NOVA PONTE: O Dnit iniciou nesta semana a cravação das estacas para a construção da nova ponte sobreo Rio dos Sinos, na BR-116. Fotos: Divulgação

De acordo com o Departamento, trabalhos começam pela travessia sobre o canal principal do rio dos Sinos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inicia nesta semana a cravação de estacas para a construção das novas pontes que serão erguidas sobre a bacia do rio dos Sinos, no km 245 da BR-116, em São Leopoldo (RS).

De acordo com a Autarquia, ao todo, serão quatro novas estruturas paralelas às existentes, sendo duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – dados atualizados indicam que cerca de 140 mil veículos transitam diariamente no local.

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A primeira estaca foi cravada nessa quarta-feira (24), no sentido capital-interior (ao lado da estação rodoviária de São Leopoldo). Desde segunda-feira (22), encontra-se no canteiro de obras uma perfuratriz de estaca raiz – equipamento necessário para iniciar a perfuração do solo para a execução das estacas. Também para dar suporte ao serviço náutico, a perfuratriz ficará sobre uma balsa flutuante ancorada no ponto já definido anteriormente pelos estudos topográficos.

Com o equipamento posicionado no ponto definido, inicia-se a perfuração e remoção de solo para que seja instalada a armação de ferro e aço e, posteriormente, o concreto seja injetado.

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As duas travessias sobre o canal principal do rio dos Sinos serão compostas por 48 estacas e 20 vigas, cada uma. As pontes terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Com cinco vãos de 20 metros, as novas pontes terão seis blocos de fundação. Cada bloco será suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas ficarão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.

Agilidade

Já as vigas das pontes serão pré-moldadas. Desta forma, o DNIT garante agilidade no processo construtivo das pontes. Das 20 peças necessárias para esta primeira ponte, dez estão prontas e estocadas na fábrica localizada em Sapucaia do Sul. As unidades têm 20 metros de comprimento e pesam 25 toneladas. Para a produção das 40 vigas necessárias para as duas pontes, serão utilizados 400 m³ de concreto no total.

Solução similar será adotada para as duas pontes da várzea do rio dos Sinos.  Elas serão construídas paralelamente às duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

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As estruturas integram o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia, no qual está prevista uma reformulação significativa em segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. A construção de uma ponte com as especificações das travessias sobre o rio dos Sinos leva, em média, 12 meses para ser concluída. Contudo, este prazo pode sofrer alterações em decorrência de vários fatores, entre eles as condições climáticas e o nível do rio.