Uma etiqueta eletrônica denominada TAG pode liberar as viaturas das Polícias Militar, Civil e de escolta de parar nas praças de pedágio cada vez que estão trafegando pelas rodovias. Essa é a proposta do deputado estadual Otoniel Lima (sem partido) que está tramitando na Assembléia Legislativa.

Os veículos oficiais são isentos do pagamento de tarifas de pedágio desde setembro de 2004. De acordo com a Portaria ARTESP nº 24, os órgãos oficiais devem cadastrar seus veículos junto às concessionárias que administram as rodovias. Ocorre que os veículos devem apresentar a cada passagem pelos pedágios o comprovante de isenção sob pena de ter que pagar a tarifa. “Esse processo é muito moroso quando se trata da passagem de viaturas policiais e principalmente de escolta. O funcionário da concessionária verifica a documentação apresentada, estabelece comunicação via rádio e só então efetua a liberação do veículo”, explicou.

A preocupação do deputado é com a possibilidade de criminosos agirem durante a parada das viaturas na tentativa de resgatar criminosos. Ele também lembrou que em caso de perseguição, se o veículo infrator tiver o dispositivo que agiliza sua passagem pela cabine de cobrança, o colocará em vantagem em relação aos policiais.

O projeto está sob análise das comissões competentes da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.