INTERRUPÇÃO: O Dnit fez uma série de restrições na circulação de veículos de cargas e de passageiros na BR-319, única ligação rodoviária entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Foto: Divulgação

De acordo com Portaria, determina série de restrições para capacidade de peso de veículos que trafegam na rodovia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou a portaria nº 372, em 26/01/21, que determina uma série de restrições na circulação de veículos de cargas e de passageiros na BR-319, única ligação rodoviária entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

De acordo com o Dnit, a rodovia é uma das prioridades da Autarquia, que trabalha para garantir maior trafegabilidade, durante todo o ano na rodovia amazonense.

Ainda de acordo com o Dnit, para manter um tráfego seguro ao longo de toda a rodovia, entre os meses de junho e novembro, a circulação de veículos de carga e de passageiros com peso acima de 23 toneladas fica proibida. Já entre os meses de dezembro e maio, a restrição é para veículos com capacidade de peso acima de 17 toneladas.

Com isso, o transporte de passageiros e de cargas para o atendimento às comunidades situadas às margens da rodovia ficará mais seguro, especialmente no trecho entre Careiro da Várzea (AM), no Km 13, e o entroncamento com a BR-230, sentido Humaitá (AM), no Km 679.

Operação oxigênio

O Dnit atuou para assegurar o transporte de carretas carregadas com oxigênio desde Porto Velho até Manaus, que com o apoio da PRF, garantiu a passagem de sete carretas durante o trajeto pela rodovia.

Segundo o Dnt, durante o transporte de 160 mil m³ de oxigênio para Manaus, os comboios percorreram o trajeto de 877 quilômetros e contaram com o apoio das equipes de manutenção do Órgão para atravessar trechos não pavimentados da BR-319.

Ainda de acordo com a Autarquia, as empresas responsáveis pelos nove contratos para realizar serviços de manutenção na rodovia amazonense ao longo do ano, estavam a postos  para fazer a correção de pontos críticos que poderiam surgir em decorrência das chuvas e permitir a passagem das carretas.

Rodovia BR- 319

Segundo o Dnit, há serviços de melhorias na rodovia para garantir a trafegabilidade. Os projetos para pavimentação do trecho ainda não asfaltado estão em fase de elaboração e a expectativa é iniciar a execução dos serviços de pavimentação já em 2021.

Em janeiro deste ano, foi publicado o edital de licitação visando a contratação de empresa que será responsável pela elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA), Inventário Florestal, Projeto Arqueológico, Estudos de Malária, execução de campanhas de fauna e demais obrigações ambientais necessárias à obtenção da Licença de Instalação (LI) e Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) para a reconstrução e pavimentação do chamado “Trecho do Meio” da BR-319, localizado entre os Kms 250 e 655,7. Com a contratação, o Dnit tem como objetivo atender às obrigações ambientais requeridas no processo de licenciamento ambiental de reconstrução e pavimentação deste segmento da rodovia.

Com informações da assessoria de imprensa do Dnit