De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), equipes trabalham no lote 2.2 da rodovia catarinense
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalha na construção das barreiras de segurança, também conhecidas como new jersey. Os trabalhadores finalizam o acabamento das barreiras de segurança nas pistas que foram recentemente asfaltadas entre os km 51 e 54, do Lote 2.2. As barreiras estão sendo construídas com o auxílio de uma pavimentadora de fôrmas deslizantes que produz cerca de 300 metros de barreira por dia.
De acordo com o Dnit, nas últimas semanas, os técnicos também iniciaram as atividades de construção do elevado em frente ao Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus de Araquari (SC), nas proximidades do km 27. A base de concreto e os primeiros painéis pré-moldados já estão sendo instalados no local.
Segundo o Dnit, no local, há tráfego intenso de veículos diariamente, e o motorista deve redobrar a atenção e respeitar a sinalização.
Túneis no Lote 2.2
Ainda de acordo com o Dnit, nas últimas semanas, foram desenvolvidos serviços de montagem de armadura, montagem de fôrmas e concretagens. Na imagem abaixo pode ser observado o sistema de fôrmas modulares que trabalham em cima de trilhos utilizado nas atividades construtivas internas dos túneis. Esse sistema foi desenvolvido para se adaptar a diversas aplicações que necessitem de grande capacidade de carga, mais comuns em construção pesada, e a grande vantagem é a sua versatilidade e fácil adaptação.
Etapas da Supressão de Vegetação
Segundo a Autarquia, para todas as etapas da supressão da vegetação, há procedimentos a serem seguidos. A partir deles, pode-se ter controle sobre as atividades da obra, além de evitar que áreas maiores do que as necessárias sejam degradadas.
Para que a supressão da vegetação ocorra de forma segura e dentro dos requisitos da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), é feita a delimitação da área a ser desmatada, com fita zebrada. Assim, evita-se que APPs, áreas alagadas e áreas com declividade acima de 45º, por exemplo, sejam atingidas e consequências ambientais sejam causadas. Os trabalhadores são sempre supervisionados por um responsável pela atividade.
Após a supressão da vegetação, a limpeza da camada vegetal é executada por uma pá mecânica, a qual é operada por trabalhadores capacitados e responsáveis por manter a lâmina da pá a uma altura constante do chão, dependendo do relevo e variação do terreno, não retirando mais do que a camada necessária de material.
Depois de finalizada a limpeza do terreno, é necessário que as lenhas cortadas, chamadas toras, sejam organizadas e empilhadas para que sua cubagem e contagem seja feita. A partir dessa sequência, é possível contabilizá-las e manter controle sobre a produção do material retirado.
Fonte: Assessoria de imprensa do Dnit, com informações da gestora ambiental da duplicação da BR-280
GOSTARIA DE SABER SOBRE NOVIDADES SOBRE OBRAS DA RODOVIA 280 ETAPA 1 EM ARAGUARI SC. POIS O ACESSO A JOINVILLE TEM SIDO UM INFERNO PARA NÓS TRABALHADORES.
Prezado Wagner, bom dia!
Somos um portal de notícias. O senhor deve procurar o Dnit ou a empresa responsável pela gestão das obras. Eis os contatos:
https://www.gov.br/dnit/pt-br/composicao/orgaos-vinculados/ouvidoria
Gestora da obra: https://br280sc.com.br/index.php/contact/
Atenciosamente,
Equipe Estradas