Nesta quarta-feira, 25/10, o órgão liberou mais 53% dos recursos para o último trecho a ser duplicado da rodovia BR-050, no triângulo mineiroO Coordenador Geral de Construção do DNIT, Luís Munhoz Prosel, e o Superintendente Regional de Minas Gerais, Sebastião de Abreu Ferreira, assinaram, nesta quarta-feira, 25/10, a ordem de início da obra de duplicação dos 15 quilômetros restantes da rodovia BR 050, entre Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais.
Para a execução dos trabalhos, o DNIT liberou R$ 15 milhões. Ao todo, os serviços estão orçados em R$ 28,1 milhões. O trecho da BR-050 entre as cidades mineiras é um dos corredores rodoviários mais importantes do País. Conhecida por ser o maior centro atacadista e distribuidor de mercadorias da América do Sul, a região está localizada em uma área estratégica para o escoamento das riquezas do Estado.
Atualmente, o DNIT possui três contratos de obras de duplicação em andamento nessa rodovia, onde já foram investidos cerca de R$ 50 milhões. A distância entre Uberlândia e Uberaba é de aproximadamente 92 quilômetros. Desses, já foram duplicados e liberados ao tráfego 68 quilômetros. A previsão é concluir a duplicação da BR-050 no primeiro semestre de 2007.
O Órgão também iniciou os serviços de duplicação da BR-050 no trecho entre Uberlândia e Araguari. Está em elaboração o Projeto para a duplicação de um segmento de 47 quilômetros, da divisa de Minas Gerais com o Estado de Goiás. A licitação para este segmento deve ocorrer no início do próximo ano.
A BR-050 estende-se de Brasília a Santos (SP), e é um dos maiores eixos rodoviários do País, ligando a capital federal ao Porto de Santos. Esse complexo viário corta as cidades de Cristalina (GO), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Ribeirão Preto (SP), Campinas e São Paulo. Somente no trecho entre Uberlândia e Uberaba, trafegam, diariamente, cerca de 16,5 mil veículos, – e, aproximadamente, 60% desse total são veículos de carga.
Segundo o Superintendente Regional do DNIT em Minas Gerais, Sebastião Ferreira, a duplicação da BR-050 é vital para o turismo e escoamento de produtos da região. “Com a duplicação da rodovia vamos solidificar o corredor além de tornar mais seguro e eficiente o transporte de cargas que é fundamental para o crescimento econômico do Estado”, afirmou Ferreira.
Nesta região, há entroncamento de diversas rodovias que fazem a interligação com as principais regiões brasileiras: a BR-050, BR-262, BR-365,BR-497, BR-153,BR-354, BR-452 e a BR-146.