Publicado no DOU desta segunda-feira (11/12) duas portarias que autorizam o Exército Brasileiro a executar serviços na BR-163, no Pará (Portaria nº 1663, de 8 de dezembro) e no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina (Portaria nº 1664, de 8 de dezembro).
As obras de conservação na rodovia BR-163/PA, de responsabilidade do 8º Batalhão de Engenharia de Construção – BEC, serão executadas no trecho entre os municípios de Santarém e Rurópolis, Os 182 quilômetros de extensão, orçados em R$ 3,6 milhões, serão executados no prazo de 360 dias.
Em Santa Catarina, o Exército executará serviços implantação do sistema de drenagem pluvial no canal que dá acesso ao Porto de São Francisco do Sul. As obras de melhoria vão aumentar a capacidade do porto, permitindo o trânsito de embarcações de grande porte.
Ainda em São Francisco do Sul, o DNIT assinou contrato para execução dos serviços de implantação do Contorno Ferroviário no perímetro urbano da cidade. A obra na linha ferroviária, que vai até o porto, foi orçada em R$ 19 milhões e está sob a responsabilidade da empresa Iesa Projetos, Equipamentos e Monta-gens S/A . O contrato tem vigência até novembro de 2008.
Segundo o Superintendente Regional do DNIT em Santa Catarina, João Jo-sé dos Santos “os dois investimentos são muito importantes, pois vão beneficiar o desenvolvimento da economia da região. A retirada da linha ferroviária do tre-cho urbano vai permitir agilidade e maior segurança no escoamento da produção e no transporte de cargas”, assegurou.