrador de veículos de característica urbana, falta de selo de vistoria e documentação irregular.
Na terça-feira, o Detro já havia retirado de circulação 34 ônibus que não apresentavam condições de circular no transporte intermunicipal de passageiros.
Durante a manhã, um policial ficou ferido durante a fiscalização do Detro para reprimir o transporte irregular, em Campos. Um sargento da Polícia Militar, que fazia o apoio à equipe de fiscais, foi derrubado de sua moto por um motorista, que fugiu após ser flagrado realizando o transporte clandestino de passageiros. O policial foi socorrido e levado para o Hospital Ferreira Machado.
No Rio, houve apreensão na Rodoviária Novo Rio, sendo um veículo da Viação 1001, um da Costa Verde e um da Macaense e aplicação de infrações em um ônibus da Viação 1001 e um da Cidade do Aço. Na Central, foram apreendidos um ônibus da Viação Blanco e quatro da Transmil. Um veículo da União foi multado. No Terminal João Goulart, em Niterói, um carro da Viação ABC foi recolhido à garagem e um outro da Rio Ita foi multado.
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, quatro ônibus da Viação 1001 foram recolhidos por mau estado de conservação. Já em Angra dos Reis, no Sul fluminense, foi multado um veículo da Costa Verde. Em Paraty, foram multados um veículo da Costa Verde e outros dois da Colitur e, em Itacuruçá, foram recolhidos dois ônibus da Expresso Mangaratiba.
Na Região Serrana, em Nova Friburgo, dois ônibus da Viação 1001 foram apreendidos e outro multado, além de um veículo da Viação Natividade, que foi conduzido à garagem da empresa. No Centro-Sul, houve apreensão de um veículo da São João Batista, no Terminal de Volta Redonda; de outro da Nossa Senhora Aparecida, em Barra Mansa e de um terceiro, da empresa Falcão, em Resende.
Por fim, em Campos dos Goytacazes, no Norte do estado, foram multados dois ônibus da Viação 1001, um da Brasil, um da São Joanense e outro da Rogil.
Segundo o Detro, as operações realizadas pelo Detro são norteadas, em sua maior parte, pelas reclamações recebidas por sua Ouvidoria. Irregularidades neste tipo de serviço devem ser denunciadas pelo telefone (21) 2332-9535 ou pelo email [email protected].
Início Notícias